Como parte do esforço da Microsoft para ter um ambiente híbrido entre a sua empresa e o Azure foi lançado o Azure Network Adapter. Como muitas cargas de trabalho estão em execução no Azure, para que o seu ambiente local seja conectado ao Azure necessitamos de uma conexão VPN. Claro que pode haver cenários que isso não aconteça, mas tem muitos cenários em que você pode querer conectar rapidamente um servidor ao Azure.

Para isso, existem várias opções de conexão ao Azure, como VPN Site-to-SiteAzure ExpressRoute ou VPN Point-to-Site.

Mas utilizando o Windows Admin Center, Windows Server 2019 e Azure Network Adapter a Microsoft lançou uma nova experiência para conectar seu Windows Server à sua Rede Virtual do Azure usando uma VPN Point-to-Site.

Tudo configurado com alguns cliques.

Ele também funciona no Windows Server 2012 R2 e superior.

 

Mas primeiro vamos para algumas considerações, antes de colocar a mão na massa.

Primeiro: Para configurar o Adaptador de Rede do Azure no Windows Server 2019, você precisará do Windows Admin Center instalado e do servidor adicionado à sua experiência de gerenciamento. Para aprender a instalar e configurar o Windows Admin Center no modo Gateway, clique aqui e leia o meu artigo. O Windows Admin Center não precisa estar instalado no servidor que deseja se conectar ao Azure. No entanto, você pode fazer isso em um cenário de servidor único.

 

 

Segundo: Devemos ter o seu Windows Admin Center conectado a sua conta do Azure. Para saber como configurar clique aqui e leia o meu artigo.

 

 

Terceiro: Ter um Grupo de Recursos (Azure Resource Manager) criado no Azure. Procedimento tem simples de ser criado. Será demostrado no vídeo. Para saber mais sobre Grupo de Recursos (Azure Resource Manager), clique aqui.

 

 

Quarto: Ter uma Rede Virtual Azure (Virtual Network Azure) criado no Azure. Procedimento também bem simples de criação que será demostrado no vídeo. Para saber mais sobre Rede Virtual Azure (Virtual Network Azure), clique aqui.

 

 

Quinto: Ter um Gateway de VPN. Um gateway de VPN é um tipo específico de gateway de rede virtual usado para enviar tráfego criptografado entre uma rede virtual do Azure e um local na Internet pública. Se você não tiver um Gateway de VPN configurado em seu Azure o próprio Azure Network Adapter vai se encarregar de criá-lo. Nesse caso, a instalação pode levar até 25 minutos, esse é o tempo necessário para criá-lo. Para saber mais sobre Gateway de VPN, clique aqui. O Azure Network Adapter também criar os certificados necessários para você. Isso economizará muito tempo e tornará a experiência muito simples.

 

 

Agora vamos apresentação no nosso cenário, para facilitar entendimento.

Vídeo

 

 

 

No vídeo será demostra de forma clara e objetiva como configurar o Adaptador de Rede do Azure (Azure Network Adapter) no Windows Server 2019 utilizando o Windows Admin Center.

 

Inscreva-se no meu canal do YouTube!

No responses yet

Deixe uma resposta

Microsoft MVP
Siga e curta!
Categorias
Arquivo
Inteligência artificial em seu servidor.