Olá pessoal, tudo bem?

Depois de aprender a configurar o pfSense como dispositivo de VPN do Azure VPN Site a Site (Site to Site VPN), link do artigo aqui, você aprendeu também a como criar a galeria de máquinas virtuais personalizadas usando o Hyper-V Quick Create no Windows 10, link do artigo aqui.

Hoje estou disponibilizando para vocês o arquivo de configuração arquivo JSONEste arquivo você tem de ter uma máquina virtual, geração 2, com o pfSense configurado para dispositivo de VPN do Azure VPN Site a Site (Site to Site VPN) para execução no Hyper-V.

Tem duas maneiras de utilizar o VHDX com pfSense configurado para dispositivo de VPN do Azure VPN Site a Site (Site to Site VPN):

 

Hyper-V Quick Create

 

 

 

 

 

A primeira, você pode utilizar o arquivo JSON para obter a máquina virtual com pfSense preparada e configurada como dispositivo de VPN do Azure VPN Site a Site (Site to Site VPN). Tudo bem simples, basta seguir o passo a passo do artigo Hyper-V – Criar Galeria de Máquinas Virtuais Personalizadas, a partir do passo 6. Só é preciso baixar somente o arquivo JSON, que pode ser baixado no meu GitHub, aqui, pois todos os demais arquivos estão na nuvem, basta criar uma pasta no C:\ com o nome Modelo VHDX e colocar o arquivo JSON dentro da pasta.

Só adicionar o arquivo JSON a sua galeria de máquinas virtuais personalizadas e abrir o Hyper-V Quick Create no Windows 10 Pro ou Enterprise e clicar em Criar Máquina Virtual, aguardar o donwload e pronto.

Mas algumas configurações devem ser feitas, como troca de IP da máquina virtual, todos esses passos você pode aprender acessando o meu artigo, Utilizando o pfSense como dispositivo de VPN do Azure VPN Site a Site (Site to Site VPN). Também a criação dos comutadores virtuais do Hyper-V terá quer ser criado.

O pfSense já estar todo configurado para o Azure VPN Site a Site (Site to Site VPN), bastando você substituir os valores 1 e 2, demostrado na imagem abaixo.

 

Endereço IP público do Azure

Coloque o seu endereço de IP público do Azure.

 

Rede Virtual do Azure

Coloque o prefixo da sua rede virtual (address-prefix) da sua rede do Azure.

 

Arquivo VHDX

 

 

 

 

 

A segunda maneira será se quiser também, você pode deixar o VHDX, diretamente deste link aqui, caso queira utilizar ele em produção como dispositivo de VPN do Azure VPN Site a Site (Site to Site VPN), no Windows Server ou Hyper-V Server por exemplo. A máquina virtual já está configurada como dispositivo de VPN do Azure VPN Site a Site (Site to Site VPN), basta alterar os parâmetros mencionados anteriormente e criação dos comutadores virtuais do Hyper-V e criar uma máquina virtual geração 2.

Usuário e senha de acesso a console do pfSense

Para ter acesso a console do pfSense utilize usuário e senha demostrados na imagem abaixo:

 

Espero que tenha gostado desta facilidade que compartilhei com vocês!

Será uma “mão na roda” para fazer a conexão do seu ambiente de estudos local com o Azure ou seu ambiente de produção.

Bons estudos e até o próximo artigo!

 

Inscreva-se no meu canal do YouTube!

No responses yet

Deixe uma resposta

Microsoft MVP
Siga e curta!
Categorias
Arquivo
Inteligência artificial em seu servidor.