Olá pessoal, tudo bem? Vamos iniciar o ano de 2021 conhecendo mais sobre o Windows Admin Center.
Hoje vamos aprender um pouco das configurações do Windows Admin Center. O que cada opção oferece de configuração e personalização para o Windows Admin Center.
As configurações do Windows Admin Center são compostas por configurações de nível de usuário e de gateway. Uma alteração de uma configuração de nível de usuário afeta apenas o perfil do usuário atual, enquanto uma alteração de uma configuração de nível de gateway afeta todos os usuários desse gateway do Windows Admin Center.
Configurações do usuário
As configurações de nível de usuário são compostas pelas seguintes seções:
- Conta
- Personalização
- Idioma/Região
- Sugestões
Conta
Personalização
Idioma/Região
Sugestões
As guias Avançado e Perfil de Desempenho fornece funcionalidades adicionais aos desenvolvedores de extensões do Windows Admin Center.
Avançado e Perfil de Desempenho
Configurações do gateway
As configurações de nível de gateway são compostas pelas seguintes seções:
- Extensões
- Acesso
- Azure
- Conexões Compartilhadas
Observação: Somente administradores de gateway podem ver e alterar essas configurações. As alterações dessas configurações afetam a configuração do gateway e, consequentemente, todos os usuários do gateway do Windows Admin Center.
Extensões
Em breve vamos aprender a gerenciar as Extensões.
Acesso
Em breve vamos aprender como controlar o acesso ao gateway.
Azure
Você pode aprender a como registrar o gateway com Azure neste artigo aqui.
Conexões Compartilhadas
Em breve vamos aprender a configurar Conexões Compartilhadas.
Atenção
As opções de Acesso e Conexões Compartilhadas somente estão disponíveis nas instalações do Windows Admin Center nos Modos Gateway, Nó Gerenciado e Alta Disponibilidade. Ideal para implementações maiores.
Os modos de instalação Gateway, Nó Gerenciado e Alta Disponibilidade podem ser instalados somente em sistema operacionais Windows Server, sendo restrito as versões Windows Server Canal Semestral, 2016 e 2019.
Quando implantado no Windows Server, o Windows Admin Center fornece um ponto de gerenciamento centralizado para o seu ambiente de servidor. Ao controlar o acesso ao Windows Admin Center, você pode aprimorar a segurança do seu cenário de gerenciamento.
Já o modo instalação cliente local não tem a opção de Acesso e Conexões Compartilhadas, por se tratar de uma instalação feito localmente no Windows 10, no qual não possível controlar acesso ao Windows Admin Center. Este cenário e ideal para cenários pequenos.
Observação: Mesmo o Windows Admin Center esteja instalado modo cliente local, um usuário comum conseguirá adicionar dispositivos no Windows Admin Center, mas o acesso somente e permitido com credenciais com perfil de administradores. Veja na demonstração na imagem abaixo. O Windows Admin Center está instalado no Windows 10 que está em Workgroup, o servidor adicionado está ingressado em um domínio, o usuário gabriel.luiz do domínio gabrielluiz.local não é administrador do domínio. Usuário consegue adicionar o servidor, mas não será permitido o seu acesso ao servidor pelo Windows Admin Center.
Referências
Inscreva-se no meu canal do YouTube!

Há 10 anos atuo na área de TI focado em suporte e administração de infraestrutura, especializado em plataformas Microsoft. Tenho grande experiência em troubleshooting, implantação, configuração e administração de funções e recursos de tecnologia Microsoft. Formado em Redes de Computadores pela faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte.
Comecei a compartilhar o meu conhecimento no ano de 2012, fazendo artigos e vídeos para o meu Blog. Em 2017 comecei a escrever artigos para o portal Cooperati.
Sou apaixonado em compartilhar o meu conhecimento. Meu lema é: um conhecimento só é válido quando compartilhado.
No responses yet