Olá, pessoal tudo bem?

Como já e tradição, sempre quando tem um lançamento de uma nova versão do Windows Admin Center tem post novo com análise de cada novidade apresentada.

Já fazia um bom tempo que a Microsoft não atualizava o Windows Admin Center, 26 de abril de 2022 foi a última atualização.

 

Atualizações da plataforma

 

 

 

 

Suporte para infraestrutura imposta pelo WDAC

Com milhares de novos arquivos maliciosos criados todos os dias, o uso de métodos tradicionais, como soluções antivírus – detecção baseada em assinatura para lutar contra malware – fornece uma defesa inadequada contra novos ataques.

Na maioria das organizações, as informações são o ativo mais valioso, e garantir que apenas usuários aprovados tenham acesso a essas informações é imperativo. No entanto, quando um usuário executa um processo, esse processo tem o mesmo nível de acesso aos dados que o usuário tem. Como resultado, as informações confidenciais podem ser facilmente excluídas ou transmitidas para fora da organização se um usuário, consciente ou inconscientemente, executar software mal-intencionado.

O WDAC (controle de aplicativo) do Windows Defender pode ajudar a atenuar muitas ameaças à segurança restringindo os aplicativos que os usuários têm permissão para executar e o código executado no Núcleo do Sistema (kernel). As políticas de controle de aplicativo também podem bloquear scripts não assinados e MSIs e restringir a execução do Windows PowerShell no Modo de Linguagem Restrita. Saiba mais sobre o Controle de Aplicativos para Windows.

Nesta versão, o Windows Admin Center agora oferece suporte ao gerenciamento de sua infraestrutura imposta pelo WDAC. A experiência não é diferente – basta adicionar seu servidor ou cluster e usar o Windows Admin Center como sempre faz. Esse recurso permite que você use a interface moderna do Windows Admin Center para gerenciar seus ambientes seguros, independentemente de onde eles estejam em execução. Saiba Mais.

 

Configurações de pesquisa com palavras-chave inteligentes

As páginas de configurações do Windows Admin Center, Gerenciador de Cluster, Gerenciador do Servidor e Gerenciamento do Computador agora contêm uma caixa de pesquisa para melhorar a navegação. O recurso de pesquisa agora pode lidar com palavras-chave não triviais para corresponder a mais do que apenas o título da seção.

 

Suporte para zoom de 400%

Estamos empolgados em fornecer suporte e zoom de até 400% para nossos clientes. Agora, os usuários com deficiência visual podem ampliar e navegar pelo Windows Admin Center sem problemas ou preocupações. Os componentes da interface do usuário agora se ajustarão dinamicamente à medida que o usuário amplia e fornecem a mesma experiência perfeita que todos vocês conhecem e amam.

 

Migração do Azure AD Graph para o Microsoft Graph

O Azure AD Graph é preterido no final do ano e é substituído pelo Microsoft Graph. O Microsoft Graph tem todos os recursos disponíveis no Azure AD Graph e em novas APIs, como proteção de identidade e métodos de autenticação. Suas bibliotecas de cliente oferecem suporte interno para recursos como manipulação de tentativas, redirecionamentos seguros, autenticação transparente e compactação de carga útil.

Com esta versão, o Windows Admin Center migrou para usar as APIs do Microsoft Graph novas e atualizadas. Se você estiver aproveitando nossos serviços do Azure, atualize para esta compilação para continuar recebendo as atualizações e aprimoramentos de segurança mais recentes.

 

Suporte para certificados auto assinados em navegadores baseados no Chromium Os navegadores
baseados no Chrome alteraram recentemente a maneira como verificam os certificados do servidor. Você pode encontrar mais informações aqui. Essa alteração significa que as instâncias do Windows Admin Center com um certificado auto assinado sendo acessado por “https://localhost:<porta>” não serão carregadas.

Para resolver isso, se você optar por instalar o Windows Admin Center e solicitar que o instalador gere um certificado auto assinado, ele gerará uma autoridade de certificação raiz adicional e a incluirá em seu repositório de certificados confiáveis.

 

Gerenciamento de Azure Stack HCI

 

 

 

 

Nesta versão, também foi feito várias atualizações no Windows Admin Center para melhorar a experiência de implantação e gerenciamento do Azure Stack HCI. Leia a postagem do blog para saber mais ou continue lendo para obter um resumo.

 

Página de propriedades do novo cluster

Alguma vez você já quis acessar todas as informações básicas sobre seu cluster do Azure Stack HCI em um só lugar? A nova página Propriedades em Configurações do Gerenciador de Cluster traz informações relacionadas a cluster, sistema operacional e hardware para uma única página com funcionalidade de clique para copiar.

