Olá, pessoal, tudo bem? Estive um pouco sumido, mas estou de volta.

Como já e tradição, sempre quando tem um lançamento de uma nova versão do Windows Admin Center tem post novo com análise de cada novidade apresentada.

Hoje vamos falar das novidades do Windows Admin Center, Versão 2110 que foi apresentada no Microsoft Ignite 2021. Se você se inscreveu no Microsoft Ignite 2021, pode conferir nesta sessão aqui todas as novidades desta versão do Windows Admin Center apresentada pelo Prasidh Arora, gerente de programa da equipe Azure Edge e da plataforma, especificamente a equipe do Windows Admin Center. Ele se concentra no desenvolvimento da plataforma do Admin Center, nas ferramentas de gerenciamento principais, no gerenciamento do Azure Stack HCI e na integração do Windows Admin Center no Azure.

Já fazia um bom tempo que a Microsoft não atualizada o Windows Admin Center, mas a nova versão chegou, com várias novidades e melhorias.

 

Novos recursos e atualizações

 

 

 

 

 

Você pode usar oficialmente o Windows Admin Center para gerenciar e instalar em máquinas que executam o Windows Server 2022, Windows 11 e Azure Stack HCI, Versão 21H2.

 

Atualizações da plataforma

 

 

 

 

 

Atualizações de desempenho e segurança

A primeira grande mudança está na SDK de desenvolvedor atualizado para que os desenvolvedores possam desenvolver suas próprias extensões usando Angular 11.

As ameaças à segurança são constantes e caras. Com novas ameaças à segurança sendo descobertas todos os dias, é crucial que suas ferramentas de gerenciamento continuem seguras e com bom desempenho.

No Windows Admin Center, cada ferramenta, cada solução e cada experiência que você usa e vê é construída no Angular. Conforme ilustrado no diagrama abaixo, o Angular desempenha um papel crítico em todas as tarefas de gerenciamento que você executa. Nesta versão, o Windows Admin Center dá um grande passo à frente com uma atualização de nossa plataforma, de Angular 7 para Angular 11, trazendo a você o que há de mais moderno em segurança e desempenho.

Angular é a estrutura na qual a IU do Windows Admin Center é construída. Isso significa que cada recurso, controle, clique de botão e experiência do usuário depende de nossa infraestrutura Angular e se beneficia dessa atualização. Você pode esperar carregamentos mais rápidos e uma experiência mais tranquila nesta compilação do Admin Center.

No futuro, você pode esperar que o Windows Admin Center continue a se manter atualizado com as versões mais recentes do Angular.

Atualização do SDK

Com a atualização do Angular, também atualizamos o SDK do Windows Admin Center com suporte para Angular 11. Se você desenvolveu uma extensão para o Windows Admin Center, é altamente recomendável atualizar sua extensão para Angular 11 e a versão mais recente do Shell do Windows Admin Center para receber todos os aprimoramentos de desempenho, segurança e acessibilidade. Saiba como atualizar sua extensão do Windows Admin Center.

 

Painel de recursos múltiplos

Um dos recursos mais pedidos pelos usuários foi ter uma visão consolidada simples de toda a sua infraestrutura. Você já quis saber se os servidores estão ficando sem memória e qual é o uso da CPU.

Uma das solicitações mais antigas e com classificação mais alta, desde quando o Windows Admin Center era chamado de “Projeto Honolulu”, é um painel de vários recursos.

 

Embora a Microsoft relatou que não está pronta para um lançamento completo de um painel de múltiplos recursos, ela deu a oportunidade de experimentar este novo painel.

Experimente o novo painel e envia os seus comentários. Suas contribuições por meio do feedback dos usuários continuam a ser vitais e valiosas para a Microsoft, ajudando a priorizar e sequenciar os investimentos.

Para ativar o novo Painel de recursos múltiplos, clique em Configurações, em Desenvolvimento clique em Avançado. Em Chaves experimentais insira a chave msft.sme.shell.multiResourceDashboard em seguida clique em Salvar e recarregar.

Veja só como fico legal o novo Painel de recursos múltiplos!

