Olá pessoal, tudo bem?

Resolvi atualizar este artigo que foi publicado em 15 de fevereiro de 2019, o artigo original estava com algumas imagens com problemas, então resolvi revisar ele, apresentando uma nova abordagem do problema encontrado ao tentar instalar o RSAT na versão do Windows 10 – 1809 ou posteriores.

A maioria dos profissionais de TI, conhece o famoso RSAT (Remote Server Administratiron Tools), aquele pacote adicional que baixamos para poder fazer o gerenciamento remoto de um servidor Windows Server através de um Windows cliente (Windows 7, Windows 8, Windows 8.1 e Windows 10), o RSAT inclui o Gerenciador do Servideorsnapins do MMC (Microsoft Management Console), os consoles, os provedores e os cmdlets do PowerShell, além de ferramentas da linha de comando para o gerenciamento de funções e recursos executados no Windows Server.

Acontece que, com a chegada do Windows 10 Versão 1809, o RSAT já não será mais instalado como antigamente, nas versões anteriores que era necessário baixar um pacote MSI instalar e depois adicionar as funções e recursos que iriamos gerenciar. Agora no Windows 10 Versão 1809 é possível instalar o pacote Remote Server Administration Tools, não é necessário procurar na Web ou no Microsoft Download Center, tudo é feito pelo aplicativo (Configurações).

 

Passo a passo

 

 

 

 

 

1. Abra o aplicativo Configurações e clique em Aplicativos.

 

2. Em seguida clique no link Gerenciar recursos opcionais.

Agora vem o problema, ao ingressar o Windows 10 Pro Versão 1809 em um domínio, acontece um erro ao tentar adicionar o pacote RSAT.

 

(Erro ao acessar a opção Recursos opcionais no Windows 10, versão 1809)

 

Deveríamos concluir essa tarefa, mas devido a este erro não conseguimos concluir a instalação do RSAT.

Fiz várias pesquisas na internet é encontre a solução do problema. 

Solução

 

 

 

 

 

1. Execute o seguinte comando: secpol.msc  (Política de Segurança Local) em Executar.

 

2. Entre em Políticas locais, depois vai em Opções de Segurança e depois clique em Controle de Conta de Usuário: Modo de Aprovação de Administrador para a conta de Administrador Interno, marque Habilitado.

 

Continuando o Passo a Passo

 

 

 

 

 

3. Reinicie o computador e tente novamente. Pronto agora você verá os componentes do pacote RSAT na lista de recursos opcionais. Acesse novamente Configurações, em seguida clique em Aplicativos. Em Aplicativos e recursos, clique em  Adicionar um recurso.

Observação: Somente usuários administradores locais ou do domínio podem instalar recursos opcionais.

 

3. Selecione a Função ou Recurso do RSAT que deseja instalar, clique em Instalar e aguarde a sua instalação.

 

Pronto agora é só aguarda a instalação. Que já vai estar pronto para utilização o RSAT.

 

Caso precisar do RSAT para o Windows 10 Versão 1709, Windows 10 Versão1803 e para o Windows Server 2016 pode fazer o download aqui.

 

 

Inscreva-se no meu canal do YouTube!

19 Responses

  1. Muito bom dia Gabriel, tudo bem?

    No meu caso o Windows 10 foi atualizado via browser no site https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10. Agora está na versão compilação sistema operacional 19041.450. Já fiz os procedimentos citados acima, mas não consigo instalar o RSAT. Ele tava instalado anteriormente, mas após a atualização do Windows, foi removido. Até na opção de instalação de aplicativos não está instalando.

  2. Gabriel, bom dia.

    Estou seguindo seu tutorial e ate a instalação dos recursos OK, ao finalizar a instalação gerar o erro 0x80072ee2 no recursos de gerenciamento remoto.

  3. Muito boa explicação, no entanto, ao instalar o recurso, aparece um erro de “Falha na instalação”. Saberia me dizer o que é?

    • Bom dia. Impossível diagnosticar com apenas essa informação “Falha na instalação”.

      Recomendo que você entre no meu grupo do Telegram https://t.me/gabrielluizbrasil para enviar mais informações sobre o seu erro, com imagens e detalhamento do erro.

      ATENÇÃO: AO ENTRAR NO GRUPO RESPONDA AS DUAS PERGUNTAS DE SEGURANÇA OU SERÁ BANIDO PELO ROBÔ.

Deixe uma resposta

Microsoft MVP
Siga e curta!
Categorias
Arquivo
Inteligência artificial em seu servidor.