Olá pessoal, tudo bem?

Hoje o assunto é segurança, a maioria dos profissionais de TI sabe que o SMB Versão 1.0 possui graves falhas de segurança que podem deixar vulnerável o seu ambiente. A Microsoft incentiva enfaticamente a não usá-lo e fazer o uso de apenas o SMB versão 2 e 3.

Podemos facilmente remover o SMB versão 1.0 pelo Powershell, basta digitar o comando demostrado baixo:

 

Para verificar o status do SMB versão 1.0 execute o seguinte comando:

 

Observação: Os comandos de Powershell demostrados acima só funciona nos seguintes sistemas operacionais: Windows 11, Windows 10, Windows 8.1, Windows Server 2022, Windows Server 2019, Windows Server 2016 e Windows 2012 R2.

 

Passo a passo

 

 

 

 

 

Agora vamos aprender a fazer o mesmo procedimento pelo Windows Admin Center.

Demostrei recentemente neste artigo aqui como adicionar sistemas operacionais, “mais antigo”, como Windows Server 2012 e Windows Server 2012 R2, acontece que esses sistemas operacionais vêm com SMB versão 1.0 habilitado por padrão. Uma rápida consulta utilizando o comando Get-WindowsOptionalFeature -Online -FeatureName SMB1Protocol você comprovara que o SMB versão 1.0 está habilitado.

 

1. Após adicionar o servidor que deseja remover o SMB Versão 1.0 ao Windows Admin Center, clique no nome do servidor. Se for a primeira vez que acessa o servidor pelo Windows Admin Center, talvez seja necessário inserir usuário e senha.

Se não souber como adicionar um servidor ao Windows Admin Center, sugiro uma leitura deste artigo aqui.

2. Após carregar as informações do servidor, clique em Configurações.

 

3. Na Guia Geral clique em Compartilhamento de arquivo (servidor SMB).

 

4. Ao acessar Compartilhamento de arquivo (servidor SMB) em Configurações gerais, você verá o alerta e vermelho informando que o SMB Versão 1.0 se encontra-se habilitado, clique em Desinstalar, para remover o SMB Versão 1.0. Depois clique em Visão geral em Ferramentas, em seguida clique em Reiniciar. Aguarde a reinicialização do servidor.

 

5. Para verificar se o SMB Versão 1.0 foi removido volte novamente em Configurações.

 

Referências

 

 

 

 

https://techcommunity.microsoft.com/t5/storage-at-microsoft/stop-using-smb1/ba-p/425858?search-action-id=417554377391&search-result-uid=425858&WT.mc_id=WDIT-MVP-5003815

https://docs.microsoft.com/pt-br/windows-server/storage/file-server/troubleshoot/detect-enable-and-disable-smbv1-v2-v3?WT.mc_id=WDIT-MVP-5003815

 

Inscreva-se no meu canal do YouTube!

No responses yet

Deixe uma resposta

Microsoft MVP
Siga e curta!
Categorias
Arquivo
Inteligência artificial em seu servidor.