Olá, pessoal, tudo bem?
Hoje o assunto é a configuração do balanceamento de carga de máquinas virtuais pelo Windows Admin Center.
Este conteúdo faz parte do exame AZ-801: Configurar serviços avançados híbridos do Windows Server. Recomendo a compra do livro Exam Ref AZ-801 Configuring Windows Server Hybrid Advanced Services (English Edition)do autor Orin Thomas para estudos desta certificação.
Já escrevi diversos artigos sobre o Windows Admin Center, se você é novo por aqui, recomendo que você faça uma pesquisa com o assunto Windows Admin Center.
Em um passado não muito distante eu demostrei neste post aqui como configurar o balanceamento de carga pelo Powershell e pelo Gerenciador de Cluster de Failover.
Agora chegou a vez de demostrar como fazer pelo Windows Admin Center.
Balanceamento de carga de máquina virtual
Uma consideração e fundamental em implantações de cluster de failover e a despesa de capital (CapEX) necessária para entrar e produção. É comum adicionar redundância para evitar a falta de capacidade durante o pico de tráfego na produção, mas isso aumenta o CapEx.
O Capex indica o quanto do capital de uma companhia está comprometido com a aquisição de bens materiais, seja a maquinário, hardwares, veículos ou imóveis.
Essa redundância geralmente é necessária porque alguns servidores no cluster estão hospedando mais máquinas virtuais (VMs), enquanto outros servidores são subutilizados.
Habilitado por padrão no Azure Stack HCI, Windows Server 2022, Windows Server 2019 e Windows Server 2016, o balanceamento de carga de VM é um recurso que permite otimizar a utilização do servidor em seus clusters. Ele identifica servidores supercomprometidos e migra VMs ao vivo desses servidores para servidores subcomprometidos. Políticas de falha como antiafinidade, domínios de falha (sites) e possíveis proprietários são respeitadas.
Não vamos perder muito tempo detalhando aqui os modos e agressividade de balanceamento, isto porque ele foi detalhado neste post aqui, utilize ele como complemento para este post.
Vídeo
Prepare-se para aprofundar seus conhecimentos e dominar o balanceamento de carga em máquinas virtuais. Entenda as vantagens e desvantagens de cada abordagem para escolher a melhor para suas necessidades. Obtenha dicas práticas e truques para configurar o balanceamento de carga de forma eficiente, maximizando a confiabilidade e o desempenho das suas máquinas virtuais, usando uma interface moderna do Windows Admin Center.
Referência
https://learn.microsoft.com/en-us/azure-stack/hci/manage/vm-load-balancing?WT.mc_id=5003815
Não perca as novidades!
Inscreva-se no meu canal do YouTube e ative o sino de notificações para ficar por dentro de tudo!
Há 10 anos atuo na área de TI focado em suporte e administração de infraestrutura, especializado em plataformas Microsoft. Tenho grande experiência em troubleshooting, implantação, configuração e administração de funções e recursos de tecnologia Microsoft. Formado em Redes de Computadores pela faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte.
Comecei a compartilhar o meu conhecimento no ano de 2012, fazendo artigos e vídeos para o meu Blog. Em 2017 comecei a escrever artigos para o portal Cooperati.
Sou apaixonado em compartilhar o meu conhecimento. Meu lema é: um conhecimento só é válido quando compartilhado.
No responses yet