Olá pessoal, tudo bem?

O Windows Admin Center é um aplicativo baseado em navegador implantado localmente para gerenciar servidores, clusters, infraestrutura hiperconvergente e PCs com Windows 10. Se você já se perguntou se o Windows Admin Center (WAC) é executado no Windows Server Core, a resposta é sim. Execute e instale o Windows Admin Center no Windows Server Core, basta copiar o instalador do MSI para o Windows Server ou fazer o download diretamente. Se você estiver executando o Windows Server em uma máquina virtual Hyper-V, use o PowerShell Direct que será muito útil para copiar arquivos usando o VMBus do host Hyper-V para a máquina virtual. Outra formar de copiar a instalação MSI e usando o compartilhamento SMB.

Vamos demostrar os dois passos para copiar a instalação do Windows Admin Center para dentro da versão server core e sua instalação.

Esta versão que vou utilizar e o Hyper-V Server 2019 com FOD instalado. Se você não sabe o que é o FOD instalado, acesse aqui o meu artigo no portal Cooperati e saiba como utilizar esse recurso bacana, presente no Windows Server 2019.

Primeiro baixe o Windows Admin Center (WAC) aqui.

 

Copiar o arquivo de instalação do Windows Admin Center no Windows Server Core utilizando o PowerShell Direct e executar a instalação.

Se você não conhece o Powershell Direct, recomendo você ler a documentação aqui.

Observação: Lembre-se o Windows Admin Center só por ser instalado no Windows 10 e Windows Server 2016 ou posterior.

 

Primeiro uma breve demonstração que estamos executando o Hyper-V Server 2019 em um host de Hyper-V Windows 10 Pro. Mas em seu ambiente poderia ser um Windows Server 2019 como host de Hyper-V executando VMs com o sistema operacional Windows Server 1903, por exemplo.

 

1.  Agora execute o seguinte comando demostrado abaixo no Powershell. Este comando vai criar uma sessão interativa entre o host de Hyper-V (Windows 10 Pro) e a máquina virtual (Hyper-V Server 2019). Entre com o nome da máquina virtual (VM) e usuário e senha de acesso a VM.

Explicação do comando:

$s = New-PSSession – Nova sessão.

-VMName HY2019 – Nome da VM, neste exemplo é HY2019.

-Credential – Credencial para acesso a máquina virtual.

 

 

 

2. Agora vamos copiar a instalação .MSI do Windows Admin Center para dentro da máquina virtual.

Explicação do comando:

Copy-Item -ToSession $s – Copie o item para sessão.

-Path – Origem do arquivo, exemplo: C:\Transferência de arquivos\WindowsAdminCenterPreview1908.msi (Host de Hyper-V).

-Destination – Destino máquina virtual (VM), exemplo: C:.

 

Agora vamos fazer a verificação se realmente a instalação do Windows Admin Center foi copiada corretamente para dentro da máquina virtual (VM). Para isso basta acessar a VM e verificar se arquivo foi copiado corretamente.

 

 

3. Agora vamos executar a instalação do Windows Admin Center. Para isso execute o arquivo de instalação. Procedimento bem simples.

Instalação

 

Agora vamos demostrar como copiar a arquivo de instalação usando o compartilhamento SMB.

Observação: O procedimento de instalação do Windows Admin não será demostrado nesta etapa, pois se trata de um processo bem simples e já foi demostrado na etapa anterior.

 

1. Para poder enviar a instalação utilizando o SMB, primeiro devemos instalar a função de File Services na máquina virtual (VM) ou no seu servidor.

 

2. Agora para ter acesso ao disco da máquina virtual (VM) e bem simples, basta acessar usando o \\hostname\C$ que teremos acesso a unidade C:\ da máquina virtual, depois disso e só copiar e color a instalação do Windows Admin Center para dentro da máquina virtual e seguir com a instalação normalmente, executando diretamente no servidor, como demostrado anteriormente.

 

Após a conclusão da instalação, você poderá acessar remotamente o portal da Web do Windows Admin Center da sua estação de trabalho.

Agora temos um bônus para você, agora já podemos acessar o Windows Admin Center direto no seu Windows Server Core, no entanto, se você deve instalar o novo Microsoft Edge Insider Preview, que também executa no Windows Server Core. Você pode acessar o console da sua máquina local. Não faça isso na produção, mas é ótimo se você estiver executando demos ou precisar solucionar problemas da instalação.

Primeiro baixe aqui o Microsoft Edge Insider Preview.

Depois basta transferir para máquina virtual (VM) utilizando os dois métodos demostrados aqui e efetuar a instalação do Microsoft Edge Insider Preview.

 

 

Você pode acessar o Windows Admin Center de duas formas, ou através de um navegador de outro computador, ou diretamente no Windows Server Core, pois o Microsoft Edge Insider Preview estar instalado.

Em nosso exemplo o endereço que deve ser acessado é: https://hy2019.contoso.local

 

Inscreva-se no meu canal do YouTube!

No responses yet

Deixe uma resposta

Microsoft MVP
Siga e curta!
Categorias
Arquivo
Inteligência artificial em seu servidor.