Olá, pessoal, tudo bem?

Microsoft Ignite 2021 acontecendo neste momento e as novidades “pipocando” a toda hora!

Eu sou “suspeito” para falar do Windows Admin Center, adoro este produto, e uma ferramenta incrível, que me ajuda e muito nas minhas tarefas diárias de verificação de servidores Windows Server.

Se você é novo por aqui no meu blog e não conhece nada sobre o Windows Admin Center, te convido a fazer uma breve pesquisa, aqui no meu blog com o assunto Windows Admin Center e “mergulhar no assunto”. 

Ontem, dia 02/03/2021 foi lançado oficialmente a nova versão do Windows Admin Center, versão 2103, com novos recursos e melhorias.

A primeira novidade já surge na instalação do Windows Admin Center, agora podemos enviar dados de diagnósticos do Windows Admin Center para a Microsoft. Esses dados são analisados pela Microsoft e ajudam a melhorar o Windows Admin Center.

 

 

Ao acessar o Windows Admin Center pela primeira vez, surge uma nova janela, informando todas as novidades da versão 2103. Ao clicar em Confira as Novidades, uma nova janela na barra lateral a direita no Windows Admin Center irá surgir, com as informações de todas as novidades.

 

Novos recursos e atualizações

Windows Admin Center suporta Azure IoT Edge para Linux no Windows

No início deste ano a equipe do Azure IoT Edge anunciou o preview público do Azure IoT Edge para Linux no Windows. IoT Edge para Linux no Windows funciona executando uma máquina virtual Linux em um host Windows. A máquina virtual Linux vem pré-instalada com o tempo de execução do IoT Edge. A extensão IoT Edge para Windows Admin Center facilita a instalação, configuração e diagnósticos do IoT Edge na máquina virtual Linux. Usando o Windows Admin Center, você pode implantar ioT Edge para Linux no Windows no dispositivo local ou pode se conectar a dispositivos de destino e gerenciá-los remotamente.

Para obter mais informações sobre ioT Edge para Linux e como começar, confira este vídeo veja também a documentação. 

 

Windows Admin Center no Portal Azure está agora em preview público

Além do anúncio de disponibilidade geral do Windows Admin Center v2103, hoje também foi anunciado o preview público do Windows Admin Center no Portal Azure. Este novo recurso permite o gerenciamento contínuo e granular das máquinas virtuais do Windows Server Azure IaaS (VMs) de dentro do Portal Azure. A interface do usuário nesta experiência é a mesma do Windows Admin Center que você conhece e ama, o que permite configurar, solucionar problemas e executar tarefas de manutenção de forma familiar, tudo isso enquanto fornece recursos de nuvem que antes só estavam disponíveis para usuários no local. Assista o vídeo abaixo e veja como funciona, sua ativação e utilização no Windows admin Center no portal do Azure.

Para saber mais sobre o Windows Admin Center no Portal Azure, consulte esta documentação ou visite o Portal Azure para começar a usá-lo hoje.

 

O que há de novo no Windows Admin Center versão 2103

 

Atualizações da plataforma

Atualizações automáticas do Windows Admin Center

A Microsoft atendendo a um dos pedidos de feedback dos seus usuários está introduzindo atualizações no aplicativo e automáticas. As instâncias do Windows Admin Center sempre estarão atualizadas com atualização automática perfeita para o seu gateway e extensões. Isso não só permitirá que você obtenha atualizações mais rapidamente.

Atualizações automáticas de extensão 

Este novo recurso permite que você mantenha todas as suas extensões atualizadas, mesmo entre os lançamentos da plataforma Windows Admin Center, tudo usando um alternador. Gerencie suas atualizações automáticas de extensão seguindo estas etapas: 

  1. Navegue até o menu Configurações usando a engrenagem no canto superior direito 
  2. Selecione Extensões
  3. Selecione o alternador perto da parte superior da página para ativar ou desativar atualizações automáticas de extensão.

