Storage Replica
A replicação síncrona ocorre entre as cidades enquanto a replicação assíncrona entre os países. Funciona sobre a recuperação de desastres e também para a prevenção dos mesmos.
O “Storage Replica” trabalha em nível de bloco, diferente do DFS, que trabalha com arquivos. Isto é, não importa se o arquivo esteja fechado ou aberto, será possível replicar um volume inteiro, ou disco inteiro. Por utilizar o protocolo SMB 3.1.1, também permite replicar para vários destinos. A Replicação em bloco ocorres sob o volume CSVFS, NTFS e também ReFS. Gravação de IOPs é essencial para o “Storage Replica”.
Esta funcionalidade permite também replicar o disco ao qual o sistema Windows está instalado, pois não está restrito somente a disco de dados e pode utilizar qualquer armazenamento fixo de disco: iSCSI, Spaces, disco local ou qualquer tipo de armazenamento (iSCSI, FCoE, SAS, etc).
Você pode gerenciar usando “Failover Cluster Manager”, “PowerShell” (não requer um cluster), “WMI”, e no futuro: “Azure Site Recovery (ASR)” e “MS Storage Stack”.
Requisitos – Storage Replica
- Sistema Operacional: Windows Server 2016 Datacenter.
- Mínimo de 4 GB de memória física em cada servidor e dois núcleos.
- Necessário AD (Active Directory) (para SMB para usar Kerberos).
- Rede 1 Gbps rede entre os servidores ou mais.
- Regras de firewall e roteador adequadas para permitir ICMP, SMB (porta 445, além de 5445 para SMB Direto) e WS-MAN (porta 5985) o tráfego bidirecional entre todos os nós.
- Mínimo de 8 GB de espaço livre.
- Os discos, dever ser inicializado utilizando GPT. MBR não é suportado.
- Somente disco do mesmo tamanho, podem ser replicados entre eles. Válido também para disco de log.
- Não é possível utilizar unidades removíveis, como discos USB.
Antes de fazer a replicação, sempre é recomendável fazer um teste de topologia de replicação utilizando o cmdlet Test-SRTopology. Observar se os requisitos estão atendidos: IOPS, largura de banda, tamanho do log, etc. Você pode especificar a duração deste teste. Será gerado um relatório em formato HTML, de maneira gráfica e visual, que facilita identificar os problemas reportados.
Storage Replica – Server To Self
“Server To Self” permite a replicação do disco local para outro volume dentro do mesmo computador.
“Server To Self” permite a replicação do disco local para outro volume dentro do mesmo computador.
Mais informações sobre Windows Server 2016 acesse: https://technet.microsoft.com/en-us/windows-server-docs/get-started/what-s-new-in-windows-server-2016-technical-preview-5
Maiores sobre Storage Replica acesse: https://technet.microsoft.com/pt-br/windows-server-docs/storage/storage-replica/storage-replica-windows-server-2016
Então vamos ao laboratório, aonde será demostrado como configura o Storage Replica – Server To Self.
Faça o download aqui do pdf com o passo a passo.
Bons estudos!
Inscreva-se no meu canal do Youtube!
Há 10 anos atuo na área de TI focado em suporte e administração de infraestrutura, especializado em plataformas Microsoft. Tenho grande experiência em troubleshooting, implantação, configuração e administração de funções e recursos de tecnologia Microsoft. Formado em Redes de Computadores pela faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte.
Comecei a compartilhar o meu conhecimento no ano de 2012, fazendo artigos e vídeos para o meu Blog. Em 2017 comecei a escrever artigos para o portal Cooperati.
Sou apaixonado em compartilhar o meu conhecimento. Meu lema é: um conhecimento só é válido quando compartilhado.
No responses yet