Olá pessoal, estive sumido por um “tempinho”, pois estava escrevendo artigo para o portal Cooperati.

Se ainda não viu, confira lá, como ter um ambiente de alta disponibilidade sem pagar licenciamento.

 

Um produto que estar sempre em evolução e o Windows Admin Center, todo mês surge uma novidade.

A Microsoft deixo para lançar esta nova versão no seu maior evento, o Microsoft Ignite 2019.

Você já pode baixar hoje clicando aqui, mais informações, clique aqui.

Baixe aqui o E-book com todas as novidades apresentadas no Microsoft Ignite 2019.

Há muitas novidades para listar todas elas, então aqui está um resumo de alguns dos principais recursos novos e aprimoramentos adicionados ao Windows Admin Center, desde do seu último lançamento, a versão 1904.

 

Experiência de usuário

Foi adiciona uma nova forma de adicionar, as conexões, mais simplificada e intuitiva.

Plataforma

  • Configurações de conectividade: Em Configurações, o Acesso à Internet permite que os usuários em ambientes completamente desconectados especifiquem que estão offline, para que o Windows Admin Center não tente executar nenhuma ação que exija acesso à Internet.

  • WinRM sobre HTTPS: uma das principais solicitações dos usuários, agora você tem a opção de escolher o WinRM sobre HTTPS (porta 5986) como o método de conexão com os nós gerenciados. Opcionalmente, selecione essa configuração ao instalar o Windows Admin Center 1910, na página Configurar Terminal do Gateway ao executar o instalador.

Híbrido

    • Ferramenta de serviços híbridos do Azure: o conteúdo agora é carregado a partir de um feed online para garantir que os serviços disponíveis mais recentes sejam sempre mostrados.

 

  • Alternar contas: no menu Conta em Configurações, agora você pode alternar entre várias contas do Azure.
  • Estimativas de custo: as integrações híbridas do Azure no Windows Admin Center agora incluem um hiperlink para o Azure, para descobrir e entender o custo estimado desse serviço, uma vez integrado.
  • Adicionar VM do Azure: as VMs do Azure agora são um tipo de conexão de nível superior. Quando um servidor é adicionado dessa maneira, ele aparece na lista de conexões como “Servidor (VM do Azure)”, para que você possa ver facilmente quais de seus servidores são VMs do Azure.
  • Criar VM do Azure: as VMs do Azure agora podem ser provisionadas diretamente de dentro do Windows Admin Center.
  • Azure Arc para servidores (Azure Arc for servers): aproveite as políticas e soluções do Azure para gerenciar seus servidores. Invente, organize e gerencie servidores locais do Azure. Você pode controlar servidores usando a política do Azure, controlar o acesso usando o RBAC e habilitar serviços de gerenciamento adicionais do Azure.
  • Central de Segurança do Azure (Azure Security Center): obtenha gerenciamento de segurança unificado e proteção avançada contra ameaças com a Central de Segurança do Azure. Monitore a segurança em cargas de trabalho híbridas, aplique políticas para garantir a conformidade, encontre e corrija vulnerabilidades, bloqueie atividades maliciosas, detecte ataques e simplifique a investigação para obter uma resposta rápida às ameaças.
  • Sincronização de arquivos do Azure (Azure File Sync): sincronize seu servidor de arquivos com a nuvem. Centralize os compartilhamentos de arquivos no Azure enquanto armazena em cache os arquivos acessados ​​com frequência nos servidores de arquivos locais. A versão atualizada da extensão do Azure File Sync agora permite provisionamento e configuração ponto a ponto no Centro de Administração do Windows.
  • Rede estendida VPN / Azure S2S (S2S VPN / Azure Extended Network): visualização no feed de extensões, capacidade adicional na extensão Gateway Connections para configurar a conexão VPN site a site entre a rede virtual SDN e a rede virtual do Azure, permitindo a migração direta de aplicativos locais para o Azure sem nenhuma alteração de endereço IP graças à transferência de IP privada (estende sua rede virtual SDN para o Azure vNet).
  • Monitor do Azure (Azure Monitor): o Windows Admin Center agora pode integrar conexões de cluster ao Azure Monitor: Para configurar o Azure Monitor para seu cluster, navegue para Configurações -> Alertas de Monitoramento. O processo de integração ajudará a configurar o espaço de trabalho de análise de log no Azure e instalar os agentes locais apropriados em cada servidor do cluster para ajudá-lo a coletar eventos e contadores de desempenho para análise, relatório e alerta.
  • Serviço de Migração de Armazenamento (Storage Migration Service): O Serviço de Migração de Armazenamento ajuda a migrar servidores de arquivos locais para o Azure e atualizar para versões mais recentes do Windows Server no processo. Agora você pode criar Máquinas Virtuais do Azure dinamicamente durante a migração, dimensioná-las automaticamente, provisioná-las com armazenamento formatado e associá-las ao seu domínio – permitindo migrar de sistemas operacionais herdados, Samba no Linux e servidores autônomos para as mais recentes versões do Windows Server e clusters de failover.
  • Réplica de Armazenamento (Storage Replica):agora você pode usar o Azure como seu site secundário para a Réplica de Armazenamento. O Centro de Administração do Windows agora oferece suporte à criação de Máquinas Virtuais do Azure dinamicamente durante a instalação de novas parcerias de replicação assíncrona, para que o Azure possa ajudar a proteger seus negócios contra desastres com perda mínima de dados.
  • (Azure Cloud Shell): Azure Cloud Shell agora pode ser acessado no Centro de Administração do Windows por meio do feed de extensões. O Cloud Shell fornece uma experiência de shell interativa, autenticada e baseada em navegador para gerenciar seus recursos do Azure. O Cloud Shell vem com ferramentas comuns de linha de comando por padrão, e quaisquer novas ferramentas ou arquivos que você salvar serão mantidos e disponíveis durante sua próxima sessão.