 

Prevenção de sequestro entre sites da WebSocket

Dado nosso foco em nossa plataforma e segurança para esta versão, esta versão do Windows Admin Center oferece mais controle sobre as conexões WebSocket que o Windows Admin Center estabelece com seus nós gerenciados. Esse controle granular permitirá que você limite quem pode acessar as conexões WebSocket e evite o sequestro entre sites. Em versões anteriores, as conexões WebSocket não validavam o estado de origem do navegador, portanto, qualquer aplicativo externo poderia obter acesso à API WebSocket definida no gateway. Para proteger o acesso ao WebSocket, validação e personalização extras foram adicionadas.

Verifique a documentação para entender como personalizar essa validação

 

Confiabilidade CredSSP

Esta versão corrige alguns dos erros comuns de CredSSP relatados por nossos usuários. Embora muitas dessas alterações tenham sido feitas no back-end do Windows Admin Center, sem uma nova interface de usuário, gostaríamos de destacar uma nova atenuação para um de nossos erros mais comuns.

Ao habilitar o CredSSP no Windows Admin Center em execução em uma máquina cliente Windows 10 ou 11 (não servidor), você pode ter encontrado um erro explicando que o serviço de gerenciamento WS não pode processar a solicitação porque não pode encontrar uma configuração de sessão do PowerShell na máquina. Esse erro agora foi atenuado pela introdução de um novo grupo local denominado Windows Admin Center CredSSP Administrators. Quando um usuário encontra esse erro, ele deve ser adicionado a este grupo, fazer logout da máquina e entrar novamente. Abaixo a imagem da nova caixa de diálogo do erro.

Suporte para serviços híbridos do Azure no Azure China e Azure US Government

O Windows Admin Center continua a ser sua ponte para a nuvem, tornando intuitivo para você conectar e monitorar sua infraestrutura local a partir da nuvem. O Windows Admin Center continua a expandir sua matriz de suporte do Azure nesta versão. Esta versão oferece suporte para nossos Serviços Híbridos do Azure nas nuvens do Azure China e do Governo dos EUA. Ao registrar seu gateway para o Azure, você será solicitado a selecionar a nuvem na qual deseja se registrar. Observe que apenas os serviços com suporte na nuvem desejada funcionarão por meio do Windows Admin Center.

Saiba mais sobre o suporte regional para operações do Azure no Windows Admin Center

 

Expirar sessão

Os usuários agora podem ter sua sessão do Windows Admin Center expirar após algum período de inatividade.

Para usar esse recurso clique em Configurações, em Gateway clique em Geral. Depois basta ativar e escolher o tempo do período de inatividade.

Este recurso simples, mas poderoso, permite que você encerre a sessão do PowerShell que o Windows Admin Center estabelece com seus servidores, após um certo período de inatividade.

 

Ferramentas principais de gerenciamento

 

 

 

 

 

Gerenciamento de máquina virtual

As máquinas virtuais continuam a ser a carga de trabalho mais popular implantada no Windows Server e no Azure Stack HCI. A ferramenta de Máquina Virtual do Windows Admin Center é ferramenta mais usada, e a Microsoft estão constantemente trabalhando para tornar a nossa experiência de gerenciamento de máquina virtual ainda melhor.

Desempenho

Esta nova versão melhora o desempenho e o tempo que a leva para carregar as máquinas virtuais em cluster do Azure Stack HCI. Em um teste realizado pela Microsoft com 4 nós no Azure Stack HCI com 500 máquinas virtuais carregaram na metade do tempo que costumavam carregar.

 

Novo VHD

Uma das solicitações de usuários mais solicitadas! Agora adicionamos um novo fluxo para criar um novo VHD ao adicionar um novo disco à sua VM.

A capacidade de editar seu VHD estará disponível em breve como uma atualização de extensão.

 

Compatibilidade do processador

Iniciando o Azure Stack HCI, Versão 21H2, o modo de compatibilidade do processador dinâmico no Azure Stack HCI foi atualizado para aproveitar as vantagens dos novos recursos do processador em um ambiente em cluster. Isso melhora o desempenho em comparação com a versão anterior de compatibilidade do processador, que tinha como padrão um conjunto mínimo e fixo de recursos do processador. Você pode ler mais sobre a compatibilidade do processador aqui.

Nova ferramenta de segurança

A segurança continua a desempenhar um papel ainda maior no Windows Server 2022, no Azure Stack HCI, Versão 21H2 e no Windows 11. Com o aumento dos ataques e a introdução do servidor Secured-core, a ferramenta de segurança do Windows Admin Center está se expandindo para oferecer suporte ao Azure Stack HCI clusters.