 

Suporte a proxy gateway

O Windows Admin Center agora pode redirecionar seu tráfego de saída através de um proxy. Isso significa que você pode acessar serviços, extensões e comunicação da Internet do Azure através de seu proxy personalizado. Este tem sido um recurso amplamente solicitado por muitos anos. Defina um servidor proxy navegando para a guia Proxy nas Configurações: 

 

Ferramentas pop-out

Cada uma das ferramentas no Windows Admin Center agora pode ser gerenciada em uma janela pop-upVocê pode “sair” da ferramenta pairando sobre o nome da ferramenta na lista de ferramentas. 

Privacidade

Agora temos a opção de gerenciar nossa privacidade no Windows Admin Center. Para ajudá-lo a gerenciar essas configurações, temos uma nova página para você alternar a quantidade de dados que a instância do Windows Admin Center envia para a Microsoft. Nesta versão, você verá duas novas telas para gerenciamento de privacidade: uma em suas Configurações (Diagnóstico & comentários) e outra no próprio instalador do Windows Admin Center.

Ferramentas de gerenciamento

Ferramenta Event Viewer (Visualizador de Eventos) redesenhada

Sabemos que o Event Viewer (Visualizador de Eventos) é um aliado para os administradores de TI, e frequentemente acessado para entender melhor o que está acontecendo com seus sistemas operacionais Windows. Quando você precisa investigar ou solucionar problemas, não há lugar melhor para recorrer ao  Event Viewer (Visualizador de Eventos). A interface clássica do Event Viewer foi introduzida em 1993 e não mudou muito desde então. A equipe do Windows Admin Center viu que já era hora de ele ter um upgrade. É por isso que, nesta versão eles, melhoram a maneira como você entende como recursos, aplicativos e dispositivos como estão funcionando. Você já pode acessar o novo e melhorado Event Viewer (Visualizador de Eventos), habilitando o novo modo de visualização no canto superior direito da ferramenta.

Agora podemos verificar mais de um evento em uma mesma janela, podemos exibir em forma de lista ou no novo formato de barra empilhado. Assim com demostrei neste artigo sobre o novo Performance Monitor (Monitor de Performance), agora podemos também criar e salvar espaços de trabalho, permitindo que você traga todos os dados desejados de forma rápida e fácil. Você pode facilmente compartilhar espaços de trabalhos com outros membros da sua equipe de TI para visualizar eventos dos servidores em que sua equipe gerencia.

Esta ferramenta está em desenvolvimento ativo e ainda está faltando algumas características cruciais. 

Em breve vamos aprender a trabalhar com o novo Event Viewer (Visualizador de Eventos) no Windows Admin Center.

 

Ferramenta máquina virtual

A gestão de Máquinas Virtuais continua sendo uma grande área de investimento para a equipe de desenvolvimento do Windows Admin Center. Eles estão trabalhando para melhorar continuamente a experiência e trazer novos recursos. Nesta versão, novos e aprimorados recursos incluem:

  • Configurações de serviços de integração – Agora há uma guia Serviços de Integração no menu de configurações VM. Você pode usar esta guia para configurar configurações como sincronização de tempo, pulsação e desligamento.
  • Colunas e agrupamentos editáveis – A capacidade de editar suas colunas e agrupamentos está aqui. Como administrador de TI, agora você tem controle total de quais informações sobre nossas máquinas virtuais que você está interessado e como sua visão se parece, seja na visualização do servidor ou do cluster. Assim como em algumas das outras ferramentas, o botão está no canto superior direito da ferramenta. 

 

  • Edite switches virtuais durante a movimentação de VM – No passado, a migração da máquina virtual falharia se o nome dos switches virtuais (Comutadores virtuais) entre a fonte e o destino não fosse o mesmo. Não é mais! Ao migrar um VM com um switch virtual (Comutador virtual) configurado entre nós ou clusters, agora você tem a opção de redesignar seus switches virtuais (Comutadores virtuais).

 

  • Correções de bugs – Corrigimos vários bugs nesta ferramenta, incluindo um erro que resultaria quando você tentava carregar um cluster com um grande número de nós e um grande número de VMs agrupados. 

Centro Híbrido Azure

Várias melhorias foram e estão sendo aplicadas nos serviços híbridos do Azure com o Windows Admin Center, tudo começar pela ferramenta Centro Híbrido Azure, você notará que foi modificado a interface do usuário para tornar sua experiência de configurar serviços do Azure mais simplificada. A Microsoft recomenda que você configure e utilize o Azure Arc antes de utilizar os outros serviços do Azure, para obter a melhor experiência do usuário.