 

Infraestrutura hiperconvergente (HCI)

 

  • Implantar a HCI de pilha do Azure (Deploy Azure Stack HCI): obtenha a visualização Criação de cluster no feed de extensões para usar o Windows Admin Center versão 1910 para implantar um cluster HCI de pilha do Azure usando dois ou mais servidores Windows adequados. Esse novo recurso assume a forma de um fluxo de trabalho de vários estágios que o orienta na instalação de recursos, configuração de rede, criação de cluster e implantação de Storage Spaces Direct e / ou SDN (rede definida por software) – reduzindo o que costumava levar horas de trabalho. Esse recurso está em Preview para que você possa experimentá-lo mais cedo e compartilhar seus comentários. Para detalhes, visite ms/deploy-hci.

  • Clustering:
    • Tipo de conexão unificada– Os dois tipos de conexão separados para clusters hiperconvergentes e de failover foram mesclados em um único tipo de conexão unificada. Os clusters podem ser adicionados como um “cluster do Windows Server” e as ferramentas apropriadas serão carregadas e disponíveis, principalmente com base no fato de o Storage Spaces Direct estar ativado ou não. As conexões de cluster hiperconvergentes e as conexões de cluster de failover adicionadas de versões anteriores do Windows Admin Center serão automaticamente migradas para o novo tipo de conexão de cluster.
    • Novas ferramentas– ferramentas Monitor do Azure e Monitor de desempenho para clusters.
    • Configurações de cluster– renomeie o cluster, comportamento de desligamento do nó, criptografia de tráfego do cluster, balanceamento de carga da VM, testemunha de quorum, cache na memória e Get-ClusterS2D.
  • Hyper-V:Todos os novos recursos descritos na seção Ferramentas principais acima para hosts Hyper-V independentes também são aplicáveis ​​a clusters hiperconvergentes: VMs de importação / exportação, marcação de VM, migração ao vivo da VM e aprimoramentos de desempenho.
  • Espaços de armazenamento diretos (Storage Spaces Direct):
    • Identificar VMs ruidosas– Agora você pode identificar com mais facilidade quais VMs estão consumindo recursos. Por exemplo, na página de volume, as VMs que usam esse volume são listadas no cabeçalho Relacionado, onde é possível classificar por IOPS, taxa de transferência de IO e uso de capacidade. Da mesma forma, na página do servidor, VMs relacionadas e podem ser classificadas por processador, memória e uso de rede. Também existe uma ligação cruzada bidirecional entre as páginas para servidores, volumes e VMs para otimizar a navegação.
  • Camadas de armazenamento– Você pode ver as camadas de armazenamento individuais (se houver) na página de detalhes do volume.

 

  • Rede definida por software (Software Defined Networking):
    • Auditoria do FlowLog– a auditoria do Flowlog é um novo recurso do firewall SDN no Windows Server 2019. Quando você ativa o firewall SDN, qualquer fluxo processado pelas ACLs (regras de firewall SDN) com registro ativado é registrado. Esses logs podem ser usados ​​para diagnóstico ou arquivados para análise posterior. Com a nova extensão “Flowlog Audit” no Windows Admin Center, você pode gerenciar, pesquisar e filtrar facilmente os logs SDN para análise e diagnóstico. Pode ser difícil obter informações sobre os dados de log de fluxo pesquisando manualmente os arquivos de log. Nesta extensão, você também pode carregar o log no Azure Blob, usar o Power BI para visualizar seus logs de fluxos mais recentes e aprender sobre o tráfego na sua rede.
  • SDN Load Balancer– Permite que os usuários criem LBs que distribuem uniformemente o tráfego de rede do cliente inquilino entre recursos de rede virtuais ou físicos. O balanceador de carga SDN permite que vários servidores hospedem a mesma carga de trabalho, fornecendo alta disponibilidade e escalabilidade.
  • IP público SDN (SDN Public IP)– IPs públicos permitem a comunicação de entrada e saída entre os recursos SDN e a Internet. Os endereços IP públicos podem ser associados a conjuntos de gateway SDN, balanceadores de carga voltados para a Internet e interfaces de rede.

