Olá pessoal, tudo bem?

Hoje vamos começar uma série de artigos sobre o Novo Microsoft Edge, vamos demostrar todos os passos para implantar o Novo Microsoft Edge em sua organização. O novo Microsoft Edge oferece segurança integrada e nossa melhor interoperabilidade com o ecossistema de segurança da Microsoft, ao mesmo tempo que é mais seguro do que o Chrome para empresas no Windows 10.

 

O fim do Internet Explorer

O fim do Internet Explorer já foi decretado, muitas empresas ainda possuem sistemas legados que ainda são executados no Internet Explorer.

Desde 12 de janeiro de 2016, apenas a versão mais atual do Internet Explorer disponível para um sistema operacional compatível recebe suporte técnico e atualizações de segurança. Mais informações sobre o ciclo de vida do Internet Explorer podem ser acessadas aqui.

O Internet Explorer 11 também vai deixar de funcionar para acesso a aplicativos do Microsoft 365.

A partir de 30 de novembro de 2020, o aplicativo da web Microsoft Teams não oferecerá mais suporte ao IE 11.

Atualização: o aplicativo da web Microsoft Teams não oferece mais suporte ao IE 11 desde 30 de novembro de 2020. Para acessar o Microsoft Teams, use o aplicativo de desktop ou um navegador moderno com suporte, como o novo Microsoft Edge.

A partir de 17 de agosto de 2021, os aplicativos e serviços restantes do Microsoft 365 não serão mais compatíveis com o IE 11.

Isso significa que após as datas acima, os clientes terão uma experiência degradada ou não conseguirão se conectar aos aplicativos e serviços do Microsoft 365 no IE 11. Para experiências degradadas, os novos recursos do Microsoft 365 não estarão disponíveis ou certos recursos podem parar de funcionar quando acessando o aplicativo ou serviço via IE 11.

 

Era Microsoft Edge

 

 Quando o Windows 10 foi lançado em 2015, ele também apresentou para o mundo o seu mais novo navegador, Edge. Infelizmente sua adoção não ocorreu em grande escala.

 

Temos dois navegadores Edge:

EdgeHTML (2014–2019) – Microsoft Edge Legacy

 

 

EdgeHTML é o motor de layout proprietário desenvolvido para Edge. É uma bifurcação de Trident que removeu todo o código legado das versões anteriores do Internet Explorer e a maioria de seu código fonte reescrito com padrões web e interoperabilidade com os outros navegadores modernos em mente.

“Spartan” foi disponibilizado publicamente pela primeira vez como o navegador padrão da Windows 10 Technical Preview build 10049, e lançado em 30 de Março de 2015.[48] A nova engine utilizada pelo “Spartan” foi previamente disponibilizada nas versões do Windows 10 como parte do Internet Explorer 11, e seria utilizado pelo navegador até a versão final do 10; Microsoft havia porém anunciado que o Internet Explorer não utiliza a mesma engine do “Spartan”, e o navegador seria obsoletado no Windows 10.

A Microsoft também planeja “enterrar de vez” o Microsoft Edge Legacy.

No dia 9 de março de 2021, termina o seu suporte, após esta data, o Microsoft Edge Legacy não receberá mais atualizações de segurança. Uma atualização irá remover o Microsoft Edge Legacy, novo Microsoft Edge será instalado. Abrindo caminho para novo Microsoft Edge, que será o navegador padrão da Microsoft, daqui para frente.

 

Chromium (2019–atualmente) – New Microsoft Edge

 

 

Novo logotipo usado pelo Microsoft Edge desde 15 de janeiro de 2020.

Em 6 de dezembro de 2018, a Microsoft anunciou sua intenção de basear o Edge no código-fonte do Chromium, usando o mesmo mecanismo de renderização do Google Chrome, mas com aprimoramentos desenvolvidos pela Microsoft. Também foi anunciado que haverá versões do Edge disponíveis para Windows 7, Windows 8 e macOS e que todas as versões serão atualizadas com mais frequência.

Em 8 de abril de 2019, as primeiras versões do Edge baseadas em Chromium para Windows foram lançadas ao público. Já em 20 de maio de 2019, as primeiras versões do Edge para macOS baseadas em Chromium foram lançadas, marcando a primeira vez em 13 anos que um navegador da Microsoft estava disponível na plataforma Mac. A última vez que um navegador da Microsoft esteve disponível para Mac foi em janeiro de 2006, quando Internet Explorer para Mac foi retirado.

Em junho de 2019 na publicação do IAmA no Reddit, um desenvolvedor do Edge afirmou que era teoricamente possível que uma versão para Linux fosse desenvolvida no futuro, mas nenhum trabalho havia realmente começado nessa possibilidade.

Em 19 de junho de 2019, a Microsoft disponibilizou a nova versão de testes do seu navegador Edge para Windows 7 e Windows 8. Já em 20 de agosto de 2019, a Microsoft disponibilizou sua primeira versão beta do navegador Edge baseado em Chromium. A versão beta é um marco importante, pois é o estágio final antes que a versão estável seja disponibilizada. A versão beta está disponível para Windows 7, Windows 8, Windows 10 e macOS.

Em agosto de 2019, também foi removida a compatibilidade com o formato de arquivo EPUB. No Microsoft Ignite, a Microsoft lançou uma nova versão do logotipo do Edge.

O novo Edge baseado no Chromium foi lançado em 15 de janeiro de 2020.

Fonte: Wikipédia

Com isso a Microsoft e a Google literalmente padronizaram a navegação na internet, pois se trata do mesmo navegador, com mesmo motor.

O uso do Microsoft Edge baseado no Chromium tem sido adotado em grande escalada, tomando até o segundo lugar do Firefox.

Fonte: ComputerWorld

Se quiser conhecer mais sobre os novos recursos do Novo Microsoft Edge, acesse aqui.

 

Hoje vamos aprender a implantar o Microsoft Edge baseado no Chromium (Novo Microsoft Edge) dentro da sua organização.

 

Para começar a implantar o Novo Microsoft Edge dentro de sua organização, comece lendo esta documentação neste link aqui. Este documento vai lhe demostrar todos os passos, para que você tenha sucesso na implantação do Novo Microsoft Edge dentro de sua organização. Reserve um tempo para entender o estado atual do navegador e a visão do projeto para garantir que todas as partes interessadas do projeto estejam alinhados e trabalhando para atingir o mesmo resultado.

Boa leitura.

 

Referências

 

 

 

 

https://docs.microsoft.com/pt-br/deployedge/deploy-edge-plan-deployment?WT.mc_id=WDIT-MVP-5003815

https://computerworld.com.br/2020/04/07/firefox-perde-posto-de-segundo-navegador-mais-usado-no-mundo/

https://techcommunity.microsoft.com/t5/microsoft-365-blog/new-microsoft-edge-to-replace-microsoft-edge-legacy-with-april-s/ba-p/2114224?WT.mc_id=WDIT-MVP-5003815

https://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Edge

https://techcommunity.microsoft.com/t5/microsoft-365-blog/microsoft-365-apps-say-farewell-to-internet-explorer-11-and/ba-p/1591666?WT.mc_id=WDIT-MVP-5003815

https://support.microsoft.com/pt-br/help/17454/lifecycle-faq-internet-explorer-and-edge

https://docs.microsoft.com/pt-br/deployedge/ms-edge-security-for-business?WT.mc_id=WDIT-MVP-5003815

 

Inscreva-se no meu canal do YouTube!

No responses yet

Deixe uma resposta

Microsoft MVP
Siga e curta!
Categorias
Arquivo
Inteligência artificial em seu servidor.