Olá, pessoal tudo bem?

Quem acompanha o meu trabalho na comunidade Microsoft sabe que eu adoro o Windows Admin Center, já escrevi diversos artigos sobre ele. Faça uma pesquisa aqui no meu blog com o assunto Windows Admin Center e você terá acesso a vários artigos sobre este assunto.

Sempre nas demonstrações que eu faço com o Windows Admin Center, sempre utilizo sistemas operacionais lançados recentemente, que são os sistemas operacionais Windows Server 2022, Windows Server 2019 e Windows 11. Esses sistemas operacionais não existem nenhuma configuração adicional que deve ser executada para que o Windows Admin Center os gerencie, e só os adicionar ao gerenciamento do Windows Admin Center, “fazer o gol e partir para comemoração”.

Mas os sistemas operacionais mais antigo, como Windows Server 2012 e Windows Server 2012 R2, você também pode gerenciá-los pelo Windows Admin Center.

Você pode gerenciar os seguintes sistemas operacionais Windows usando o Windows Admin Center atualmente:

 

Versão Gerencie o  por meio do Gerenciador do Servidor Gerencie por meio do Gerenciador de Cluster
Azure Stack HCI Sim Sim
Windows 11 Sim (por meio do Gerenciamento do Computador) N/D
Windows 10 Sim (por meio do Gerenciamento do Computador) N/D
Windows Server Canal Semestral Sim Sim
Windows Server 2022 Sim Sim
Windows Server 2019 Sim Sim
Windows Server 2016 Sim Sim, com a atualização cumulativa mais recente
Microsoft Hyper-V Server 2016 Sim Sim
Windows Server 2012 R2 Sim Sim
Microsoft Hyper-V Server 2012 R2 Sim Sim
Windows Server 2012 Sim Sim

 

Um detalhe passa despercebido pela maioria dos profissionais de TI ao tentar adicionar um servidor com sistema operacional mais antigoO Windows Admin Center requer os recursos do PowerShell que não estão incluídos no Windows Server 2012 e 2012 R2. Se você for gerenciá-los com o Windows Admin Center, precisará instalar o Windows Management Framework (WMF) versão 5.1 ou superior nesses servidores.

Neste artigo aqui postado no Cooperati, demostro o passo a passo de como executar a instalação do Windows Management Framework (WMF).

Ao tentar adicionar um servidor com sistema operacional sem o Windows Management Framework (WMF) versão 5.1 acontece vários erros no gerenciamento do servidor, conforme demostra a imagem abaixo.

 

Vídeo

 

 

 

 

Há algumas versões de servidores que precisam de preparação adicional antes de estarem prontos para serem gerenciados com o Windows Admin Center:

São eles:

Hyper-V Server 2012 R2

Windows Server 2012 e 2012 R2

Hyper-V Server 2016

Isto que será demostrado em vídeo de forma clara e objetiva, a preparação adicional desses sistemas operacionais.

 

 

Referência

 

 

 

 

https://docs.microsoft.com/pt-br/windows-server/manage/windows-admin-center/deploy/prepare-environment?WT.mc_id=WDIT-MVP-5003815

 

Inscreva-se no meu canal do YouTube!

No responses yet

Deixe uma resposta

Microsoft MVP
Siga e curta!
Categorias
Arquivo
Inteligência artificial em seu servidor.