 

Ferramenta Volumes

Nesta versão, estamos introduzindo um recurso de edição de configurações de volume que permitirá o redimensionamento de volumes e a alteração do tipo de provisionamento de Fixo para Fino. A conversão de provisionamento thin é um novo recurso para o Azure Stack HCI 22H2 e agora tem suporte no Windows Admin Center. Os clientes podem converter seus volumes fixos existentes em finos e obter economia de espaço com pouco ou nenhum tempo de inatividade. Observe que, uma vez convertido em Fino, não há suporte para reverter para Fixo provisionado. O recurso de redimensionamento de volume substituirá a funcionalidade “Expandir” existente. Os clientes podem expandir seus volumes para um tamanho maior ou até mesmo provisionar em excesso quando o volume estiver definido como Fino.

 

Nova ferramenta Azure Arc

O registro do Azure Stack HCI e os servidores habilitados para Azure Arc agora têm uma seção dedicada na nova ferramenta de visualização do Azure Arc. A seção do Azure ARC pode ser encontrada no novo agrupamento Configuração na barra Ferramentas do Gerenciador de Cluster.

A seção Arco do Azure é composta pelas páginas Visão geral, registro do Azure Stack HCI e servidores habilitados para Arc. A página Visão geral fornece relatórios de status de alto nível.

 

As páginas de registro do Azure Stack HCI e servidores habilitados para Azure Arc fornecem status detalhados de cluster e servidor. Isso inclui mensagens de erro mais claras e links para documentos de solução de problemas. Saiba Mais.

 

Suporte para gerenciamento de CPU-P

GPU-P agora tem suporte no Azure Stack HCI! Para complementar esta versão, uma ferramenta de GPU atualizada que suporta particionamento de GPU está agora disponível no Windows Admin Center! O particionamento de GPU na HCI do Azure Stack permite o compartilhamento de um dispositivo de GPU físico com várias VMs (máquinas virtuais). Em uma configuração típica, espera-se que isso reduza o custo total de propriedade para dispositivos GPU.

Para usar o particionamento de GPU com o Windows Admin Center, você deve primeiro atualizar para a versão mais recente do Windows Admin Center e garantir que a versão mais recente da extensão de GPU esteja instalada.

Depois que o particionamento da GPU for habilitado, você poderá usar o Windows Admin Center para gerenciar a alocação de recursos da GPU para VMs. A partir daí, você pode adicionar, remover ou exibir os recursos da GPU alocados para a VM.

 

Rede definida por software (SDN)

O gerenciamento de SDN no Windows Admin Center agora está disponível ao público em geral. Fizemos várias melhorias no monitoramento e na integridade do SDN. Essas alterações incluem:

  • O painel SDN não exige mais que um usuário insira o nome de uma VM NC (Controlador de Rede) para buscar informações de integridade para a implantação do SDN.
  • Também corrigimos problemas relacionados aos relatórios de saúde da SDN. Agora, você poderá ver informações precisas de saúde para todos os recursos do SDN. Além disso, cada alerta é mais acionável com gravidade, detalhes e tempo.
  • Mostramos informações e datas de validade para certificados SDN. Isso ajudará você a planejar rotações de certificados em tempo hábil e evitar interrupções.
  • Ao adicionar um cluster HCI do Azure Stack ao WAC, você não precisa mais inserir o uri REST NC. O SDN é detectado automaticamente quando você clica na extensão SDN Infrastructure no Windows Admin Center.

Além dessas melhorias, também adicionamos os seguintes recursos:

  • Políticas de rede padrão
  • Segmentação baseada em tags
  • Auditoria do NSG (Grupo de Segurança de Rede) e correções de blob do Azure
  • Gerenciamento de SDN aprimorado para VMs criadas externamente
  • Melhorias de implantação e várias correções de bugs

 

Criação de cluster

Continuamos a investir na melhoria da experiência de criação de clusters. Isso resultou em menos erros e um aumento da taxa de sucesso. Com base em cenários de clientes mais recentes, essa compilação inclui o seguinte:

  • Aumento da capacidade de descoberta e provisionamento da seção de rede
  • Suporte para VMs de cluster usando ATC de rede para VMs que têm 2 ou mais processadores
  • Redução de erros de conectividade/exceção remota que os usuários encontram

 

Outras atualizações

 

 

 

 

Fórum de comentários de novos usuários

Com esta versão do GA, estamos entusiasmados em compartilhar que estamos nos movendo para um novo fórum de feedback do usuário para facilitar uma melhor comunicação entre nossa equipe e os clientes. Muito obrigado por levantar questões e novas ideias em nosso antigo fórum do GitHub. Tenha certeza, as questões e ideias que você reuniu meticulosamente não serão perdidas. Eles serão migrados nas próximas semanas para o nosso novo fórum de feedback da Comunidade!