Observação: Se você já tiver uma versão da ferramenta de segurança instalada, poderá ver duas ferramentas de segurança diferentes em Extensões instaladas no Gerenciador de extensão, bem como na lista de ferramentas ao se conectar a uma máquina devido a uma pequena alteração no nome do pacote. A versão da ferramenta de segurança que não aparece na seção Extensões é a versão geralmente disponível da ferramenta. Se desejar remover a ferramenta de segurança mais antiga, navegue até as configurações do Windows Admin Center e desinstale a extensão de segurança mais antiga.

 

Correções de bugs do Azure e melhorias de acessibilidade

Várias correções de bugs: Bugs foram corrigidos em todo o produto e mais correções continuarão chegando por meio de nosso feed de extensão nos próximos meses.

Correções de acessibilidade: a acessibilidade continua a desempenhar um papel crucial em todo o produto. Esta versão é a nossa versão mais acessível do Admin Center de todos os tempos.

 

Implantação e gerenciamento do Azure Stack HCI

 

 

 

 

 

Gerenciamento de GPU

A partir do Azure Stack HCI, versão 21H2, você pode incluir GPUs em seu cluster do Azure Stack HCI para fornecer aceleração de GPU para cargas de trabalho em execução em VMs em cluster. A aceleração de GPU é fornecida por Discrete Device Assignment (DDA), também conhecido como passagem de GPU, que permite dedicar uma ou mais GPUs físicas a uma VM. As VMs em cluster podem tirar proveito da aceleração de GPU e dos recursos de cluster, como alta disponibilidade via failover. Saiba mais sobre GPUs no Azure Stack HCI.

A Microsoft está muito entusiasmada em apresentar uma nova ferramenta de GPU nesta versão para clusters Azure Stack HCI, que pode ser usada para gerenciar GPUs de Atribuição de Dispositivo Discreto (DDA) para máquinas virtuais (com o uso de pools de GPU) em execução no seu servidor. Esta é uma das primeiras experiências de interface do usuário para gerenciamento de GPU, e estamos muito animados para que todos vocês a vivenciem. Essa nova ferramenta só estará disponível se você estiver executando o gerenciamento de cluster do Azure Stack HCI.

Para instalar a nova ferramenta GPU, siga estas instruções:

  1. Em qualquer página do Windows Admin Center, selecione a engrenagem no canto superior direito da página
  2. Navegue até a guia Extensões
  3. Localize a extensão da GPU versão 1.1.0 na lista de extensões disponíveis
  4. Selecione esta versão e, em seguida, selecione Instalar
  5. Conecte-se ao cluster do Azure Stack HCI e abra a ferramenta GPU

Ativação automática de VM

A Ativação Automática de Máquina Virtual (AVMA) é um recurso opcional no Azure Stack HCI que você pode usar para ativar as VMs do Windows Server em execução em hosts do Azure Stack HCI. Esta versão do Windows Admin Center apresenta uma interface de usuário simples para você ativar automaticamente todos os seus convidados do Windows Server simplesmente ativando o host.

 

Provisionamento apurado

O provisionamento apurado é um recurso de destaque exclusivo do Azure Stack HCI, Versão 21H2 e oferece gerenciamento de capacidade flexível. Com o provisionamento apurado, o armazenamento é alocado quando necessário e os volumes podem ser superprovisionados (tamanho maior que a capacidade disponível) para acomodar o crescimento previsto. Em contraste, o provisionamento fixo aloca todo o armazenamento antecipadamente no momento da criação do volume. Isso é ineficiente quando o volume está vazio e evita que outros volumes façam uso desse armazenamento.

Para ler mais sobre provisionamento apurado e outras atualizações para a extensão SDDC, verifique esta postagem do blog.

 

Network ATC (Rede ATC)

A Microsoft ouviu os comentários sobre as dificuldades e problemas com o fluxo do assistente atual, para garantir que a experiência seja mais fácil para que você possa implantar seus clusters de Azure Stack HCI sem ter que solucionar problemas por meio do PowerShell. A equipe do Windows Admin Center está animado para mostrar o novo fluxo de implantação no estágio 2 com o Network ATC, proporcionando uma experiência de implantação mais fácil e amigável.O Network ATC fornece uma abordagem baseada na intenção para a implantação da rede do host. Ao especificar um ou mais itens (gerenciamento, computação ou armazenamento) para um adaptador de rede, você pode automatizar a implantação da configuração pretendida.

