Seja bem-vindo à era do Azure Stack HCI! 

Olá pessoal, tudo bem?

Uma das novidades anunciadas no Microsoft Build 2022 foi a possibilidade criar um cluster de nó único no Azure Stack HCI

 

Fim do Hyper-V Server

O Hyper-V Server já tem a sua data de retirada do mercado estabelecido, 9 de janeiro de 2029. O Hyper-V Server 2019 será o último Hyper-V Server que a Microsoft irá lançar. Por favor não confunda a função do Hyper-V incluída no Windows Server, ele continua a receber atualizações e inovações conforme a Microsoft lança novas versões do Windows Server.

Em uma apresentação que fiz sobre o Azure Stack HCI, fiz uma comparação do Azure Stack HCI com Windows Server 2019. O Azure Stack HCI é a principal plataforma de infraestrutura hiperconvergente da Microsoft para executar VMs ou áreas de trabalho virtuais locais com conexões com serviços híbridos do Azure. É uma maneira fácil de modernizar e proteger seus datacenters e filiais e obter o melhor desempenho do setor com baixa latência e soberania de dados. Windows Server é um sistema operacional altamente versátil e multiuso com dezenas de funções e centenas de recursos, incluindo direitos de convidado.

Não estou dizendo para você para de usar o Windows Server como hypervisor principal, mas apenas expondo a minha opinião. Para min ficou bem claro o posicionamento da Microsoft com relação ao Azure Stack HCI e Windows Server.

Você pode conferir neste link aqui da Microsoft a comparação ente os dois sistemas operacionais, em qual cenário para cada um se enquadra.

 

Azure Stack HCI, cluster de nó único

Feito as minhas considerações, agora vamos focar no Azure Stack HCI, cluster de nó único. Ele pode ser uma porta de entrada para alta disponibilidade em pequenas empresas, você pode começar com apenas um nó, posteriormente adicionando outros nós.

O Azure Stack HCI ainda mais acessível para as empresas. Os clusters de nó único fornecem benefícios de custo e espaço, ao mesmo tempo em que ajudam a modernizar sua infraestrutura e trazem a computação híbrida do Azure para locais que podem tolerar a resiliência de um único servidor.

Junto com os benefícios mencionados, há algumas limitações iniciais a serem reconhecidas, são elas:

  • Você deve usar o PowerShell para criar o cluster de nó único e habilitar Espaços de Armazenamento Diretos.
  • Os servidores únicos devem usar apenas um único tipo de unidade: unidades NVMe (Memory Express) Solid-State ou SSD (não volátil).
  • Clusters estendidos (site duplo) não têm suporte com servidores individuais (clusters estendidos exigem um mínimo de dois servidores em cada site).
  • Para instalar atualizações usando Windows Admin Center, use a ferramenta de atualizações de Gerenciador do Servidor de servidor único. Ou use o PowerShell ou a ferramenta de Configuração do Servidor (SConfig). Para obter atualizações de solução (como atualizações de driver e firmware), consulte o fornecedor da solução. Você não pode usar a ferramenta Atualizações do Gerenciador de Clusters para atualizar clusters de nó único no momento.

Atualização no Gerenciamento do Servidor

 

Utilizando o Sconfig para atualização do servidor

 

Atualização do Gerenciamento do Cluster

 

  • O sistema operacional ou outras atualizações que exigem uma reinicialização causam tempo de inatividade para a execução de VMs (máquinas virtuais) porque não há outro nó de cluster em execução para o qual as VMs devem ser movidas. É recomendável desligar manualmente as VMs antes de reiniciar para garantir que as VMs tenham tempo suficiente para desligar antes da reinicialização.

 

Requisitos

 

 

 

 

 

Comparando clusters de nó único e vários nós

 A tabela a seguir compara atributos de um cluster de nó único com clusters de vários nós.

