Olá pessoal, tudo bem? 

No dia 17 de agosto de 2020 eu publiquei este artigo aqui, falando das novidades do Windows Admin Center, Versão 2007.

No Microsoft Ignite 2020 foi anunciado a nova versão 2009 do Windows Admin Center.

 

 

Vamos as novidades!

Windows Admin Center no Portal Azure

Para mim a principal novidade foi a possibilidade de executar o Windows Admin Center no Portal do Azure. Permite que você gerencie VMs IaaS do Azure com sistema operacional Windows Server de maneira integrada e em um nível mais granular. Essa funcionalidade embutida oferece a oportunidade de maior supervisão de suas cargas de trabalho diretamente do Portal do Azure.

Está disponível para todos os clientes do Windows Serve no Azure executando Windows Server 2016 e 2019.

O Windows Admin Center sendo executado no Azure, será sempre atualizado com novos recursos.

Agora fornecemos recursos de nuvem que antes estavam disponíveis apenas para usuários do Windows Admin Center no local.

Interface familiar, a mesma interface que você já usa no seu Windows Admin Center local, agora também será a mesma do Windows Admin Center no Azure.

Mais informações

 

Windows Admin Center suporta serviço Azure Kubernetes no Azure Stack HCI

Azure Kubernetes Service no Azure Stack HCI, uma nova maneira de os clientes criarem Kubernetes e implantarem clusters Kubernetes em seus ambientes Azure Stack HCI.

Mais informações

 

Gerenciamento de máquinas virtuais

 Esta é uma das extensões mais usadas do Windows Admin Center. A Microsoft estar trabalhando duro para trazer novos recursos e melhorias para esta extensão. Aqui estão alguns destaques:

Dropdown VM modificado para facilitar a navegação – Chega de pesquisar através de uma longa lista!

Migração de armazenamento ao vivo – Finalmente, o Admin Center suporta a migração de armazenamento ao vivo de suas máquinas virtuais. Procure-o em Manage > Move.

Regras de afinidade/anti-afinidade – Você está executando um cluster HCI Azure Stack? Gerencie as regras de afinidade de suas máquinas virtuais usando uma nova seção em configurações VM ou configurações de host Hyper-V.

Conecte-se usando o Windows Admin Center – Gerencie qualquer máquina virtual usando as ferramentas nativas do Windows Admin Center. Procure-o em Connect > Use o Windows Admin Center.

Junte-se a um domínio – Junte-se facilmente a um domínio com uma interface simples de usuário dentro da ferramenta Máquina Virtual. Encontre-o em Gerenciar > Participar de domínios.

Clone a VM – Windows Admin Center traz uma experiência otimizada de clone VM que reduz significativamente o esforço do usuário, o tempo e o engajamento necessários para o processo. Encontre-o em Manage > Clone.

Pequenas melhorias de desempenho.

 

Ferramenta de compartilhamentos de arquivos melhorado

O servidor de arquivos SMB é a função mais usada no Windows Server e obtém desenvolvimento contínuo de recursos, mas não tem uma atualização do Windows Admin Center há anos. Isso muda agora com o lançamento da extensão “Arquivo e arquivos” renovada com as seguintes melhorias:

Nova localização – a ferramenta original File Shares agora faz parte da extensão Arquivos. Aposto que muitos de vocês nunca encontraram no passado!

Novo visual de página de pouso – A grade de todas as Ações SMB agora mostra informações úteis em torno de caminhos locais e UNC, número de clientes conectados, criptografia, arquivos off-line e outros detalhes.

Novo fluxo de trabalho de criação e edição de compartilhamentos – criar compartilhamentos agora adiciona navegação útil de pastas, navegação de gerenciamento ativo e segurança local, além de segurança, arquivos off-line e opções avançadas.

Nova página de configurações globais – alterar a segurança do servidor de arquivos não requer mais o PowerShell! Agora você pode controlar a criptografia, assinar e até mesmo detectar e desinstalar o SMB1.

 

Ferramenta de contêineres

Nesta versão, também temos uma nova versão da ferramenta Containers disponível em nosso feed público. Instale a versão mais recente no seu gerenciador de extensões hoje e confira esses novos recursos:

Recurso Instalar contêineres + Docker – Se a extensão estiver ativada e o host não for um host de contêiner configurado corretamente, a extensão agora oferecerá a opção de instalar o recurso Containers no Windows Server, instalar o Docker, reiniciar o servidor e iniciar o serviço Docker logo depois.

Imagens comuns para puxar – Agora listamos as imagens de contêiner base do Windows mais comuns e as temos prontas para serem puxadas sem necessidade de digitar o nome da imagem e a tag.

Funcionalidade de desativação de extensão para nós Kubernetes – Se o servidor alvo fizer parte de um cluster Kubernetes, a extensão Containers terá operações destrutivas (como parar um contêiner) desativadas. Isso garantirá que o WAC não interfira nas implantações do Kubernetes, ao mesmo tempo em que permite que os usuários usem a extensão para criar novas imagens de contêiner.

 

Experiência do usuário

Novo visual

Windows Admin Center tem uma nova cor! Esperamos que você goste da nossa nova cor de barra de navegação superior e as mudanças de design que fizemos para fazer o Windows Admin Center parecer mais moderno. O Windows Admin Center tem sido historicamente vinculado ao Windows Server, mas agora ele se tornou seu próprio produto independente. Embora os termos da licença tenham sido atualizados, isso não afeta o uso do Windows Admin Center de forma alguma.

Correções de bugs e melhorias de acessibilidade

Várias correções de bugs: Bugs foram corrigidos em todo o produto e mais correções continuarão vindo através de nosso feed de extensão ao longo dos próximos meses.