 

Ecossistema

O ecossistema do Windows Admin Center continua a crescer! A Dell EMC, HPE, Thomas-Krenn.AG e BiitOps lançaram recentemente as extensões do Windows Admin Center nos últimos meses.

  • A Dell EMC lançou a extensão Dell EMC OpenManage Integration v1 no início deste ano em agosto. A extensão Dell EMC fornece uma exibição no painel da integridade dos componentes de hardware, inventário de componentes, informações de iDRAC e relatório de conformidade de atualização para servidores e soluções HCI de pilha do Azure.

 

  • A HPElançou hoje versões de visualização da extensão HPE Proliant Server e HPE Azure Stack HCI. A extensão HPE Proliant Server exibe opções de integridade e correção do servidor, informações sobre componentes do servidor e configurações do BIOS. A extensão HCI de pilha do Azure destaca adicionalmente as inconsistências da versão do firmware e do driver entre os nós.

 

 

  •  O Thomas-Krenn.AG lançou sua extensão Azure Stack HCI no início deste ano em maio. Esta extensão fornece informações detalhadas sobre nós e unidades de cluster, informações sobre cluster e conectividade de rede de cluster.
  • A extensão BiitOps fornece rastreamento de alterações de configuração para servidores e clusters locais. Aumente o zoom com facilidade e veja todos os detalhes das alterações de software e hardware feitas nos servidores usando a poderosa interface gráfica da extensão BiitOps.

Além disso, a extensão Lenovo XClarity Integrator ficou disponível em agosto e o DataON ,QCTPure Storage também lançou atualizações de extensão recentemente.

 

Calma que ainda vem mais!

Deixei a cereja do bolo para a final!

FERRAMENTAS PRINCIPAIS

  • Ferramentas de máquinas virtuais:
    • Importar / Exportar VM – Adicionamos botões Importar / Exportar à ferramenta Máquinas Virtuais para importar VMs de e exportar VMs para um volume local ou compartilhamento remoto de arquivos. Ao importar VMs, você tem a opção de criar um novo ID da VM e copiar os arquivos da VM ou usá-los no local. Você também pode renomear VMs durante o processo de importação, se detectarmos que o nome da VM já existe.
    • Marcação de VM – semelhante à interface do usuário para marcar conexões no Windows Admin Center, agora você pode marcar VMs em um servidor Hyper-V! Na guia Inventário da ferramenta Máquinas virtuais, um botão “Editar tags” foi adicionado para gerenciar as tags. Essas tags são salvas no servidor host Hyper-V e podem ser acessadas por outros administradores. Marcas de VM também são suportadas para clusters Hyper-V.
    • Migração ao vivo da VM – a migração ao vivo da VM agora é suportada por clusters Hyper-V e servidores independentes! Você pode migrar ao vivo uma VM de um servidor ou cluster para um servidor ou cluster em qualquer combinação e o Windows Admin Center cuidará do armazenamento em cluster da função e da configuração da migração ao vivo, se necessário.
    • Melhorias de desempenho – Foram feitas melhorias significativas de desempenho para reduzir o tempo de carregamento da página na ferramenta Máquinas virtuais.
  • Ferramenta Visão geral: o Windows Admin Center agora inclui um banner na ferramenta Visão geral que notifica quando uma reinicialização está pendente no servidor / computador que está sendo gerenciado.
  • Ferramenta Monitor de pacotes: o Monitoramento de pacotes é um novo recurso que permite diagnosticar seu servidor capturando e exibindo o tráfego de rede através da pilha de rede em um log filtrado, organizado e fácil de seguir e manipular. Atualmente, apenas as versões recentes do SAC do Windows Server são suportadas, mas o suporte ao Windows Server 2019 está disponível em breve.
  • Ferramenta IIS: uma versão prévia da ferramenta IIS está disponível no feed Extensões. Ele fornece grande parte da funcionalidade do Gerenciador do IIS para administrar e gerenciar seus servidores web.
  • Monitor de desempenho (Performance Monitor tool): O PerfMon faz parte do Windows há mais de 25 anos e, em todos esses anos, não mudou muito. Pela primeira vez, a Microsoft está repensando a experiência de trabalhar com contadores de desempenho do zero. Este mereceu até um artigo demostrando como utilizá-lo. Em breve vou escrever um artigo com vídeo demostrando esta nova extensão do Windows Admin Center. A minha primeira experiência que estiver utilizando a ferramenta me agradou e muito.

Espero que tenha gostado de todas as novidades apresentadas aqui!

 

Inscreva-se no meu canal do Youtube!

No responses yet

Deixe uma resposta

Microsoft MVP
Siga e curta!
Categorias
Arquivo
Inteligência artificial em seu servidor.