O Network ATC pode ajudar a reduzir o tempo, a complexidade e os erros de implantação de rede de host, implantar as práticas recomendadas mais recentes validadas e com suporte da Microsoft, garantir a consistência da configuração em todo o cluster e eliminar configurações erradas.

Configurar a rede nunca foi tão fácil com o Windows Admin Center e o Network ATC. Para começar a usar o Network ATC, use o fluxo de trabalho de criação de cluster do Windows Admin Center para seus novos clusters Azure Stack HCI, Versão 21H2. Saiba mais sobre como usar o Network ATC e o Windows Admin Center. Saiba mais sobre como usar o Network ATC e o Windows Admin Center.

SDN pós-implantação

A rede definida por software (SDN) fornece uma maneira de configurar e gerenciar centralmente redes e serviços de rede, como comutação, roteamento e balanceamento de carga em seu data center. Você pode usar SDN para criar, proteger e conectar sua rede dinamicamente para atender às necessidades de evolução de seus aplicativos. Operar redes de datacenter em escala global para serviços como o Microsoft Azure, que executa com eficiência dezenas de milhares de alterações de rede todos os dias, só é possível por causa do SDN.

Agora você pode configurar a pós-implantação SDN. Basta navegar até a nova extensão de “infraestrutura SDN” quando conectado ao seu cluster para começar.

O SDN está disponível para clusters do Azure Stack HCI e do Windows Server.

 

Atualizações de recursos

Você tem um cluster Azure Stack HCI, versão 20H2? É hora de atualizar para a versão mais recente e melhor do Azure Stack HCI com atualizações remotas perfeitas no Windows Admin Center. A ferramenta de atualizações para clusters permite que os clusters Azure Stack HCI, versão 20H2 atualizem para a versão 21H2. O cluster Azure Stack HCI deve estar executando a versão 20H2 com todos os patches de qualidade/mensais aplicados.

 

 

Suporte CAU-KSR no fluxo de atualizações

Kernel Soft Reboot (KSR) melhora o desempenho da reinicialização ao aplicar atualizações de software a um cluster. Atualmente, os usuários podem usar o KSR opcionalmente com o plugin do Windows Update do Cluster Aware Updates (CAU) para atualizações de qualidade e o plugin de Hotfix para atualizações de hardware / firmware. No entanto, o KSR precisa ser desligado para atualizações que requerem uma inicialização de firmware / BIOS. No Windows Admin Center, introduzimos um sinalizador no fluxo de atualizações de hardware para desabilitar KSR em atualizações que requerem inicializações de firmware / BIOS.

 

Windows Admin Center no Portal do Azure

 

 

 

 

 

6 meses atrás a Microsoft anunciou e começaram a jornada de introdução do Windows Admin Center no Portal do Azure, trazendo o poder desta plataforma de gerenciamento para a nuvem para gerenciar sua infraestrutura de IaaS do Azure. Implantar o Windows Admin Center no Azure não é apenas mais simples e confiável, mas também tem mais desempenho do que implantá-lo localmente. Você não precisa se preocupar com o gerenciamento de certificados ou registros DNS ao usar o Windows Admin Center no Azure; tudo é cuidado pela Microsoft.

Nos últimos meses, a Microsoft tem aprimorado consistentemente a experiência de levar a você o que há de melhor em gerenciamento de servidor para a nuvem. Suas instâncias existentes do Windows Admin Center no Azure serão atualizadas automaticamente para a versão 2110 nas próximas semanas.

Experimente hoje, mas navegue até o Windows Admin Center no Portal do Azure!

 

O Windows Admin Center no Azure agora está integrado ao Azure Automanage

Neste Ignite de 2021, a Microsoft anunciou que o Windows Admin Center no Azure agora faz parte das “práticas recomendadas” ao implantar o Azure Automanage em suas VMs IaaS do Azure no modo Dev/Test. Agora você pode implantar facilmente o Windows Admin Center, junto com muitas outras práticas recomendadas da Microsoft, em suas VMs IaaS do Azure com facilidade. Saiba mais sobre o Azure Automanage aqui.

Ecossistema parceiro

 

 

 

 

 

O Windows Admin Center foi criado para ser uma plataforma extensível e valorizamos as contribuições dos parceiros para o ecossistema do Windows Admin Center. A Microsoft tem o prazer de anunciar que recentemente a Intel se juntou ao ecossistema de parceiros do Windows Admin Center com o lançamento de sua extensão Intel SDPTool WAC. Várias extensões existentes também receberam atualizações substanciais, portanto, certifique-se de que o gateway do Windows Admin Center esteja utilizando a versão mais recente de todas as extensões de parceiros.

