Olá pessoal, tudo bem? 

Hoje vamos aprender vamos falar sobre Modelos Administrativos de Política e Grupo no Windows.

Na prática vamos aprender o que sãos os arquivos .admx e .adml para criar e administrar configurações de política baseadas em registros no Windows, também vamos aprender a como gerenciar Armazenamento Central para Modelos Administrativos de Política de Grupo no Windows.

 

Modelos Administrativos de Política e Grupo no Windows

 

Arquivos de Modelo Administrativo

 

Um modelo administrativo é um arquivo XML que especifica as mudanças no Registro que devem ser realizadas, ele também gera a interface de usuário para a configuração das diretivas no Group Policy Management Editor (gpme.msc) ou no Group Policy Object Editor (gpedit.msc).

Na prática um Modelo Administrativo é um par de arquivos XML:

 

.ADMX – Especifica as mudanças a serem feitas no Registro.

 

.ADML – Fornece uma interface de usuário no idioma específico.

 

Exemplo de XML

Os comandos abaixo e um exemplo de um arquivo XML .ADMX.

Também será possível você escrever o seu próprio arquivo XML e criar o seu próprio Administrativo de Política de Grupo no Windows, mas não vamos abordar este tema neste artigo, pois se trata de um assunto complexo.

Mas que quiser saber mais de como criar o seu próprio Modelos Administrativo de Política de Grupo no Windows consulte o link abaixo:

https://docs.microsoft.com/en-us/windows/client-management/mdm/understanding-admx-backed-policies?WT.mc_id=WDIT-MVP-5003815

Embora os Modelos Administrativos sejam representados como pastas no Group Policy Management Editor, na verdade são armazenados como arquivos no sistema de arquivos do controlador de domínio. Nas versões anteriores do Windows Server, esses nomes de arquivo tinham a extensão .ADM. No Windows Server 2019, eles têm a extensão .ADMX. Os arquivos .ADMX são neutros quanto ao idioma e, em organizações com muitos idiomas, são associados aos arquivos .ADML que contêm os elementos específicos do idioma exigidos para configurar ajustes.

Por exemplo, os arquivos .ADMX são armazenados na pasta Windows\PolicyDefinitions e os arquivos .ADML são armazenados em subpastas sob a pasta Windows\PolicyDefinitions, como en-US para o inglês dos EUA.

 

Vantagens de usar os Modelos Administrativos de Política de Grupo no Windows

Utilizar os Modelos Administrativos de Política de Grupo no Windows tem várias vantagens, além da Microsoft, outros fabricantes de softwares também cria os seus Modelos Administrativos de Política de Grupo no Windows, abaixo você tem vários exemplos que você pode baixar e configurar dentro de sua organização.

Novo Microsoft Edge

Google Chorme

Microsoft Office 365

Windows 10 – Versão 20H2

Os Modelos Administrativos de Política de Grupo no Windows podemos configurar GPOs para softwares específicos, podemos por exemplo, definir qual será o a buscador padrão na internet no novo navegador Microsoft Edge, informando que será o Google, ou outro buscador de sua preferência. Sendo assim o usuário não poderá alterar essas configurações, mantendo o seu ambiente seguro e organizado.

 

Armazenamento Central para Modelos Administrativos de Política de Grupo no Windows

 

Entender a estrutura dos arquivos .ADMX permite a você criar seus próprios modelos administrativos, se necessário, para configurar ajustes específicos para seus usuários, computadores e aplicativos instalados. Contudo, em vez de criar os arquivos .ADMX em um controlador de domínio e copiá-los manualmente em todos os controladores de domínio de sua floresta, você pode implementar um armazenamento central dos arquivos de modelos administrativos (Administrative Templates). Usar um armazenamento central ajuda a garantir que: 

  • Todos os modelos administrativos serão iguais em todos os controladores de domínio.
  • Será mais fácil atualizar seus modelos administrativos, pois só é preciso atualizar um arquivo .ADMX (no armazenamento central), quando forem necessárias alterações.

 

Localização do Armazenamento Central para Modelos Administrativos de Política de Grupo do Windows

 

Para verificar se seu Active Directory já possui um Armazenamento Central para Modelos Administrativos de Política de Grupo do Windows, processo muito simples, basta, abrir o Gerenciamento de Política de Grupo, clicar em cima de uma GPO já criada, ou simplesmente criar uma GPO, clicar com botão direito do mouse na GPO, em seguida clicar em Editar, navegue até o caminho, Políticas/Modelos Administrativos definições de políticas (arquivos ADMX).

 

Modelos Administrativos de Política de Grupo do Windows, baseado localmente.

 

Modelos Administrativos de Política de Grupo do Windows, baseado em um repositório central.

 

Vídeo

 

 

 

 

Vamos aprender o passo a passo de formar prática e objetiva o que é um Armazenamento Central para Modelos Administrativos de Política de Grupo no Windows, criar e gerenciar um Armazenamento Central para Modelos Administrativos de Política de Grupo no Windows.

 

Referência

 

 

 

 

https://docs.microsoft.com/pt-br/troubleshoot/windows-client/group-policy/create-and-manage-central-store?WT.mc_id=WDIT-MVP-5003815

 

Inscreva-se no meu canal do YouTube!

No responses yet

Deixe uma resposta

Microsoft MVP
Siga e curta!
Categorias
Arquivo
Inteligência artificial em seu servidor.