Olá pessoal, tudo bem?
Por padrão o Windows Server Core inicia o cmd por padrão. O porquê disso eu não sei, mas é chato, porque o Windows Powershell é sem dúvida o futuro da administração do sistema operacional Windows.
Recomendo sempre instalar a versão Server Core, seja para controladores de domínio, DNS, servidor de arquivos e muito mais. Uma versão Server Core tem menos atualizações, menos superfície de ataque e menos utilização de espaço em disco.
Essa chave será alterada.
Vamos ao passo a passo.
1. Basta seguir o passo a passo demostrado na imagem animada abaixo:
a. Execute o cmdlet para abrir o Powershell.
1 |
powershell.exe |
b. Logo em seguida digite o cmdlet para alterar a chave de registro, adicionando o Powershell como padrão na inicialização.
1 |
Set-ItemProperty -Path 'HKLM:\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Winlogon\' -Name Shell -Value 'powershell.exe' |
c. Execute o cmdlet abaixo para reiniciar o servidor.
1 |
Restart-Computer -Force |
Pronto, agora é só logar novamente que o servidor.
Inscreva-se no meu canal do YouTube!

Há 10 anos atuo na área de TI focado em suporte e administração de infraestrutura, especializado em plataformas Microsoft. Tenho grande experiência em troubleshooting, implantação, configuração e administração de funções e recursos de tecnologia Microsoft. Formado em Redes de Computadores pela faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte.
Comecei a compartilhar o meu conhecimento no ano de 2012, fazendo artigos e vídeos para o meu Blog. Em 2017 comecei a escrever artigos para o portal Cooperati.
Sou apaixonado em compartilhar o meu conhecimento. Meu lema é: um conhecimento só é válido quando compartilhado.
No responses yet