Olá pessoal, tudo bem?

Muitas novidades do Windows Server 2019 passam “batido” pelos profissionais de TI, o System Insights (Informações do sistema) é uma delas. Depois de alguns dias, me atentei para este novo recurso do Windows Server 2019, descobrir que ele é um recurso incrível.

 

Análise preditiva nativamente no Windows Server

O recurso Windows Server 2019 System Insights é um modelo de aprendizado de máquina ou estatística que analisa os dados do sistema para fornecer informações sobre o funcionamento da implantação do Windows Server. Esses recursos preditivos analisam localmente os dados do sistema Windows Server, como contadores de desempenho ou eventos ETW. Isso está ajudando os administradores de TI a detectar e resolver proativamente o comportamento problemático no ambiente do Windows Server.

O System Insights é executado inteiramente localmente no Windows Server. Todos os seus dados são coletados, persistidos e analisados ​​diretamente em sua máquina local, permitindo que você obtenha recursos de análise preditiva sem qualquer conectividade na nuvem. No entanto, se você estiver usando, por exemplo, o Azure Log Analytics (OMS), encaminhará os eventos criados pelo System Insights para o Azure Log Analytics, que poderá fornecer uma visão unificada do seu ambiente.

 

Recursos do Windows Server System Insights

As informações do sistema do Windows Server traz vários recursos da caixa de entrada e você pode esperar que esses recursos sejam estendidos no futuro.

  • Navegue pelos recursos preditivos e chame um recurso sob demanda ou configure-o para executá-lo em uma programação periódica.
  • Visualize os resultados da previsão para entender intuitivamente as tendências de consumo de capacidade.
  • Defina tarefas de correção personalizadas para serem executadas automaticamente após um recurso gerar um resultado específico, ajudando os usuários a reduzir automaticamente os problemas detectados pelos recursos preditivos.
  • Veja e compreenda como as previsões de capacidade de um Windows Server individual estão tendendo ao longo de um período de tempo.
  • Use o PowerShell em instâncias remotas para agregar resultados de previsão relatados por uma frota de instâncias relacionadas do Windows Server – por exemplo, cluster, camada de aplicativo, rack e datacenter – para entender como a frota geral está tendendo nas dimensões de capacidade de computação, armazenamento ou rede.

 

No Windows Server 2019, o System Insights apresenta quatro recursos padrão focados na previsão de capacidade:

  • Previsão de capacidade da CPU – Prevê o uso da CPU.
  • Previsão de capacidade de rede – Prevê o uso da rede para cada adaptador de rede.
  • Previsão de consumo total de armazenamento – Prevê o consumo total de armazenamento em todas as unidades locais.
  • Previsão de consumo de volume – Previsão do consumo de armazenamento para cada volume.

 

Obviamente, você também pode estender esses recursos, de acordo com nossas próprias regras personalizadas.

Observação: O System Insights coleta e armazena até um ano de dados localmente. Se você deseja reter seus dados ao atualizar seu sistema operacional, use a Atualização In-loco.

 

Gerenciamento de informações do sistema

As informações do sistema do Windows Server podem ser gerenciadas de duas maneiras. Primeiro, você pode usar o Windows Admin Center (será demostrado em vídeo), que fornece uma interface de usuário baseada na Web ou diretamente usando o PowerShell.

 

Informações do sistema usando o Powershell

1. Para habilitar o System Insights no Windows Server, você deve instalar o recurso System Insights:

2. Depois de instalar o recurso System Insights, você pode usar o Get-InsightsCapability para listar todas as opções possíveis. Você pode ativar e desativar os recursos usando os seguintes exemplos:

 

Observação: Para visualizar os resultados, você pode usar o Get-InsightsCapabilityResult. No entanto, esteja ciente que isso não retorna informações imediatamente após a ativação do recurso. Por padrão, você receberá as primeiras previsões após cinco dias.

 

 

3. Agora vamos definir um agendamento de capacidade. Será possível além das previsões sob demanda, você pode configurar previsões periódicas para cada recurso, para que o recurso especificado seja invocado automaticamente em um planejamento predefinido. Use o cmdlet Get-InsightsCapabilitySchedule para ver os agendamentos de recursos:

 

Use o operador de pipeline no PowerShell para ver informações de todos os recursos retornados pelo cmdlet Get-InsightsCapability.

 

 

As previsões periódicas são ativadas por padrão, embora possam ser desativadas e ativadas a qualquer momento usando os cmdlets:

 

 

Este exemplo define uma programação diária para o recurso de previsão de capacidade da CPU, que é executado todos os dias da semana às 3h.

 

Este exemplo define uma programação diária para o recurso de previsão de capacidade da CPU, que é executado a cada 2 dias.

 

Este exemplo define uma programação para o recurso de previsão de capacidade da CPU, que é executado a cada 4 horas na terça e na sexta-feira.

 

Este exemplo restaura a programação padrão do recurso de previsão de capacidade da CPU.

4. Agora podemos criar uma Ação, podemos definir uma ação de correção vinculada a um resultado de previsão. Podemos por exemplo executar uma limpeza de disco, uma deduplicação de dados ou enviar uma notificação por e-mail informando o status. As possibilidades são infinitas utilizando o Powershell para criar os seus scripts.

Este comando abaixo executa um script quando a uma alerta crítico em um volume do servidor.

 

Outro exemplo define uma ação de aviso para o recurso de previsão de capacidade da CPU, usando as credenciais especificadas usando o cmdlet Get-Credential.

 

5. Também podemos executar scripts para trazer o resultado vários servidores juntos, como foi demostrado no vídeo.  Esse script apresenta todas as informações dos recursos de dois servidores de uma só vez, demostrando o status, horário de agendamento e recurso.

 

Script

 

 

 

 

 

Não se preocupe, baixe aqui no meu GitHub todos os comandos apresentados neste artigo. Você também pode baixar a apresentação demostrada no vídeo no formato .pptx.

 

Vídeo

 

 

 

 

No vídeo será demostrado uma visão geral do System Insights (Informações do Sistema) e de como instalar e configurar.

 

Referência

 

 

 

 

https://docs.microsoft.com/pt-br/windows-server/manage/system-insights/overview?WT.mc_id=WDIT-MVP-5003815

 

Inscreva-se no meu canal do Youtube!

No responses yet

Deixe uma resposta

Microsoft MVP
Siga e curta!
Categorias
Arquivo
Inteligência artificial em seu servidor.