Correções de acessibilidade: A acessibilidade continua a desempenhar um papel crucial em todo o produto. Esta versão é a nossa versão mais acessível do Admin Center de todos os tempos. Se você tiver alguma dúvida ou preocupação, envie um e-mail para wacchat@microsoft.com.

 

Gerenciamento do HCI do Azure Stack

Rede definida por software

O fluxo de trabalho de implantação do cluster do Windows Admin Center agora suporta a implantação do SDN (Software Defined Networking, rede definida por software). Estamos introduzindo um novo recurso que permitirá que os usuários provisionem o componente Controlador de Rede da implantação do SDN. O SDN fará parte do Estágio 5 do nosso fluxo de implantação de cluster (Add > Cluster > Create New), onde todos os parâmetros necessários para sdn serão validados e implantados. A implantação do SDN é opcional e os usuários podem pular o Estágio 5.

Não está familiarizado com o software Defined Networking? O fluxo de trabalho do Windows Admin Center facilita o início para usuários iniciantes! Confira hoje.

 

Fluxo de trabalho de implantação de cluster

 Nova funcionalidade de exclusão/inclusão – A ferramenta de criação de cluster agora permite que os usuários escolham e incluam ou excluam adaptadores para rede de clusters. Ele permite que os usuários tragam hardware com NICs USB adicionais ou NICs especializados que são destinados ao gerenciamento ou conectividade BMC, mas ainda são capazes de executar através da criação de cluster, excluindo-os explicitamente no estágio de rede.

 

 

Melhorias nas Atualizações Com Reconhecimento de Cluster (CAU)

Atualizações de hardware – Agora temos atualizações de hardware integradas como parte do Microsoft Windows Updates. Atualmente este é apenas um espaço reservado. Nossos parceiros OEM estão trabalhando ativamente para obter snap-ins específicos de hardware que estariam disponíveis de forma integrada para manter os clusters sempre atualizados.

 

Ecossistema de Parceiros

Nossos parceiros do Windows Admin Center têm trabalhado duro no desenvolvimento de novas extensões para melhorar sua experiência no Windows Admin Center. No curto espaço de tempo desde nosso último lançamento, nossos parceiros Dell e HPE lançaram três extensões completamente novas. Além disso, foram feitas atualizações para várias extensões da Dell, HPE, DataON e QCT.

Dell PowerPath

A extensão Dell EMC PowerPath está agora geralmente disponível. O Dell EMC PowerPath é um software multipata baseado em host que garante disponibilidade e desempenho consistentes de aplicativos em caminhos de I/O em plataformas físicas e virtuais. O Dell EMC PowerPath com o Microsoft Windows Admin Center permite que os usuários gerenciem servidores Dell EMC PowerPath como hosts. Ele simplifica as tarefas dos administradores de TI gerenciando remotamente os servidores Dell EMC PowerPath ao longo de seu ciclo de vida.

HPE OneView

A extensão HPE OneView para Windows Admin Center está agora em pré-visualização. A extensão HPE OneView fornece inventário de servidor com monitoramento de status de saúde, firmware e monitoramento de driver, bem como gerenciamento de inventário de rede dos servidores HPE ProLiant e Synergy. Essa extensão usa o HPE OneView como provedor de dados. O servidor Do Centro administrativo do Windows deve ter conectividade com o HPE OneView. Esta extensão está disponível para os servidores ProLiant e Synergy Gen8, Gen9 e Gen10.

Gerenciador de armazenamento HPE

A extensão de armazenamento HPE está agora em pré-visualização. As extensões de armazenamento HPE incluem a conexão HPE Storage e a extensão da ferramenta HPE Storage. A conexão HPE Storage permite a configuração dos sistemas HPE Primera e HPE 3PAR Storage, enquanto a extensão da ferramenta HPE Storage permite o gerenciamento do armazenamento HPE Primera e HPE 3PAR sob o Windows Admin Center. A edição de pré-visualização, HPE Storage Extension 1.0 inclui os recursos de monitoramento, como saúde geral do sistema, visão de inventário físico e lógico e métricas de desempenho em termos de IOPS total, largura de banda e latência.

Esta extensão suporta os seguintes sistemas de armazenamento:

HPE Primera – todas as versões do SO, incluindo 4.2.0

HPE 3PAR OS 3.3.1 MU5

Extensões atualizadas de parceiros

Além das novas extensões de parceiros que foram lançadas nos últimos meses, vários de nossos parceiros atualizaram suas extensões existentes:

Dell EMC OpenManage – A versão mais recente inclui atualizações de compatibilidade para a versão mais recente do Windows Admin Center.

HPE Server e Azure Stack HCI – A HPE fez muitas melhorias nesta extensão com sua versão mais recente, incluindo suporte para servidores Gen10 e Gen10 Plus, bem como modelos de cluster Azure Stack HCI.

DataON MUST – Na mais recente compilação desta extensão, a DataON ampliou a experiência de monitoramento e gerenciamento de soluções Azure Stack HCI e totalmente integrada com o Azure Monitor e o Azure Analytics para uma verdadeira experiência híbrida de gerenciamento de nuvem.

QCT Management Suite – A QCT adicionou suporte para o QuataMesh T4048-IX8D e o QuataMesh T7032-IX7D em sua última compilação.

 

Download

 

 

 

 

Baixe o Windows Admin Center, versão 2009 hoje!

 

Referência

 

 

 

 

https://techcommunity.microsoft.com/t5/windows-admin-center-blog/windows-admin-center-version-2009-is-now-generally-available/ba-p/1696665?WT.mc_id=WDIT-MVP-5003815

 

Inscreva-se no meu canal do YouTube!

No responses yet

Deixe uma resposta

Microsoft MVP
Siga e curta!
Categorias
Arquivo
Inteligência artificial em seu servidor.