Olá pessoal, tudo bem?

Sou um dos participantes do projeto B-Expert, um projeto idealizado pelo Rafael Bernardes, consiste não somente em um clube de assinatura de cursos, mas também e uma comunidade no qual participa vários profissionais de TI, compartilhando conhecimento e experiências. Um dos colaboradores do B-Expert, Claudio Oliveira perguntou esta dúvida: “Galera, uma dúvida, consigo automatizar no azure, qual a máquina ligar ao usuário logar e desligar automaticamente depois que o usuário fazer logout ou por período sem utilizar?”

Como estou iniciando os meus estudos em Azure, alguns recursos não tenho conhecimento, mas sei que existe a Automação do Azure no qual é possível fazer automação no Azure.

A Automação do Azure oferece um serviço de configuração e de automação baseado em nuvem que compatível com o gerenciamento consistente em seus ambientes Azure e não Azure. Ela é composta pela automação de processos, pelo gerenciamento de configuração, pelo gerenciamento de atualizações, por funcionalidades compartilhadas e por recursos heterogêneos. A Automação oferece controle completo durante a implantação, operações e o encerramento de cargas de trabalho e de recursos.

Como não tenho conhecimento da Automação do Azure, mas tenho conhecimento de Azure CLI e Powershell, fui atrás de uma solução que possa atender esta necessidade.

 

Solução

 

 

 

 

Encontrei no GitHub o projeto Idle Logoff. Este programa executo em segundo plano em cada sessão do usuário instalada. Após o período predefinido de inatividade do usuário podemos desligar, reinicializar ou fazer logoff. Ele também fornece a capacidade de ser configurado através de uma política de grupo (GPO).

Então resolvi juntar os dois, Azure CLI para desligar e desalocar a máquina virtual no Azure e o Idle Logoff. Então quando não tiver interação do usuário em uma sessão do Windows, após um período, será executado o Idle Logoff, executando logoff na sessão e o script ao mesmo tempo, para desligar e desalocar a máquina virtual no Azure.

 

Script

 

 

 

 

Abaixe aqui no meu GitHub, todos os scripts utilizados no vídeo.

 

Vídeo

 

 

 

 

Será demostrado de formar clara e objetiva todos os passos para desligar e desalocar uma máquina virtual Windows no Azure automaticamente.

 

Referências

 

 

 

 

https://docs.microsoft.com/en-us/cli/azure/vm?view=azure-cli-latest#az_vm_deallocate/?WT.mc_id=AZ-MVP-5003815

https://docs.microsoft.com/en-us/powershell/module/microsoft.powershell.security/set-executionpolicy?view=powershell-7/?WT.mc_id=WDIT-MVP-5003815

https://docs.microsoft.com/pt-br/cli/azure/authenticate-azure-cli?view=azure-cli-latest/?WT.mc_id=AZ-MVP-5003815

https://docs.microsoft.com/pt-br/cli/azure/create-an-azure-service-principal-azure-cli?view=azure-cli-latest#sign-in-using-a-service-principal/?WT.mc_id=AZ-MVP-5003815

https://docs.microsoft.com/en-us/cli/azure/account?view=azure-cli-latest#az_account_list/?WT.mc_id=AZ-MVP-5003815

 

Inscreva-se no meu canal do YouTube!

One response

Deixe uma resposta

Microsoft MVP
Siga e curta!
Categorias
Arquivo
Inteligência artificial em seu servidor.