Olá pessoal, tudo bem?

Evento Microsoft Build 2021 acontecendo e as novidades vão surgindo.

A Microsoft anunciou na data 25/05/2021 a nova versão do Windows Admin Center, versão 2103.2, na verdade de trata de uma atualização (“hotfix”). Recomendo que seja atualizado o quanto antes, pois vários bugs foram corregidos. Você já possui o Windows Admin Center instalado, irá receber o alerta solicitando a atualização.

Além das correções de bugs temos algumas novidades.

Teste gratuito prorrogado por 60 dias

 

Antes de comprar infraestrutura, você precisa avaliá-la minuciosamente. É por isso que o Azure Stack HCI oferece uma avaliação gratuita, e é por isso que hoje estamos fazendo mudanças para garantir que sua avaliação esteja configurada para o sucesso. Primeiro, estamos dobrando a duração do julgamento de 30 dias para 60 dias. Segundo o período de teste começa agora quando você registra seu cluster. Isso significa que você não precisa correr através da configuração inicial: você pode rack e cabo seu ambiente, configurar a rede, instalar o software e formar o cluster em seu próprio ritmo. Então, registre-se para começar a criar ou migrar cargas de trabalho e aproveite um total de 60 dias para testar que o HCI do Azure Stack atende aos seus requisitos.

Essas mudanças se aplicam a todos os ensaios atuais e futuros, em todo o mundo, a partir de 3 de maio de 2021. Por exemplo, se você já registrou seu cluster e tinha 7 dias grátis restantes, agora você tem 37 dias restantes. Se você ainda não registrou seu cluster, quando o fizer, sua avaliação gratuita começará automaticamente em 60 dias.

<<< Comece agora o teste grátis por 60 dias >>>

Se quiser aprender a testar a suas cargas de trabalho no Azure Stack HCI, leia este artigo meu aqui, onde eu ensino o passo a passo.

Atualizações da plataforma

Windows Admin Center agora suporta a assinatura na nuvem do Azure China

O pedido para que o Windows Admin Center expanda sua matriz de suporte do Azure para nuvens soberanas tem sido uma pergunta de longa data, especialmente à medida que continuamos introduzindo recursos híbridos adicionais ao Windows Admin Center. Nesta versão, quando você registrar seu gateway para o Azure, você será solicitado a selecionar a nuvem em que deseja se registrar. As duas opções neste dropdown são a Azure Global e a Azure China, com o Azure Global selecionado por padrão. Depois de registrar seu gateway com sua nuvem selecionada, o Windows Admin Center assumirá que novas operações do Azure, como o login do Azure, serão feitas através da nuvem em que seu gateway está registrado.

Alguns dos serviços do Azure incluídos no Windows Admin Center não são suportados atualmente no Azure China. Para obter informações mais detalhadas sobre o suporte regional para cada serviço do Azure, visite o site do Microsoft Azure.

 

 

Suporte a atualizações perfeitas no ar para clusters do Azure Stack HCI

Hoje, estamos introduzindo uma nova maneira de atualizar os clusters do Azure Stack HCI no Windows Admin Center. Esta experiência permitirá que você atualize clusters para a compilações preview do Azure Stack HCI 21H2 de forma simples e intuitiva. A ferramenta de atualizações no Windows Admin Center é aprimorada para permitir que os clusters do Azure Stack HCI obtenham atualizações cumulativas em funcionamento.

A experiência de atualização tem verificações incorporadas que forneceriam as validações necessárias antes da execução da atualização ser acionada. Esta validação do Azure Stack HCI informa você, como administrador de TI, de quaisquer problemas de configuração antes do tempo que possam causar falha na atualização.

O Windows Admin Center invoca o plugin de Atualização com Suporte a Cluster (CAU) com atualizações de cluster para orquestrar as atualizações nos clusters. O status do processo de atualização é pesquisado em intervalos de tempo regulares e retransmitido de volta para o Windows Admin Center. A atualização cumulativa do Azure Stack HCI lançada em junho é apenas para ambientes não-produção/teste.

 

Suporte para participar do canal de preview para clusters do Azure Stack HCI

Apenas os clusters que se juntarem ao canal preview do Azure Stack HCI receberão atualizações. Para obter a versões preview do Azure Stack HCI, os clusters precisam se juntar ao canal preview através do Windows Admin Center ou do PowerShell. Clique em Configurações no Gerenciador de Clusters e navegue para participar do canal de visualização. As atualizações cumulativas do Azure Stack HCI estarão disponíveis a partir de junho de 2021.

