Imagine a seguinte situação, você tem 200 estações de trabalho em seu ambiente de TI, todos os dias vários usuários esquecem de desligar os computadores no final de sua jornada de trabalho. A conta de luz vai chegar “salgada” no outro mês. Para resolver isso vou disponibilizar um “batizinha” genial, que achei há muito tempo na internet. Com este script e possível desligar todas as estações de trabalho utilizando um arquivo de texto.

Script

 

 

 

 

Baixei aqui no meu GitHub a bat, o arquivo de texto chamado ESTACAO e o arquivo xml para importação no Agendador de Tarefas no Windows 10 e Windows Server 2016 e 2019.

 

Passo a passo

 

 

 

 

Não será necessário criar um GPO, vamos apenas criar a tarefa no servidor Active Directory Domain Services (Serviços de Domínio Active Directory).

Primeiro, siga este artigo, Gerenciamento Remoto do Windows por GPO, mas você deve incluir outras entradas no Firewall do Windows e claro também mover as estações de trabalho que deseja desligar remotamente para OU Desktops.

Observação: Não se esqueça de executar o gpupdate /force para atualizar a diretivas de grupo nas estações de trabalho.

 

1. Crie uma pasta com nome Scripts e coloque os arquivos baixados do GitHub dentro dela.

2. Edite o arquivo de texto ESTACOES e coloque os hostnames das estações de trabalho que você deseja desligar remotamente no arquivo. Salve após editar.

Feito isso agora vamos criar uma tarefa no Agendador de Tarefas do Windows.

3. Abra o Agendador de Tarefas apenas digitando no Menu Iniciar.

 

4. Em Biblioteca do Agendador de Tarefas clique em Criar Tarefa…

 

5. Nos campos a seguir faça a seguinte tarefa:

Nome escreva Desligar computadores, em Descrição escreva uma breve descrição da tarefa (Opcional), em Opções de segurança deixe marcado Executar estando o usuário conectado ou não, deixa em Configurar para selecione Windows Server 2019.

 

6. Em Disparadores, clique em Novo, configure conforme a sua necessidade, neste exemplo optei em executar esta tarefa diariamente a partir das 19 horas.

Resultado da configuração ficou assim:

 

7. Agora vamos à aba Ação. Clique novamente em Novo, em Ação selecione Iniciar um programa, clique em Procurar.. selecione o arquivo desligar-computadores, no campo Iniciar em, escreva C:\Scripts\. Pronto, finalizamos a ação.

 

Resultado da configuração ficou assim:

 

8. Na aba Condições, em Ligar/Desligar, desmarque às três opções:

Iniciar a tarefa somente se o computador estiver ligado na rede elétrica, Interromper se o computador passar a usar bateria e Interromper se o computador não tiver mais ocioso.

 

 

Resultado da configuração ficou assim:

9. Na aba Configurações desmarque as seguintes opções:

Interromper a tarefa se ela for executada por mais de: e Se a tarefa em execução não parar quando solicitado, forçar a interrupção.

Deixe marcado Permitir que a tarefa seja executada por demanda.

Em Se a tarefa não estiver sendo executada, a seguinte regra será aplicada:

Selecione Executar uma nova instância em paralelo.

Resultado da configuração fica assim:

 

10. Agora basta clicar em OK e inserir a senha do usuário administrador.

 

Agora vamos executar um teste, basta clica em Executar na tarefa que foi criada. Os três desktops com os hostnames, FILE, HY e HY1 serão desligados remotamente.

 

Inscreva-se no meu canal do YouTube!

No responses yet

Deixe uma resposta

Microsoft MVP
Siga e curta!
Categorias
Arquivo
Inteligência artificial em seu servidor.