Atributos Nó único Vários nós
Pilha completa do SDDC (data center definido pelo software) (hipervisor, armazenamento, rede) Sim Sim
suporte Espaços de Armazenamento Diretos Sim Sim
Suporte ao SDN (Rede Definida pelo Software) Sim Sim
Integração nativa do Azure Arc Sim Sim
Gerenciado por meio de Windows Admin Center e portal do Azure Sim Sim
Cobrança/registro do Azure Sim Sim
Cobrado por núcleo físico Sim Sim
Suporte por meio do Azure Sim Sim
Conectividade (intermitente ou conectada) Sim Sim
Benefícios do Azure no Azure Stack HCI Sim Sim
Ativar assinaturas do servidor Windows Sim Sim
Azure Defender e Núcleo Protegido Sim Sim
Serviço de Kubernetes do Azure no Azure Stack HCI (AKS-HCI) Sim 1 Sim
Área de Trabalho Virtual do Azure Sim Sim
Recuperação de sites do Azure (Azure Site Recovery) Sim Sim
Azure Stack HCI: suporte a cluster stretch Não Sim
Usar GPUs (Unidades de Processamento gráfico) com VMs clusterizados Sim Sim

1 Suporte limitado, o AKS no Azure Stack HCI está em versão prévia em clusters de nó único.

 

Problemas conhecidos

A tabela a seguir descreve problemas conhecidos atualmente para clusters de nó único. Essa lista está sujeita a alterações à medida que outros itens são identificados: Verifique se há atualizações.

Problema Observações
Não há suporte para cache SBL em clusters de nó único. A configuração simples com NVMe (Express de Memória Não Volátil) ou SSD (Unidades de Solid-State) deve ser usada.
Windows Admin Center não dá suporte à criação de clusters de nó único. Implantar um único servidor com o PowerShell.
Windows Admin Center alterações de interface do usuário cosméticas necessárias. Não limita a migração dinâmica no mesmo cluster; permite que regras de afinidade sejam criadas, etc. As ações falharão sem nenhum dano.
Windows Admin Center servidor de pausa falha, pois ele tenta drenar o servidor. Utilize o PowerShell para pausar (suspender o servidor).
Windows Admin Center e o PowerShell não conseguem criar um volume. Use o PowerShell para criar o volume sem o parâmetro “StorageTier”. Por exemplo, New-Volume -FriendlyName “Volume1” -Size 1 TB -ProvisioningType Thin.
A Atualização Com Reconhecimento de Cluster (CAU) não dá suporte a clusters de nó único. Atualize usando o PowerShell, a ferramenta de Configuração do Servidor (SConfig) ou Windows Admin Center (por meio do gerenciador de servidores). Saiba mais.
Adicionar um nó para escalar horizontalmente o cluster de nó único não altera automaticamente o Espaços de Armazenamento Diretos FaultDomainAwarenessDefault. FaultDomainAwarenessDefault pode ser alterado manualmente de PhysicalDisk para StorageScaleUnit.

 

GitHub

 

 

 

 

A implantação do cluster de nó único no Azure Stack HCI atualmente e feita apenas pelo Powershell, baixe aqui o script com todos os comandos.

 

Vídeo

 

 

 

 

No vídeo será demostrado de forma clara o objetiva, como implantar cluster de nó único no Azure Stack HCI, começando pela instalação do sistema operacional, passando pela configuração da rede usando rede ATC, criação do cluster, registro e criação do volume e finalizando com a criação de uma máquina virtual. Será demostrado também o gerenciamento pelo Windows Admin Center. Se não conhece o Windows Admin Center, use este link aqui para ler vários artigos meus publicados sobre o Windows Admin Center.

Referências

 

 

 

 

https://techcommunity.microsoft.com/t5/azure-stack-blog/announcing-azure-stack-hci-support-for-single-node-clusters/ba-p/3408431?WT.mc_id=WDIT-MVP-5003815

https://docs.microsoft.com/pt-br/azure-stack/hci/concepts/single-server-clusters?WT.mc_id=WDIT-MVP-5003815

https://docs.microsoft.com/pt-br/azure-stack/hci/deploy/single-server?WT.mc_id=WDIT-MVP-5003815

https://docs.microsoft.com/en-us/azure-stack/hci/deploy/network-atc?WT.mc_id=WDIT-MVP-5003815

https://docs.microsoft.com/pt-br/azure-stack/hci/deploy/register-with-azure?WT.mc_id=WDIT-MVP-5003815

https://www.thomasmaurer.ch/2022/05/set-up-single-node-azure-stack-hci/

 

Inscreva-se no meu canal do YouTube ative o sininho para receber as notificações!

No responses yet

Deixe uma resposta

Microsoft MVP
Siga e curta!
Categorias
Arquivo
Inteligência artificial em seu servidor.