 

Atualização de design visual

A aparência geral do Windows Admin Center foi atualizada para fornecer uma experiência mais elegante e moderna. Isso inclui novos ícones coloridos. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Substituindo atualizações no aplicativo

No ano passado, introduzimos uma visualização de atualizações no aplicativo para o Windows Admin Center. Depois de muitos comentários, decidimos anular essa experiência e aproveitar o Microsoft Update para fornecer novas versões do Windows Admin Center.

Para esta versão e qualquer versão futura, recomendamos usar o Microsoft Update ou baixar diretamente nossa compilação do centro de avaliação. Esta compilação estará disponível através do Microsoft Update no novo ano.

 

Problemas conhecidos

Ao tentar registrar seu gateway do Windows Admin Center nos domínios de nuvem do Azure China ou do Azure US Gov, você pode ser redirecionado para a experiência de entrada Global do Azure. Para contornar esse problema, use uma versão anterior do Windows Admin Center.

 

Windows Admin Center no Azure

 

 

 

 

Anunciando a autenticação do Azure AD

Após a enorme demanda dos clientes, temos o prazer de anunciar o suporte para autenticação usando o Microsoft Azure Active Directory (Azure AD), parte do Microsoft Entra, com o Windows Admin Center no Azure. Os clientes agora podem usar a autenticação do Azure AD com o Windows Admin Center no Azure para infraestrutura de servidor ingressada no domínio e não no domínio. Esse recurso interessante une a autenticação do Azure AD com o Windows Admin Center para gerenciar facilmente sua infraestrutura de servidor.

Se você estiver gerenciando uma Máquina Virtual do Azure ou um servidor habilitado para Arco do Azure, o Windows Admin Center no Azure fornece uma experiência de logon único (SSO) que torna o gerenciamento de suas máquinas simples e seguro. Chega de se preocupar com o gerenciamento de senhas!

Saiba mais sobre esse novo recurso incrível aqui.

 

Anunciando a disponibilidade geral para máquinas virtuais do Azure

Na conferência Microsoft Ignite no mês passado, anunciamos a disponibilidade geral do Windows Admin Center para Máquinas Virtuais do Azure! Durante décadas, empresas de todos os tamanhos confiaram no Windows Server para executar suas cargas de trabalho críticas para os negócios e de missão. À medida que mais clientes usam a nuvem para inovação e transformação digital, os clientes estão migrando cada vez mais suas cargas de trabalho para o Azure – como o melhor destino para o Windows Server.

Quer os clientes estejam migrando como estão ou modernizando aplicativos, o Azure fornece mais de 200 serviços e recursos exclusivos para o Windows Server. Estamos empolgados em anunciar mais um recurso hoje.

O Windows Admin Center para Máquinas Virtuais do Azure padroniza como você gerencia sua infraestrutura, seja no local ou na nuvem. Leia mais sobre este anúncio em nossa postagem no blog.

 

Anunciando a visualização pública da infraestrutura habilitada para Azure Arc

Há alguns meses, foi lançado a visualização do Windows Admin Center no Azure para gerenciar seus servidores habilitados para Azure Arc e clusters Azure Stack HCI.

Esse novo recurso permite o gerenciamento contínuo e granular de suas máquinas Windows habilitadas para Arc a partir do Portal do Azure. Isso inclui servidores Windows, máquinas virtuais do Windows e sistemas HCI do Azure Stack, todos de dentro do portal do Azure. Você pode gerenciar com segurança seus servidores e clusters a partir da nuvem – sem precisar de uma VPN, um endereço IP público ou outra conectividade de entrada para sua máquina.

Aqui está um pequeno vídeo destacando alguns dos recursos incluídos no Windows Admin Center: Como usar o Windows Admin Center no portal do Azure.

Nas próximas semanas, suas instâncias do Windows Admin Center no Azure serão atualizadas para incluir os novos recursos incríveis desta versão do Windows Admin Center v2211. Fique atento!

 

Ecossistema de parceiros

 

 

 

 

O Windows Admin Center foi criado para ser uma plataforma extensível e valorizamos as contribuições de nossos parceiros para o ecossistema do Windows Admin Center. Temos o prazer de anunciar que duas novas extensões foram publicadas desde o nosso último lançamento. Nosso parceiro existente, BiitOps, lançou uma nova extensão do Inventory. Também gostaríamos de dar as boas-vindas à Advantech ao ecossistema de parceiros do Windows Admin Center com sua nova ferramenta de gerenciamento de IPMI!

