O Windows Server Essentials é ideal para pequenas empresas, isso todo mundo já sabe.Quando surgiu o BackOffice Small Business Server, também surgiu essa nova maneira de gerenciar o seu servidor.

Pequenas empresas não tem condições financeiras, para possuir um departamento de suporte em tecnologia da informação, e nisso que o Microsoft pensou com BackOffice Small Business Server. Facilitar a vida de pequenas empresas.

Mas todas essas facilidades, não começo da noite para o dia, quando Windows NT Server, foi lançado em 1996, após um ano a Microsoft viu que também existia um mercado pequeno, então em 1997, surgiu o BackOffice Small Business Server 4.0, com várias funcionalidades incluídas, como mostra a notícia vinculada, no site da Microsoft Brasil em 1998,

Link da notícia: https://www.microsoft.com/brasil/pr/expone98.htm

Veja algumas telas do BackOffice Small Business Server 4.0, como já existia uma facilidade para fazer o gerenciamento do servidor. Possuía até um guia online,demostrando os principais recursos e funcionalidades do produto

 

No Windows Server 2012, Windows Server 2012 R2 e Windows Server 2016, o Essentials e na verdade uma função que pode ser instalada, chamada Experiência do Windows Server Essentials.

Com a função Experiência do Windows Server Essentials instalada, o Windows Server se comporta de uma outra maneira, facilitando a visualização de alertas do servidor, enviado avisos por e-mail, facilitando a utilização de serviços em nuvem, como a integração com Office 365.

Quando a função Experiência do Windows Server Essentials é instalada, o cliente pode
aproveitar todos os recursos disponíveis em Windows Server 2012 R2 Essentials sem os bloqueios e limites. A função Experiência do Windows Server
Essentials
permite que você:

Proteger o servidor e os dados do cliente, fazendo backup de seu servidor e todos os computadores cliente na sua rede.

Gerencie seus usuários e grupos por meio do painel de servidor simplificado. Além disso, a integração com o Active Directory do Microsoft Azure permite o que os usuários que usam serviços online da Microsoft acessem com facilidade os dados (por exemplo, usuários do Office 365, Exchange Online e SharePoint Online) por meio de suas credenciais de domínio.

Armazene os dados da empresa em um local centralizado.

Integre seu servidor a serviços online da Microsoft, como Office 365, Exchange Online, SharePoint Online e Windows Intune.

A integração com o Office 365 permite que você sincronize e gerencie contas de usuário do Office 365 e o acesso por meio do painel.

A integração com o SharePoint Online permite que você crie e gerencie as bibliotecas do SharePoint por meio do painel.

Use as funcionalidades de Acesso em Qualquer Local no servidor (como o acesso via Web remoto e redes virtuais privadas) para acessar seu servidor, os computadores da rede e os dados de locais remotos de maneira
altamente segura.

Acesse os dados em qualquer local e em qualquer dispositivo usando o portal da Web personalizado da empresa (por meio do acesso via Web remoto).

Gerencie dispositivos móveis que acessam os e-mails da empresa usando o Office 365 por meio do Active Sync no painel de controle.

Monitore a integridade da rede e obtenha relatórios de integridade personalizados. Os relatórios podem ser criados sob demanda, personalizados e enviados por e-mail aos destinatários especificados.

Fonte: https://technet.microsoft.com/library/dn280940.aspx

 

O Windows Server 2016 Essentials possui todas funcionalidades, já adicionas ao Windows Server 2012 R2 Essentials.

Agora vamos as novidades do Windows Server 2016 Essentials:

Integração com Azure Site Recovery Services

Quando o seu servidor Windows Server 2016 Essentials parar de funcionar, seja por falha do hardware ou por algum outro motivo, o Azure Site Recovery Services mantém a continuidade de negócios até o seu servidor
seja reparado novamente.

 

 Integração com Azure Virtual Network

Azure Virtual Network é um serviço oferecido em Microsoft Azure que permite que as organizações criem um ponto a ponto (P2P) ou site-to-site (S2S), rede virtual privada que faz com que os recursos que estão em execução no Azure (tais como as máquinas virtuais e armazenamento) sejam utilizados, como se estivessem na sua rede local, para acesso a aplicativos e outros recursos do Microsoft Azure.

 

Suporte para implantações maiores
Algumas pequenas empresas maiores precisam de mais funcionalidade e capacidade para implementar o Windows Server Essentials eficazmente. Windows Server 2016 Essentials fornece maior capacidade de gerenciamento de domínios, usuários e dispositivos adicionando suporte para implantações maiores com:
  • Vários domínios
  • Vários controladores de domínio
  • Capacidade de especificar um controlador de domínio designado
  • Suporte para 500 usuários e 500 dispositivos

Inscreva-se no meu canal do Youtube!

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Microsoft MVP
Siga e curta!
Follow by Email
YouTube
YouTube
Set Youtube Channel ID
LinkedIn
LinkedIn
Share
Entre no meu grupo do Telegram
Categorias
Arquivo
Inteligência artificial em seu servidor.