 

Azure Stack HCI

Implantação de cluster

Também foi feito melhorias na rede do assistente de implantação de cluster do Windows Admin Center. Algumas dessas melhorias incluem problemas  na configuração das redes do cluster, configuração de suporte a placas de rede com RDMA e espaços de armazenamento. Eu tive muitos problemas com estes bugs, que bom que estes bugs foram corrigidos, pois estava esperando estas correções para apresentar para vocês o Azure Stack HCI. Em breve vou publicar vários artigos sobre como configurar um cluster de failover pelo Windows Admin Center.

Outra novidade que a Microsoft estar muito animada em divulgar é o lançamento de experiências integradas de snap-in por alguns de nossos parceiros de Fabricação de Equipamentos Originais (OEM). Essas extensões fornecem uma experiência integrada perfeita no assistente de implantação. Se você estiver executando clusters HCI em um hardware de parceiro OEM validado, o snap do parceiro Windows Admin Center trará firmware mais recente e drivers para manter seus nós de cluster atualizados.

Essas integrações snap-in também estão disponíveis como parte da (CAU) Cluster-Aware Updating. Se você está planejando experimentar uma experiência de snap-in, certifique-se de ter a versão mais recente da extensão Cluster Manager.

 

Ecossistema de Parceiros

O Windows Admin Center foi construído para ser uma plataforma extensível, e a Microsoft valoriza as contribuições dos parceiros para o ecossistema do Windows Admin Center. Os parceiros têm trabalhado duro para desenvolver seus snap-ins integrados para fluxos de trabalho do Azure Stack HCI. A partir de hoje, quatro parceiros lançaram extensões contendo snap-ins.

Dell EMC OpenManage

A extensão Dell EMC OpenManage foi atualizada com um snap-in integrado tanto para o fluxo de implantação do cluster Azure Stack HCI quanto para atualizações de cluster, bem como melhorias de desempenho. A extensão Dell EMC OpenManage para o Windows Admin Center permite que os administradores de TI gerenciem servidores Dell EMC PowerEdge como hosts, clusters de failover da Microsoft criados com servidores PowerEdge, Sistema Integrado Dell EMC para Microsoft Azure Stack HCI Soluções HCI Dell EMC para o Microsoft Windows Server com dell EMC Microsoft Storage Spaces Direct Ready Nodes ou AX Nodes. Isso simplifica as tarefas dos administradores de TI gerenciando remotamente servidores, clusters, soluções HCI e Dell EMC para o Microsoft Azure Stack HCI durante todo o seu ciclo de vida. 

 

A versão 2.0.0 da extensão Dell EMC OpenManage contém várias atualizações importantes e melhorias de recursos, incluindo:  

  • Suporte para o gerenciamento e monitoramento do Azure Stack HCI versão 20H2 OS.
  • Atualizações de hardware, firmware e BIOS no cluster HCI do Windows Admin Center Azure Stack criam assistente através da integração snap-in.
  • Atualização completa com reconhecimento de cluster através da integração de um snap-in, que fornece atualizações de hardware, BIOS e firmware, além das atualizações do sistema operacional disponíveis no Windows Admin Center.
  • Agende atualização com reconhecimento de cluster para atualizações de hardware.
  • Vários aprimoramentos, incluindo suporte para acenos de destino executando o Windows Server Core, uma exibição melhorada de seleção de catálogo de atualização, melhorias na geração de conformidade e uma nova maneira de visualizar detalhes da licença.

 

Para obter uma lista completa de novos recursos e atualizações, confira as notas de versão 2.0.0 da versão 2.0.0 da Dell EMC OpenManage. 

Integrador Lenovo XClarity

A extensão Lenovo XClarity Integrator foi atualizada com um snap-in integrado para o assistente de criação do cluster do Azure Stack HCI e vários novos recursosO Lenovo XClarity Integrator for Windows Admin Center fornece aos administradores de TI uma experiência de gerenciamento suave e perfeita em infraestrutura hiperconvergência e servidores Windows Server. Esta solução autônoma do Windows Admin Center estende o Gerenciador de Servidor, o Failover Cluster Manager, o Firmware Update e a hiperconvergência em uma única interface unificada para permitir um gerenciamento simples do servidor. 

