Olá pessoal, tudo bem? 

O uso do Windows Server Core, está cada vez mais difundido no ambiente de TI.  São muitos os benefícios de utilizar uma versão no Windows Server Core, todos os benefícios já foram explicados neste artigo aqui, postado no Cooperati.

Já demostrei até como instalar o Windows Admin Center em uma versão Server Core do Windows Server, artigo publicado aqui.

Também já demostrei como iniciar o Powershell como padrão em uma versão Server Core do Windows Server, artigo publicado aqui.

Também demostrei como instalar o Windows Admin Center no modo Gateway, artigo publicado aqui.

Agora chegou a hora de demostrar como implementar o DHCP utilizando o Powershell.

 

O DHCP, Dynamic Host Configuration Protocol (protocolo de configuração dinâmica de host), é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host, máscara de sub-rede, default gateway (gateway padrão), número IP de um ou mais servidores DNS, sufixos de pesquisa do DNS e número IP de um ou mais servidores WINS. Este protocolo é o sucessor do BOOTP que, embora mais simples, tornou-se limitado para as exigências atuais. O DHCP surgiu como um padrão em outubro de 1993. O RFC 2131 (1997) contém as especificações mais atuais. O último standard para a especificação do DHCP sobre IPv6 (DHCPv6) foi publicado como RFC 3315 (2003).

Fonte: Wikipedia.org

 

Referências

 

 

 

 

https://docs.microsoft.com/en-ie/powershell/module/dhcpserver/add-dhcpserverindc?view=winserver2012r2-ps

https://docs.microsoft.com/en-us/powershell/module/servermanager/install-windowsfeature?view=winserver2012r2-ps

https://docs.microsoft.com/en-us/powershell/module/dhcpserver/get-dhcpserverv4scope?view=win10-ps

https://docs.microsoft.com/en-us/powershell/module/dhcpserver/set-dhcpserverv4optionvalue?view=win10-ps

 

Script

 

 

 

 

O script apresentado no vídeo está disponível para download aqui, no meu GitHub. O script tem a explicação de todos os comandos utilizados para implementar DHCP utilizando o Powershell no Windows Server 2019.

 

Vídeo

 

 

 

 

No vídeo será demostrado o passo a passo de como implementar DHCP utilizando o Powershell no Windows Server 2019, como também o seu gerenciamento remoto utilizando o Windows Admin Center e o RSAT (Remote Server Administration Tools) – Ferramentas de Administração de Servidor Remoto.

 

Inscreva-se no meu canal do YouTube!

No responses yet

Deixe uma resposta

Microsoft MVP
Siga e curta!
Categorias
Arquivo
Inteligência artificial em seu servidor.