Olá, pessoal, tudo bem?

Hoje o assunto e sobre gerenciamento remoto de Cópias de Sombra.

 

Windows Server Core (FOD)

 

Em diversas implantações de servidores de arquivos estou optando pela versão Windows Server Core com FOD instalado, isto pela facilidade que o FOD traz para gerenciamento e configuração do Windows Server Core, além da segurança e redução de uso memória e disco. Você pode conferir mais informações neste artigo aqui.

 

Gerenciamento remoto de Cópias de sombra

 

Nas implantações de servidores de arquivos sempre quando posso configuro a Cópias de sombra (Shadow copy), mas me deparei com uma situação recentemente, como gerenciar a Cópias de Sombra remotamente.

Não encontrei nenhuma documentação oficial da Microsoft, me deparei com alguns erros ao tentar acessar remotamente a Cópia de Sombra.

Erros ao tentar acessar a Cópia de Sombra remotamente

 

Encontrei uma solução paliativa, usando uma aplicação chamada Shadow copy view. Abrir também uma discursão no fórum Tech Community Microsoft esperando uma solução da comunidade Microsoft.

Como não tive uma resposta satisfatória, fiz uma análise do ambiente e algumas respostas da discursão do Tech Community Microsoft que me trouxe um “norte” para a solução do problema.

 

Passo a passo

 

 

 

 

Antes de começar leia as observações abaixo.

Observações:

Não é possível gerenciar graficamente a Cópias de Sombra em Windows Cliente, (Windows 10 e 11), somente no Windows Server.

O procedimento demostrado abaixo foram validados nas versões Windows Server 2019 Core e Windows Server 2022 Core, ambos com FOD instalado.

 

1. Em seu servidor Windows Server acesse o Windows Defender Firewall com Segurança Avançada e habilite as seguintes regras:

 

Em português

  • Gerenciamento de Volumes Remoto – Carregador de Serviço de Disco Virtual (RPC)
  • Gerenciamento de Volumes Remoto – Serviço de Disco Virtual (RPC)
  • Gerenciamento de Volumes Remoto (RPC-EPMAP)

 

Em inglês

  • Remote Volume Management – Virtual Disk Service Loader (RPC)
  • Remote Volume Management – Virtual Disk Service (RPC)
  • Remote Volume Management (RPC-EPMAP)

 

Observação: Habilite a regra tanto do servidor que possui a Cópias de Sombra habilitada quanto no servidor que será utilizado para o gerenciamento remoto da Cópias de Sombra.

 

2. Necessário cria uma regra no Windows Defender Firewall para que seja possível o gerenciamento remoto da Cópias de Sombra, abra o Powershell como administrador no servidor que possui a Cópias de Sombra habilitada e execute um dos comandos abaixo:

Pronto! Agora você pode gerenciar remotamente a Cópias de sombra.

 

Referências

 

 

 

 

https://learn.microsoft.com/pt-br/windows-server/administration/windows-commands/vssadmin?WT.mc_id=5003815

https://learn.microsoft.com/en-us/powershell/module/netsecurity/new-netfirewallrule?view=windowsserver2022-ps&WT.mc_id=5003815

 

Inscreva-se no meu canal do YouTube ative o sininho para receber as notificações!

No responses yet

Deixe uma resposta

Microsoft MVP
Siga e curta!
Categorias
Arquivo
Inteligência artificial em seu servidor.