Gerenciamento de IPMI da Advantech

A extensão de gerenciamento IPMI da Advantech permite que você use o executável ipmitool no dispositivo que você está gerenciando para executar as seguintes funções IPMI:

  • Obter dados do sensor
  • Obter logs de eventos
  • Iniciar dispositivo
  • Parar dispositivo
  • Reiniciar o dispositivo

Inventário BiitOps

O BiitOps Inventory for Windows Admin Center fornece uma maneira rápida, fácil e poderosa de encontrar as informações sobre um computador de que você precisa em qualquer situação sem ter que pesquisar diferentes extensões do Windows Admin Center ou até mesmo recorrer ao uso do PowerShell remoto. O BiitOps DataEngine é o repositório central para informações de configuração e ativos atualizadas automaticamente, e a extensão Inventory oferece alto valor pronto para uso com base nesses dados.

Esta solução funciona com todas as versões de servidores e clientes Windows atualmente suportados pela Microsoft. A extensão BiitOps Inventory requer uma instância do BiitOps DataEngine.

Assista a uma demonstração da extensão BiitOps Inventory aqui.

Dell OpenManage 

A extensão Dell OpenManage foi atualizada para a versão 3.0.0. Desde a nossa última versão, os seguintes recursos e correções foram adicionados:

  • Renovação da interface do usuário – Interface do usuário reestruturada para melhorar a experiência da interface do usuário e a facilidade de navegação para todos os recursos, incluindo várias maneiras de executar ações.
  • Integração de políticas do Dell SCP ao Azure Arc – Dá suporte à integração de políticas do SCP (Perfil de Configuração do Servidor) Dell ao Azure Arc e, em seguida, use essas políticas no Azure Arc para monitorar seus clusters de failover.
  • Verificação de pré-requisitos – Verificações de pré-requisitos independentes e integradas em todos os recursos para garantir que as conexões atendam aos pré-requisitos para operações de monitoramento e gerenciamento usando a extensão Dell.

Integrador Lenovo XClarity

A extensão Lenovo XClarity Integrator foi atualizada para a versão 4.2.3. Desde a nossa última versão, os seguintes recursos e correções foram adicionados:

  • Suporte para o Azure Stack HCI 22H2
  • Adicionar logs para interação com a interface do usuário
  • Corrija o problema: quando o UEFI é atualizado da V1.12 ou versões anteriores para a V1.40, a opção virtual do cluster HCI do Azure Stack criada sobre o adaptador de rede Mellanox Connect-X 6 será quebrada
  • Corrigir os erros ocorrem ao analisar a data/hora agendada das tarefas de atualização do sistema em algumas configurações locais do sistema ao executar o Windows Admin Center
  • O suporte para cluster de nó único.
  • O suporte para call home automático para dispositivos ThinkAgile MX e nós certificados
  • Gerenciador de credenciais
  • Adicionando um gráfico para o resumo do núcleo do processador no painel de cluster da Lenovo

 

Outras atualizações de extensão de parceiro

  • HPE Server e Azure Stack HCI WAC Extensions v1.6.0 – Esta extensão foi atualizada com suporte para clusters de nó único HPE ProLiant DL110 Gen10 Plus, EL8000 Gen10 Plus (lâminas e920) e Azure Stack HCI. A HPE Azure Stack HCI Extension também agora relata a lista de nós de cluster na página Visão geral, juntamente com seu status.
  • HPE Azure Stack HCI Cluster Deployment and Update Snap-in v1.3.0 – Esta extensão foi atualizada com suporte para EL8000 Gen10 Plus (lâminas e920).
  • Fujitsu ServerViewR RAID v2.0.2 – Esta extensão foi actualizada para suportar o método de monitorização iRMC(Redfish), traz de volta o método de monitorização com o gestor ServerView Raid e Agents que existiam em versões anteriores.
  • Dell PowerPath v1.2.0 – Esta extensão foi atualizada com melhorias de segurança e desempenho, juntamente com operações definidas relacionadas à configuração do PowerPath, bem como colunas adicionadas ao disco e às informações específicas da porta.
  • Marvell QLogic v2.1.4 – Esta extensão foi atualizada para suportar Pista Virtual, Limitação de E/S e NVMe Boot-From-SAN (BFS).
  • BiitOps Changes foi atualizado para v2.0.26.
  • DataON Must foi atualizado para a v3.1.7.

 

Download

 

 

 

 

A nova versão do Windows Admin Center, já está disponível para download aqui.

 

Referência

 

 

 

 

https://techcommunity.microsoft.com/t5/windows-admin-center-blog/windows-admin-center-version-2211-is-now-generally-available/ba-p/3695758?WT.mc_id=5003815

 

Inscreva-se no meu canal do YouTube ative o sininho para receber as notificações!

No responses yet

Deixe uma resposta

Microsoft MVP
Siga e curta!
Categorias
Arquivo
Inteligência artificial em seu servidor.