O meu amigo Ismael Casagrande que faz parte do Cooperati, escreveu um artigo como implantar um VPN Site a Site (Site to Site VPN) no Azure utilizando um servidor Windows Server como RRAS, link do artigo aqui. Recomendo a leitura deste artigo também.

O processo é o mesmo demostrado pelo artigo no Ismael Casagrande, a diferença que vamos fazer utilizando o Azure Cloud Shell – CLI.

Em meus laboratórios sempre após fazer um teste que tinha necessidade de interligar com Azure, tinha que deletar a VPN Site a Site (Site-to-Site VPN) criada no Azure, sem não os créditos seriam consumidos sem necessidade nenhuma. O problema surgia ao ter que recriar novamente esta VPN Site a Site (Site-to-Site VPN), deveria repetir todo o processo novamente, acessa o portal do Azure, seguir cada passo até a sua conclusão. Isto consumia muito o meu tempo.

Então fui me informar sobre a implantação de VPN Site a Site (Site-to-Site VPN) usando o Azure CLI. Achei na documentação oficial da Microsoft, como executar este processo. Em poucos comandos você vai ter a sua VPN VPN Site a Site (Site-to-Site VPN) configurada. O único processo que demora é VPN Gateway, cerca de 45 minutos.

Se quiser aprender a implantação de uma VPN Ponto a Site (Point-to-Site VPN) no Azure, acesse aqui o meu artigo.

 

Requisitos

 

 

 

 

Os requisitos de utilização do Azure Cloud Shell – CLI:

Conta Microsoft – Crie sua conta Microsoft.

Assinatura do Azure – Crie sua conta gratuita.

Conta de armazenamento do Azure (Storage account).

Conta do Azure Cloud Shell configurada – Para aprender como configurar sua conta do Azure Cloud Shell, acesse este artigo meu aqui, siga os passo a partir do passo 5.

 

Cenário

 

 

 

 

 

Valores de exemplo

Você pode usar os seguintes valores para criar um ambiente de teste ou referir-se a esses valores para entender melhor os exemplos neste artigo:

VnetName: TestVNet1

ResourceGroup: VPN

Location: eastus

AddressSpace: 10.11.0.0/16

SubnetName: Subnet1

Subnet: 10.11.0.0/24

GatewaySubnet: 10.11.255.0/27

LocalNetworkGatewayName: Site2

LNG Public IP: VPN device IP address

LocalAddrPrefix1: 10.101.0.0/24

GatewayName: VNet1GW

PublicIP: VNet1GWIP

VPNType: RouteBased

GatewayType: Vpn

ConnectionName: VNet1toSite2

 

Passo a Passo

 

 

 

 

Primeiro temos que ter as informações da nossa rede local, como faixa de ip da rede local e o endereço de ip do nosso provedor de internet.

Munido com essas informações vamos ao passo a passo.

 

Script

 

 

 

 

Abaixe aqui no meu GitHub os comandos utilizados para implantação da VPN Site a Site (Site to Site VPN) no Azure e a planilha de criação dos comandos de Azure CLI para criação de VPN Site a Site (Site-to-Site VPN) no Azure.

 

Vídeo

 

 

 

 

 

 

Será demostrado de formar clara e objetiva, todos os passos para implantação de uma VPN Site a Site (Site to Site VPN) no Azure. Todas as etapas estão listadas logo abaixo:

  1. Conecte-se à sua assinatura – Neste passo vamos conectar ao Azure Cloud Shell, escolher a assinatura que será utilizada.
  2. Crie um grupo de recursos – Se você já tiver criado um Grupo de Recurso no Azure não tem necessidade de criar novamente, a não ser que seja uma nova implantação.
  3. Criar uma rede virtual – Se você já tiver uma rede virtual criada no Azure, no qual a recurso que deseja conectar no Azure não tem necessidade de criar novamente, a não ser que seja uma nova implantação.
  4. Criar a sub-rede do gateway – Neste passo vamos criar a sub-rede do Gateway.
  5. Criar o Gateway de rede local – Neste passo vamos cria o Gateway de rede local, informando o ip público da sua rede local e o prefixo da sua rede local.
  6. Solicitar um endereço de ip público – Neste passo vamos solicitar um endereço de ip público.
  7. Criar o Gateway VPN – Neste passo vamos criar Gateway VPN.
  8. Configure seu dispositivo VPN – Neste passo vamos configurar o dispositivo de VPN, vamos utilizar o Windows Server 2019 com a função de RRAS instalado.
  9. Crie a conexão VPN – Neste passo vamos configurar a conexão VPN.
  10. Configuração do dispositivo de VPN. – Windows Server 2019 – RRAS (Routing and Remote Access Service) – Neste passo vamos demostrar a configuração do dispositivo utilizando o Windows Server 2019 – RRAS (Routing and Remote Access Service).
  11. Demonstração da planilha de comando Azure CLI – Neste passo vou demostrar uma planilha que eu mesmo criei que facilita e muito a criação dos comandos de Azure CLI para criação de VPN Site a Site (Site-to-Site VPN) no Azure.

 

Referências

 

 

 

 

https://docs.microsoft.com/pt-br/azure/vpn-gateway/vpn-gateway-howto-site-to-site-resource-manager-cli?WT.mc_id=WDIT-MVP-5003815

 

Inscreva-se no meu canal do YouTube!

No responses yet

Deixe uma resposta

Microsoft MVP
Siga e curta!
Categorias
Arquivo
Inteligência artificial em seu servidor.