Olá pessoal, tudo bem?

Hoje vamos falar do Windows Server Core e gerenciamento de energia em Windows Server.

Poucos profissionais de TI se preocupam com o gerenciamento de energia em seus servidores. Mas a Microsoft tem um documento que explica muito bem, como é o gerenciamento de energia em sistemas operacionais Windows Server. Mais informações aqui. Recomendo a leitura deste documento.

 

Usando planos de energia no Windows Server

 

 

 

 

O Windows Server tem três planos de energia internos projetados para atender a diferentes conjuntos de necessidades comerciais. Esses planos fornecem uma maneira simples de personalizar um servidor para atender às metas de energia ou desempenho. A tabela a seguir descreve os planos, lista os cenários comuns nos quais usar cada plano e fornece alguns detalhes de implementação para cada plano.

Plano

Descrição

Cenários comuns aplicáveis

Destaques da implementação

Equilibrado (recomendado) Configuração padrão. Tem como alvo uma boa eficiência de energia com impacto mínimo no desempenho. Computação geral. Corresponde à capacidade de demanda. Recursos de economia de energia equilibram energia e desempenho.
Alto Desempenho Aumenta o desempenho ao custo de alto consumo de energia. As limitações de energia e térmica, as despesas operacionais e as considerações de confiabilidade se aplicam. Aplicativos de baixa latência e código de aplicativo que são sensíveis a alterações de desempenho do processador. Os processadores são sempre bloqueados no estado de desempenho mais alto (incluindo frequências de “Turbo”). Todos os núcleos não são estacionados. A saída térmica pode ser significativa.
Economia de energia Limita o desempenho para economizar energia e reduzir o custo operacional. Não recomendado sem testes completos para garantir que o desempenho seja adequado. Implantações com orçamentos de energia e restrições térmicas limitadas. A frequência do processador em uma porcentagem de máximo (se houver suporte) e habilita outros recursos de economia de energia.

 

Uma vez que esta máquina é um servidor e dependendo permanecera ligada sempre, ela não vai dormir ou desligar. O ideal e manter o plano de energia como Alto Desempenho (High performance).

Se tratando de uma versão Windows Server Core é um pouco mais difícil sem interface gráfica (GUI), mas você pode usar a ferramenta PowerCfg.exe para fazer isso. Então vamos aprender a como alterar o perfil de gerenciamento de energia em uma versão do Windows Server Core.

 

Passo a Passo

 

 

 

 

Sempre ao fazer login em uma versão do Windows Server Core, automaticamente o Prompt de Comando será aberto, exceto nas versões Hyper-V Server, o acesso ao Prompt de Comando deve ser feito através do Sconfig.cmd.

1. Para ver todos os comandos do PowerCfg.exe execute:

2. Para listar suas configurações é tão simples basta executar comando:

Três planos de gerenciamento de energia vão surgir:

Equilibrado (Balanced)

Alto Desempenho (High performance)

Economia de energia (Power saver)

3. Para selecionar o plano que deseja basta copiar o GUID em seguida, neste exemplo será o Alto Desempenho, então comando ficará assim:

4. Para verificar se o plano de gerenciamento de energia foi aplicado basta executar o comando abaixo novamente:

Pronto! Viu como é fácil alterar o perfil do gerenciamento de energia no Windows Server Core.

 

Referências

 

 

 

 

https://docs.microsoft.com/en-us/windows-hardware/design/device-experiences/powercfg-command-line-options?WT.mc_id=WDIT-MVP-5003815

https://docs.microsoft.com/pt-br/windows-server/administration/performance-tuning/hardware/power/power-performance-tuning?WT.mc_id=WDIT-MVP-5003815

https://docs.microsoft.com/pt-br/previous-versions/windows/hardware/download/dn550976(v=vs.85)?WT.mc_id=WDIT-MVP-5003815

 

Não perca as novidades!

Inscreva-se no meu canal do YouTube e ative o sino de notificações para ficar por dentro de tudo!

No responses yet

Deixe uma resposta

Microsoft MVP
Siga e curta!
Categorias
Arquivo
Inteligência artificial em seu servidor.