 

Você também pode criar um cluster de carga de trabalho Kubernetes através do painel de cluster de gerenciamento AKS clicando em Adicionar cluster. Isso inicia um assistente que leva entradas para a criação do cluster de carga de trabalho e cria o cluster Kubernetes. Agora você tem um cluster de carga de trabalho Kubernetes implantado com sucesso para executar seus aplicativos de contêiner.

 

Windows Admin Center suporta Azure Kubernetes Service (AKS) no Azure Stack HCI

Nesta versão, o Windows Admin Center disponibiliza nativamente o Azure Kubernetes Service (AKS) na implantação do Azure Stack HCI.

Em apenas alguns momentos, o Windows Admin Center permite que você implante um cluster de gerenciamento AKS-HCI. Este é um simples assistente de 7 passos que faz verificações de sistema, permite definir a configuração de rede apropriada e o registro do Azure necessário para configurar com sucesso o cluster de gerenciamento.

 

Azure Monitor Insights para Azure Stack HCI (Preview)

Vemos cada vez mais o Azure Stack HCI implantado na borda, em indústrias como varejo e manufatura. Esses clientes têm centenas de locais e precisam monitorá-los centralmente a partir de um painel central. É por isso que hoje estamos anunciando o Azure Monitor Insights para Azure Stack HCI, inicialmente disponível apenas para clusters no canal Preview. O Azure Monitor Insights baseia-se na integração do Arc Azure adicionado na atualização do recurso 21H2, para que você possa configurá-lo sem sair do Portal Azure:

O painel de vários clusters fornece uma visão geral da saúde do cluster; status de nós host, máquinas virtuais, volumes e drives; consumo de computação, memória e armazenamento; métricas de desempenho; e muito mais. São os mesmos dados subjacentes que o Windows Admin Center fornece, mas projetados para escalar até 500 clusters ao mesmo tempo.

E como a solução se baseia em Log Analytics e Azure Monitor Workbooks, é extensível: você pode coletar logs ou métricas adicionais e personalizar seus próprios dashboards.

Mais informações sobre o Azure Monitor Insights para Azure Stack HCI

Correções

“Acesso Negado” 

Entendemos que vários usuários foram recebidos com um erro “Access negado” ao iniciar o Windows Admin Center e não foram capazes de usar o Windows Admin Center v2103 como resultado. Atualizamos a lógica do nosso recurso de atualizações automáticas de extensão para corrigir esse problema.

Comandos PowerShell

Na versão de 2103, vários usuários não conseguiram utilizar o PowerShell para gerenciar suas configurações e conexões do Windows Admin CenterNesta versão, você deve ser capaz de usar efetivamente esses comandos para configurar o gateway do Windows Admin Center.

Já demostrei neste artigo aqui, como usar o PowerShell para importar ou exportar suas conexões (com marcas).

Erro de certificado corrigido

No lançamento de 2103, alguns usuários estavam com dificuldades de navegação e foram apresentados com uma mensagem de erro de certificado SSL. Nesta versão, adicionamos uma correção para este problema e esta mensagem de erro do certificado SSL não deve ocorrer.

Outras atualizações

  • Opção para “Instalar agora” para atualizações automáticas (nas configurações de atualização do Windows Admin Center).
  • Melhorias no processo de login do Azure e bugfixes.
  • Atualizações para o estilo de notificação.
  • Melhorias de acessibilidade e correções de bugs.

Ferramentas de gerenciamento

 

Máquinas virtuais

Ative convenientemente as máquinas virtuais do Windows Server

Windows Server é o sistema operacional convidado mais popular no Azure Stack HCI. A partir da atualização cumulativa de junho de 2021, o Azure Stack HCI suportará o popular recurso de ativação automática de VM (AVMA) da Hyper-V para o Windows Server. Os clientes com as chaves de ativação da edição do Datacenter 2019 existentes do Windows Server podem inseri-las diretamente no host HCI do Azure Stack usando o Windows Admin Center ou o PowerShell. As máquinas virtuais que executam o Windows Server herdarão automaticamente a ativação do host, para que você não precise gerenciar as chaves do produto para cada VM separadamente.

 

Ferramenta de Eventos reimaginado

Quando lançamos o novo visual da ferramenta Eventos em nosso lançamento versão 2103, fizemos isso com a ressalva de que nem todas as funcionalidades existentes da ferramenta eventos estavam disponíveis nesta nova experiência. Nesta versão, trabalhamos para corrigir isso com as seguintes melhorias:

  • O painel Detalhes já está disponível na nova experiência.
  • Corrigimos problemas de carregamento que ocorreram ao alterar atributos de evento ao visualizar eventos em formato de barra empilhado.
  • Ajustamos ligeiramente os menus suspensos, para que as informações exibidas permaneçam precisas, mesmo quando você modifica atributos de um evento.

