Olá pessoal, tudo bem? Vamos iniciar o ano de 2021 conhecendo mais sobre o Windows Admin Center.

Hoje vamos aprender um pouco das configurações do Windows Admin Center. O que cada opção oferece de configuração e personalização para o Windows Admin Center.

As configurações do Windows Admin Center são compostas por configurações de nível de usuário e de gateway. Uma alteração de uma configuração de nível de usuário afeta apenas o perfil do usuário atual, enquanto uma alteração de uma configuração de nível de gateway afeta todos os usuários desse gateway do Windows Admin Center.

 

Configurações do usuário

 As configurações de nível de usuário são compostas pelas seguintes seções: 

  • Conta
  • Personalização
  • Idioma/Região
  • Sugestões

 

Conta

Personalização

  Idioma/Região

 Sugestões

 

As guias Avançado e Perfil de Desempenho fornece funcionalidades adicionais aos desenvolvedores de extensões do Windows Admin Center.

 

Avançado e Perfil de Desempenho

 

Configurações do gateway

 

As configurações de nível de gateway são compostas pelas seguintes seções: 

  • Extensões
  • Acesso
  • Azure
  • Conexões Compartilhadas

 

Observação: Somente administradores de gateway podem ver e alterar essas configurações. As alterações dessas configurações afetam a configuração do gateway e, consequentemente, todos os usuários do gateway do Windows Admin Center.

 

Extensões

Em breve vamos aprender a gerenciar as Extensões.

Acesso

Em breve vamos aprender como controlar o acesso ao gateway.

Azure

Você pode aprender a como registrar o gateway com Azure neste artigo aqui.

Conexões Compartilhadas

Em breve vamos aprender a configurar Conexões Compartilhadas.

Atenção

 

 

 

 

 

As opções de Acesso e Conexões Compartilhadas somente estão disponíveis nas instalações do Windows Admin Center nos Modos Gateway, Nó Gerenciado e Alta Disponibilidade. Ideal para implementações maiores.

Os modos de instalação Gateway, Nó Gerenciado e Alta Disponibilidade podem ser instalados somente em sistema operacionais Windows Server, sendo restrito as versões Windows Server Canal Semestral, 2016 e 2019. 

Quando implantado no Windows Server, o Windows Admin Center fornece um ponto de gerenciamento centralizado para o seu ambiente de servidor. Ao controlar o acesso ao Windows Admin Center, você pode aprimorar a segurança do seu cenário de gerenciamento.

Já o modo instalação cliente local não tem a opção de Acesso e Conexões Compartilhadas, por se tratar de uma instalação feito localmente no Windows 10, no qual não possível controlar acesso ao Windows Admin Center.  Este cenário e ideal para cenários pequenos.

 

Observação: Mesmo o Windows Admin Center esteja instalado modo cliente local, um usuário comum conseguirá adicionar dispositivos no Windows Admin Center, mas o acesso somente e permitido com credenciais com perfil de administradores. Veja na demonstração na imagem abaixo. O Windows Admin Center está instalado no Windows 10 que está em Workgroup, o servidor adicionado está ingressado em um domínio, o usuário gabriel.luiz do domínio gabrielluiz.local não é administrador do domínio. Usuário consegue adicionar o servidor, mas não será permitido o seu acesso ao servidor pelo Windows Admin Center.

 

Referências

 

 

 

 

https://docs.microsoft.com/pt-br/windows-server/manage/windows-admin-center/configure/settings?WT.mc_id=WDIT-MVP-5003815

 

Inscreva-se no meu canal do YouTube!

No responses yet

Deixe uma resposta

Microsoft MVP
Siga e curta!
Categorias
Arquivo
Inteligência artificial em seu servidor.