Olá pessoal, tudo bem?

O processo clonar máquina virtual no Hyper-V Manager (Gerenciador do Hyper-V) exigia várias etapas como demostrado neste artigo aqui.

Uma das novidades adicionas a nova versão do Windows Admin Center foi a possibilidade de clonar uma máquina virtual. Você pode ler todas as novidades do Windows Admin Center, versão 2007 neste artigo aqui.

Com poucos cliques, uma máquina virtual pode ser clonada usando o Windows Admin Center. Você pode solicitar para o Windows Admin Center executar o sysprep ou você mesmo executar. Mas sempre ao clonar uma máquina virtual e necessário executar o sysprep.  O processo de clonagem da máquina virtual e todo automático, basta escolhe o local aonde será armazenado a máquina virtual clonada.

 

Requisitos

 

 

 

 

 

1. Necessário ter o Windows Admin Center instalado, pode ser instalado no modo gateway ou modo local. Você também pode ter o Windows Admin Center instalado em alta disponibilidade.

2. Ter um host de Hyper-V, que pode ser versões 2012, 2012 R2, 2016 e 2019.

Observação: Em sistemas operacionais mais antigos como Windows Server 2012 e 2012 R2 necessário ter o Windows Management Framework (WMF) versão 5.1 ou superior nesses servidores. Você pode aprender atualizar seguindo este post meu aqui.

3. Adicionar o host de Hyper-V ao Windows Admin Center.

 

Com tudo pronto, vamos ao procedimento de clonar uma máquina virtual utilizando o Windows Admin Center.

 

Passo a Passo

 

 

 

 

 

1. Vamos começar adicionando o host de Hyper-V no Windows Admin Center, ele já está ingressado em um domínio. Basta escrever o hostname do servidor.

 

2. Agora clique em Máquinas virtuais, logo em seguida em Estoque.

 

3. Selecione a máquina virtual (VM) que deseja clonar. Depois clique em Mais, logo em seguida clique em Clonar. Vamos criar uma pasta chamada Clone em C:\, para armazenar a máquina virtual clonada.

 

4. Agora basta clicar em Clonar. Neste caso não vamos executar o sysprep, vamos deixar que o Windows Admin Center execute. Inserir as credenciais da máquina virtual e pronto. Aguardar a conclusão da clonagem da máquina virtual.

 

5. Para acompanhar todo o processo clique em Notificações.

 

6. Processo de clonagem da máquina virtual finalizado.

 

7. Agora é só ligar a máquina virtual. Este processo pode ser executado tanto no Windows Admin Center quanto no Hyper-V Manager (Gerenciador do Hyper-V).

 

Verificando SID

Após a máquina virtual ser clonada verifique se o SID esta diferente. Para este procedimento baixe este executável neste link aqui. Depois de descompactar o PsTools basta navegar até a pasta do PsTools e executar o seguinte comando:

Um identificador de segurança (SID) é um valor único de comprimento variável que é usado para identificar um diretor de segurança (como um grupo de segurança) em sistemas operacionais Windows.

 

Referências

 

 

 

 

 

https://support.microsoft.com/pt-br/help/243330/well-known-security-identifiers-in-windows-operating-systems#:~:text=Um%20identificador%20de%20seguran%C3%A7a%20(SID,grupos%20gen%C3%A9ricos%20%C3%A9%20particularmente%20conhecido.

https://www.youtube.com/watch?v=y5feVzp-E0s

https://techcommunity.microsoft.com/t5/windows-admin-center-blog/windows-admin-center-version-2007-is-now-generally-available/ba-p/1536215

 

 

Inscreva-se no meu canal do YouTube!

2 Responses

    • Boa tarde. Muito obrigado por prestigiar o meu trabalho.

      Você pode instalar a função Hyper-V de no Windows Server Essentials, de depois subir apenas uma máquina virtual com o Windows Server Essentials.

Deixe uma resposta

Microsoft MVP
Siga e curta!
Categorias
Arquivo
Inteligência artificial em seu servidor.