Olá, pessoal, tudo bem?

Hoje o assunto é a configuração do balanceamento de carga de máquinas virtuais pelo Windows Admin Center.

 

 

Este conteúdo faz parte do exame AZ-801: Configurar serviços avançados híbridos do Windows Server. Recomendo a compra do livro Exam Ref AZ-801 Configuring Windows Server Hybrid Advanced Services (English Edition)do autor Orin Thomas para estudos desta certificação.

 

Já escrevi diversos artigos sobre o Windows Admin Center, se você é novo por aqui, recomendo que você faça uma pesquisa com o assunto Windows Admin Center.

Em um passado não muito distante eu demostrei neste post aqui como configurar o balanceamento de carga pelo Powershell e pelo Gerenciador de Cluster de Failover.

Agora chegou a vez de demostrar como fazer pelo Windows Admin Center.

 

Balanceamento de carga de máquina virtual

 

 

 

 

Uma consideração e fundamental em implantações de cluster de failover e a despesa de capital (CapEX) necessária para entrar e produção. É comum adicionar redundância para evitar a falta de capacidade durante o pico de tráfego na produção, mas isso aumenta o CapEx.

O Capex indica o quanto do capital de uma companhia está comprometido com a aquisição de bens materiais, seja a maquinário, hardwares, veículos ou imóveis.

Essa redundância geralmente é necessária porque alguns servidores no cluster estão hospedando mais máquinas virtuais (VMs), enquanto outros servidores são subutilizados.

Habilitado por padrão no Azure Stack HCI, Windows Server 2022, Windows Server 2019 e Windows Server 2016, o balanceamento de carga de VM é um recurso que permite otimizar a utilização do servidor em seus clusters. Ele identifica servidores supercomprometidos e migra VMs ao vivo desses servidores para servidores subcomprometidos. Políticas de falha como antiafinidade, domínios de falha (sites) e possíveis proprietários são respeitadas.

Não vamos perder muito tempo detalhando aqui os modos e agressividade de balanceamento, isto porque ele foi detalhado neste post aqui, utilize ele como complemento para este post.

 

Vídeo

 

 

 

 

Prepare-se para aprofundar seus conhecimentos e dominar o balanceamento de carga em máquinas virtuais. Entenda as vantagens e desvantagens de cada abordagem para escolher a melhor para suas necessidades. Obtenha dicas práticas e truques para configurar o balanceamento de carga de forma eficiente, maximizando a confiabilidade e o desempenho das suas máquinas virtuais, usando uma interface moderna do Windows Admin Center.

 

Referência

 

 

 

 

https://learn.microsoft.com/en-us/azure-stack/hci/manage/vm-load-balancing?WT.mc_id=5003815

 

Não perca as novidades!

Inscreva-se no meu canal do YouTube e ative o sino de notificações para ficar por dentro de tudo!

No responses yet

Deixe uma resposta

Microsoft MVP
Siga e curta!
Categorias
Arquivo
Inteligência artificial em seu servidor.