A versão 3.0.5 da extensão Lenovo XClarity Integrator inclui as seguintes melhorias e atualizações: 

  • Snap-in de atualização de firmware/driver para criação de cluster do Azure Stack HCI.
  • Atualizações de firmware/driver sem a necessidade de instalação do Administrador Lenovo XClarity.
  • Gerenciamento do repositório do pacote de atualização de firmware/driver.
  • Configurações de proxy HTTP.
  • Configurações de registro.
  • Configurações de gerenciamento de SO nativos.
  • Suporte para versões anteriores do Windows Admin Center e XClarity Integrator.

 

DataON DEVE Pro

A extensão DataON MUST Pro está agora geralmente disponível. O DataON MUST Pro se integra com o fluxo de implantação de cluster do Windows Admin Center e a funcionalidade de atualização com reconhecimento de cluster para simplificar a implantação e atualizações do Azure Stack HCI, com interrupções mínimas em sua infraestrutura. O MUST Pro compara automaticamente seus sistemas integrados DataON para Azure Stack HCI com a última linha de base de imagem de componente de servidor validada trimestralmente da DataON. Ele também garante que os servidores tenham a mesma versão do sistema operacional, drivers, firmware, BIOS e BMC, e verifica os drivers e firmware para cartões de rede, adaptadores de barramento host e unidades SSD e HDD.

Esta versão da extensão inclui os seguintes recursos:

  • Suporte o fluxo inicial de criação do cluster HCI através de WAC de integração total.
  • Suporte ao fluxo de atualização de manutenção via recursos de atualização conscientes do cluster da Microsoft para bios, firmware, drivers e BMC.
  • Suporte ao modo Online e Offline.
  • Atualização DEVE Página de Inventário para suportar bios, firmware, drivers e comparação BMC entre o hardware de cluster existente à última imagem dourada construída.
  • Suporte a Sistemas Integrados DataON para Azure Stack HCI.

 

 

SecureGUARD Blazics Updates

A extensão SecureGUARD Blazics Updates está agora geralmente disponível. A extensão SecureGUARD Blazics Update para o Windows Admin Center fornece uma interface fácil de usar para selecionar e instalar atualizações aprovadas pelo SecureGUARDpara o servidor SecureGUARD Blazics. Os mecanismos para atualizações de driver e firmware são diretamente integrados ao fluxo de trabalho ao criar um cluster hiperconvegido com base no Azure Stack HCI 20H2, bem como o fluxo de trabalho para atualizações com reconhecimento de cluster (CAU). Esta extensão é um snap-in e aparecerá ao usar os fluxos CAU (Cluster-Aware-Update) Atualização com Suporte a Cluster.

 

Outras atualizações de extensão de parceiros

  • QCT Management Suite – A nova versão desta extensão inclui uma lista de downloads mais firme/driver.  
  • DataON MUST – A nova versão desta extensão inclui correções de bugs.

 

Vídeo

 

 

 

 

Assistam há apresentação que aconteceu no Microsoft Ignite 2021 do Prasidh Arora, demostrando todas as novidades desta nova versão do Windows Admin Center.

 

Download

 

 

 

 

Você já pode experimentar todos os novos recursos, o link para download estar aqui.

 

Feedback

 

 

 

 

A Microsoft valorizar o seu feedback.

A parte mais importante de um ciclo de lançamento frequente é ouvir o que está funcionando e o que precisa ser melhorado, portanto, seu feedback é extremamente importante para Microsoft. Envie os seus comentários sobre o Windows Admin Center via UserVoice.

 

Referência

 

 

 

 

https://techcommunity.microsoft.com/t5/windows-admin-center-blog/windows-admin-center-version-2103-is-now-generally-available/ba-p/2176438

 

Inscreva-se no meu canal do YouTube!

No responses yet

Deixe uma resposta

Microsoft MVP
Siga e curta!
Categorias
Arquivo
Inteligência artificial em seu servidor.