Olá pessoal, tudo bem?

Já escrevei diversas vezes em meus artigos sobre os benefícios de utilizar a versão no Windows Server Core, um do recurso mais bacana do Windows Server 2019 e a possibilidade de abrir alguns aplicativos em uma versão sem interface gráfica, o famoso “FOD (Server Core App Compatibility Feature on Demand)” em português Recurso sob demanda, você pode aprender sobre esta novidade, acessando este artigo meu aqui.

Também já demostrei como instalar o Windows Admin Center em uma versão Windows Server Core, artigo postado aqui e também instalar o Microsoft EDGE, artigo postado aqui. Também demostrei como configurar o Powershell para iniciar como padrão em uma versão do Windows Server Core, postado aqui.

 

Solução

 

 

 

 

Recentemente tive um problema com o meu Windows Admin Center, utilizado em meus laboratórios, a única solução era desinstalar a versão e instalar uma nova versão. Mas como fazer isto é uma versão Windows Server Core (sem interface gráfica), após a versão que estou utilizando e Windows Server, versão 2004.

Fiz uma pesquisa na internet e encontrei este comando de Powershell, Get-WmiObject -Class Win32_Product. Este comando obtém instâncias das classes WMI (Instrumentação de Gerenciamento do Windows) ou informações sobre as classes disponíveis.

 

Powershell

 

 

 

 

Agora vamos aprender como desinstalar programas instalados utilizando a extensão MSI (Microsoft Windows Installer) utilizando o Powershell. Para quem não conhece o MSI ele é um formato de arquivo de pacote de instalação usado pelo Windows. Arquivos MSI são usados para a instalação, o armazenamento, e a remoção de programas. Recomendo utilizar sempre a instalação MSI, pois a instalação e a remoção do aplicativo e mais fácil.

Para iniciar o Powershell em uma versão Windows Server Core, digite Powershell.exe no Prompt de Comando (CMD).

 

 

Para verificar os programas com extensão MSI instalado, execute o Powershell como administrador e executar o seguinte comando:

 

Como vimos tenho duas aplicações MSI instaladas, Microsoft EDGE e Windows Admin Center.

Para remover por exemplo o Windows Admin Center, basta executar o Powershell como administrador e executar os seguintes comandos:

Windows Amin Center foi desinstalado com sucesso.

 

Para verificar se realmente o Windows Admin Center foi desinstalado, basta executar o Powershell como administrador e executar o seguinte comando:

 

Observação: Utilizando estes comandos de Powershell só permite desinstalação de programas cuja instalação foi feita utilizando a extensão MSI.

 

Referência

 

 

 

 

https://docs.microsoft.com/en-us/powershell/module/microsoft.powershell.management/get-wmiobject?view=powershell-5.1

 

Inscreva-se no meu canal do YouTube!

 

 

2 Responses

  1. Gabriel bom dia, vi o seu post e estou com um problema com relação a instalação do Adobe Reader, pois ao tentar instalar o programa identifica que já tem uma versão instalação e simplesmente não consegue desinstalar, acredito que houve algum erro em outras tentativas, e no sistema através do painel de controle não é possível enxergar o programa instalado. Adobe Reader.msi Pelo CMD eu consigo, porém ao executar o seu comando o sistema não consegue eliminar… Existe outra forma eliminar este arquivo do sistema?

    • Bom dia. Muito obrigado por prestigiar o meu trabalho. Sugiro entrar em contato com o suporte da Adobe Reader para mais informações. Ente no meu grupo do Telegram https://t.me/gabrielluizbrasil e publique o seu problema lá, pode ter pessoas que passaram pelo mesmo problema de você e possa lhe ajudar. Ao entrar no grupo responda as perguntas de segurança.

Deixe uma resposta

Microsoft MVP
Siga e curta!
Categorias
Arquivo
Inteligência artificial em seu servidor.