Olá pessoal, tudo bem?

Hoje vamos aprender mais sobre o Windows Admin Center, tema de hoje é Conexões Compartilhadas.

Bem provável que você já ouviu falar sobre o Windows Admin Center, mas de Conexões Compartilhadas e bem provável que não.

Com a capacidade de configurar Conexões Compartilhadas, os administradores de Gateway podem configurar a lista de conexões uma vez para todos os usuários de um determinado Gateway do Windows Admin Center.

Observação: Esse recurso só está disponível no modo Gateway de instalação do Windows Admin Center.

 

Na guia Conexões compartilhadas das configurações de Gateway do Windows Admin Center, os administradores de gateway podem adicionar servidores, clusters e conexões do PC como você faria na página Todas as conexões, incluindo a capacidade de utilizar Marcas (Tags) nas conexões.

Já demostrei neste artigo aqui, como utilizar Marcas (tags) no Windows Admin Center.

Conexões e Marcas (Tags) adicionadas na lista Conexões compartilhadas serão exibidas para todos os usuários desse gateway do Windows Admin Center na página Todas as conexões deles.

Quando o usuário do Windows Admin Center acessar a página “Todas as conexões” depois que as Conexões compartilhadas tiverem sido configuradas, ele verá as conexões agrupadas em duas ações: Pessoal e Conexões compartilhadas. O grupo Pessoal é uma lista de conexão de um usuário específico e persiste em todas as sessões de navegador desse usuário. O grupo Conexões compartilhadas é o mesmo em todos os usuários e não pode ser modificado na página Todas as conexões.

 

Requisitos

 

 

 

 

Para utilizar as o recurso de Conexões Compartilhadas você deve ter instalado em seu ambiente o Windows Admin Center no modo Gateway, clique aqui para aprender a instalar o Windows Admin Center no modo Gateway.

 

Vídeo

 

 

 

 

No vídeo será demostrado de forma clara e objetiva como Configurar Conexões Compartilhadas para todos os usuários do Gateway do Windows Admin Center.

Você também pode automatizar este processo de criação de Conexões Compartilhadas usando o Powershell, neste artigo aqui, demostrei como importar e exporta suas conexões com marcas (tags) do Windows Admin Center usando o Powershell, inclusive informando as conexões que serão Conexões Compartilhadas.

Referência

 

 

 

 

https://docs.microsoft.com/pt-br/windows-server/manage/windows-admin-center/configure/shared-connections?WT.mc_id=WDIT-MVP-5003815

 

Inscreva-se no meu canal do YouTube!

3 Responses

  1. Gostaria de saber se consigo, separar a visualização ou compartilhamento de conexões por usuários, exemplo usuário01 ao acessar o admin center ele verá apenas servidor X e Y, usuário02 ao acessar verá os servidores X e Z, usuário adm, verá todos os servidores.

    • Bom dia.
      Não é possível fazer este tipo de configuração em apenas um Windows Admin Center, mas você pode fazer isto utilizando dois Windows Admin Center instalados em servidores distintos.

      exemplo usuário01 ao acessar o admin center X ele verá apenas servidor X e Y, usuário02 ao acessar admin center Y verá os servidores X e Z, usuário adm, verá todos os servidores em ambos servidores do Windows Admin Center.

  2. Entendo, no caso, poderia instalar o admin center nos domínios, abrir uma VPN para o meu ADMIN CENTER e compartilhar as conexões deles com o meu usuário, assim, eu centralizo as conexões, enquanto cada domínio fica apenas com sua visualização. Vlw ai pela dica.

Deixe uma resposta

Microsoft MVP
Siga e curta!
Categorias
Arquivo
Inteligência artificial em seu servidor.