Olá pessoal, tudo bem?
Acho que a maioria das pessoas já passou por estas situações de apagar um arquivo acidentalmente, deletar um disco rígido inteiro ou uma partição. O “coração chega a gelar”, de pensar que o arquivo importante foi deletado. Mas calma, existe solução.
No mercado temos vários aplicativos que promete recuperação de dados, mas nada melhor que utilizar uma ferramenta disponível gratuitamente, o melhor, projetada pela Microsoft, que a empresa que conhece o Windows “a fundo”.
Ele é baseado em linha de comando. Funciona em todos os tipos de armazenamento locais, incluindo unidades internas, unidades externas e dispositivos de armazenamento USB.
A recuperação no armazenamento em nuvem e nos compartilhamentos de arquivos de rede não é suportada.
Aqui estão os diferentes casos de uso quando o aplicativo pode ser usado:
- Se você acidentalmente excluiu um arquivo importante.
- Você excluiu um arquivo com o switch shift+Delete que o remove da Lixeira também.
- O disco rígido foi limpo.
- Windows ou Disco Rígido corrompeu dados.
Os três modos de recuperação de arquivos do Windows
O Windows suporta diferentes tipos de sistemas de arquivos pertencentes a diferentes tipos de dispositivos de armazenamento. Aqui está um resumo rápido do suporte a diferentes sistemas de arquivos pelo Windows:
Sistemas de arquivos | Tipos de sistema operacional e dispositivo |
FAT e exFAT | Unidades USB, unidades flash, cartões SD (menos de 4 GB) |
ReFS | Servidores Windows e estações de trabalho do Windows 10 Pro for Workstations |
NTFS | HDD interno, SSD, Unidades Externas, Placas USB e SD com capacidade de armazenamento superior a 4 GB |
A ferramenta suporta três modos de operação. Aqui está uma breve descrição para os três modos:
Modo padrão (/n) – Default Mode
O modo padrão usa o MFT (Master File Table, tabela de arquivos mestres) para localizar os arquivos perdidos. Funciona melhor para arquivos que foram excluídos recentemente. Ele só suporta o sistema de arquivos NTFS.
Modo segmento (/r) – Segment Mode
Este modo não requer MFT, ele requer apenas segmentos de dados. Funciona melhor para situações em que os dados foram excluídos há um tempo ou depois que o disco foi formatado. Também funciona para recuperar dados de unidades corruptas.
Modo de assinatura (/x) – Signature Mode
O modo de assinatura funciona para ambos os tipos de partições, i-e FAT, ReFS, exFAT e NTFS. Este modo só funciona para arquivos grandes e buscas por tipos de arquivos específicos. Dados de dispositivos de armazenamento externos e dispositivos USB só podem ser recuperados com o modo assinatura.
A tabela a seguir resume os grupos de extensões e os tipos de arquivos suportados para cada grupo quando você usa a opção / y: <type (s)>:
Grupo de extensão |
Tipo de arquivo |
ASF | wma, wmv, asf |
JPEG | jpg, jpeg, jpe, jif, jfif, jfi |
MP3 | mp3 |
MPEG | mpeg, mp4, mpg, m4a, m4v, m4b, m4r, mov, 3gp, qt |
PNG | png |
ZIP | zip, docx, xlsx, pptx, odt, ods, odp, odg, odg, odi, odf, odc, odm, ott, otg, otp, ots, otc, oti, otf, oth |
Requisitos
Antes de colocar a “mão na massa” vamos ver os requisitos.
- Você precisa estar executando o Windows 10, versão 2004 (Build 19041), ou superior.
- A origem e o destino devem ser diferentes. Se você não tiver uma segunda unidade no computador, você pode usar uma unidade USB como alvo para a restauração. Se você estiver armazenando um cartão SD ou uma unidade externa, você pode usar a unidade interna do sistema (muitas vezes a unidade C:) como um alvo.
- A ferramenta suporta diferentes sistemas de arquivos, como NTFS, ReFS, FAT e exFAT. Se você estiver restaurando arquivos de um sistema de arquivos não-NTFS, você precisará executar os comandos no modo de assinatura usando o parâmetro /x.
Download
Primeiro faça o download aqui na Microsoft Store.
Vídeo
No vídeo será demostrado o passo a passo de como instalar e utilizar todos os modos do Windows File Recovery.
Referências
Os comandos utilizados no vídeo estão nos links de referências.
https://support.microsoft.com/pt-br/help/4538642/windows-10-restore-lost-files
https://www.thomasmaurer.ch/2020/06/recover-files-on-windows-using-the-windows-file-recovery-tool/
Inscreva-se no meu canal do YouTube!
Há 10 anos atuo na área de TI focado em suporte e administração de infraestrutura, especializado em plataformas Microsoft. Tenho grande experiência em troubleshooting, implantação, configuração e administração de funções e recursos de tecnologia Microsoft. Formado em Redes de Computadores pela faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte.
Comecei a compartilhar o meu conhecimento no ano de 2012, fazendo artigos e vídeos para o meu Blog. Em 2017 comecei a escrever artigos para o portal Cooperati.
Sou apaixonado em compartilhar o meu conhecimento. Meu lema é: um conhecimento só é válido quando compartilhado.
4 Responses
e ai cara beleza. Saberia me dizer por que recupera mas na hora de abrir os recuperados ele não abre ? Se conseguir me dar uma dica. Exemplo : Nos PDF informa que não é um formato conhecido.
Boa noite. Muito obrigado por prestigiar o meu trabalho. Sinceramente não sei lhe informar o que está acontecendo. Verifique da documentação se o seu computador e disco atende os requisitos.
Boa tarde Gabriel,
Estive lendo e vendo seu video porém não obtive sucesso com o uso da ferramenta, desta forma gostaria de lhe pergunta se sabe o que pode estar afetando.
O cenário é este:
O equipamento possui SSD com criptografia Bitlocker ativa no disco e possui apenas 1 unidade C: sendo assim estou tentando utilizar uma unidade de rede para servir como unidade adicional já que o software não permite o uso da mesma.
Porém sempre que executo teste a aplicação executa mas retorna como a informação de nenhum arquivo localizado.
Já vivenciou algum cenário como este? saberia me dar um norte para testar e validar.
Obrigado.
Bom dia. Muito obrigado por prestigiar o meu trabalho. Não se pode usar compartilhamento para servi como unidade adicional.
Leia no artigo os requisitos para que a ferramenta funcione corretamente. http://gabrielluiz.com/2020/08/windows-file-recovery/