 

Intel SDPTool

 As extensões Intel® SDPTool WAC permitem que os administradores executem o gerenciamento da infraestrutura dos sistemas de servidor Intel®. Os recursos de gerenciamento incluem a exibição de inventário de ativos, versões de firmware, integridade do sistema e configuração de BOS. A extensão também permite a atualização de software dentro do sistema operacional anexando imagens de mídia virtual, bem como realizando atualizações de firmware para o sistema de destino. A extensão oferece suporte a sistemas de servidor Intel® baseados em processadores escalonáveis ​​Intel® Xeon® de 1ª, 2ª ou 3ª geração. Esta extensão requer que o Intel® SDPTool seja instalado no mesmo sistema em que o serviço Windows Admin Center está sendo executado.

 

Atualizações do Dell EMC OpenManage

A extensão Dell EMC OpenManage foi atualizada para a versão 2.1.0 com novos recursos e aprimoramentos, incluindo:

Gerenciamento de núcleo de CPU – habilita núcleos de CPU para distribuições em um cluster HCI (AS HCI e WS HCI) ou nós individuais. Este recurso oferece a capacidade de configurar a contagem de núcleos da CPU para atingir o equilíbrio certo entre potência e desempenho ideal para cargas de trabalho. Esse recurso ajuda você a manter o custo total de propriedade da nuvem híbrida em um nível ideal.

Expandir cluster – permite preparar nós para expansão de cluster. Esse recurso ajuda a identificar e preparar os nós certos para um cluster que segue as recomendações da Dell EMC, que podem ser adicionados posteriormente ao cluster. Este recurso é compatível com clusters de failover e clusters HCI.

A verificação de simetria de hardware foi renomeada como verificação de perfil de configuração HCI.

Suporte para servidores YX5X PowerEdge com plataformas Intel com firmware iDRAC versão 4.40.xx

 

Atualizações do Lenovo XClarity Integrator

 A extensão Lenovo XClarity Integrator foi atualizada para a versão 3.3.7 com os seguintes aprimoramentos:

Suporte para novos sistemas:

Dispositivo ThinkAgile MX3330

Nó certificado ThinkAgile MX3331

Dispositivo ThinkAgile MX3530

Nó certificado ThinkAgile MX3531

Nova extensão de conformidade e atualizações para gerenciamento de servidor e cluster

Suporte para administrador do Lenovo XClarity versão 3.4.0

 

Outras atualizações de extensão de parceiro

 DataON DEVE v3.4.0 – Esta extensão foi atualizada com pequenas alterações na interface do usuário. As alterações na plataforma do Windows Admin Center fizeram com que alguns elementos fossem exibidos incorretamente. 

DataON MUST Pro v2.2.0 – Esta extensão foi atualizada com aprimoramentos para a IU, um novo fluxo de atualização CAU e suporte para várias placas-mãe.

Dell PowerPath v1.1.0 – Esta extensão foi atualizada com novas colunas para o estado ALUA, novas colunas para IOPs e IOs enfileirados, alertas de indisponibilidade de licença e muito mais.

Extensões HPE Server e Azure Stack HCI v1.4.0 – esta extensão foi atualizada para oferecer suporte a clusters Edgeline EL8000.

Snap-in HPE com Microsoft Windows Admin Center v1.1.0 – Esta extensão foi atualizada para oferecer suporte a clusters Edgeline EL8000.

QCT Management Suite v2.5.0 – Esta extensão foi atualizada para oferecer suporte a ambientes de dois switches para TOR1 e TOR2. Esta atualização também inclui otimizações para experiências do usuário em logs de eventos, informações de detalhes de disco e atualizações de driver.

 

Download

 

 

 

 

A nova versão do Windows Admin Center, já está disponível para download aqui.

 

Referência

 

 

 

 

 

https://techcommunity.microsoft.com/t5/windows-admin-center-blog/windows-admin-center-version-2110-is-now-generally-available/ba-p/2911579

 

Inscreva-se no meu canal do YouTube!

No responses yet

Deixe uma resposta

Microsoft MVP
Siga e curta!
Categorias
Arquivo
Inteligência artificial em seu servidor.