Atualizações remotas de ferramentas de Área de Trabalho Remota

Fizemos algumas alterações na ferramenta de Área de Trabalho Remota nesta versão com base no feedback que recebemos através do UserVoice.

O Windows Admin Center usa cifras TLS na ferramenta Área de Trabalho Remota ao se conectar a uma máquina cliente. Historicamente, muitas das cifras oferecidas pelo Windows Admin Center nesta ferramenta eram cifras de cadeia de blocos cifradas (CBC). Nesta versão, atualizamos a biblioteca remota de clientes da web da área de trabalho, e agora inclui uma seleção mais ampla de cifras suportadas para você escolher quando estiver configurando RDP no gateway do Windows Admin Center. Agora você deve ser capaz de selecionar cifras de várias suítes, com opções para o modo CBC e Galois/Counter (GCM).

Além disso, vários usuários haviam relatado através do UserVoice que o idioma de seu teclado na ferramenta Área de Trabalho Remota não correspondia ao idioma que havia sido selecionado. Esta foi uma grande correção e atualmente está disponível apenas para usuários que têm acesso ao nosso feed de extensão Windows Admin Center Insiders. Para adicionar o feed de extensão Insiders, navegue até a guia Feeds no gerenciador de extensão e adicione https://aka.ms/wac-insiders-feed à lista de alimentação. Em seguida, procure a extensão atualizada “Área de Trabalho Remota”.

 

A extensão do Windows Time Service já está em preview!

A extensão do serviço Windows Time usa o serviço Windows Time (W32Time) para sincronizar a data e a hora de todos os computadores em execução em Active Directory Domain Services (AD DS). A sincronização de tempo é fundamental para o bom funcionamento de muitos serviços windows e aplicativos de linha de negócios (LOB). O serviço Windows Time usa o Protocolo de Tempo de Rede (NTP) para sincronizar relógios de computador na rede. O NTP garante que um valor de relógio preciso, ou relógio, possa ser atribuído a solicitações de validação de rede e acesso a recursos.

Esta extensão está disponível apenas para usuários que têm acesso ao nosso feed de extensão Windows Admin Center Insiders. Para adicionar o feed de extensão Insiders, navegue até a guia Feeds no gerenciador de extensão e adicione https://aka.ms/wac-insiders-feed à lista de alimentação.

 

Extensão de contêineres

No último ano a Microsoft trabalhou duro para melhorar a Extensão de Contêineres. Essas melhorias incluem um melhor gerenciamento de suas imagens de contêiner localmente ou em um registro de contêiner – incluindo o Azure Container Registry (ACR), um novo assistente para criar novas imagens de contêiner com base em aplicativos existentes, executando suas imagens de contêiner localmente ou no Azure Container Instance e muito mais.

A Microsoft anunciou os recursos na extensão Containers que ajudarão você a implantar cargas de trabalho no Azure Kubernetes Service (AKS) e na AKS no Azure Stack HCI (AKS-HCI).

Uma nova opção para criar definições de carga de trabalho permite criar novos arquivos YAML com base em imagens de contêiner existentes no ACR. Com esta opção, você pode fornecer detalhes sobre seu aplicativo e o Windows Admin Center fornece um arquivo de implantação pronto para seus clusters AKS. Ele também garante que seus nós AKS possam recuperar com segurança a autenticação para seus registros ACR. Não só isso, você pode segmentar a AKS ou a AKS-HCI com essas Definições de Carga de Trabalho e verificar se estas foram implantadas corretamente.

Esta extensão está disponível publicamente através do nosso feed de extensão do Windows Admin Center. Baixe-o hoje navegando para o ícone de engrenagem no canto superior direito e clicando em Extensões.

Outras mudanças

  • Correções de bugs do centro híbrido Azure – Queremos que sua experiência usando o Windows Admin Center e o Azure sejam limpas e perfeitas. Nesta versão, fizemos várias correções de bugs para melhorar o visual da ferramenta.
  • Correções de bugs do Azure Arc – Nesta versão, melhoramos a experiência do usuário do Arco Azure corrigindo vários bugs. Os usuários não devem mais enfrentar problemas com os links na ferramenta Arco Azure e a experiência de desconexão.

 

Ecossistema de Parceiros

O Windows Admin Center continua a valorizar os esforços de colaboração que temos com nossos parceiros, e esses últimos meses têm sido um período muito ativo! Desde nosso lançamento em março da versão 2103, cinco de nossos parceiros lançaram versões novas ou atualizadas de suas extensões. Se você estiver interessado em desenvolver uma extensão do Windows Admin Center, visite nossa documentação para começar.

A implantação e atualização do cluster HPE Azure Stack HCI e o Snap-in de atualização já estão disponíveis. O snap-in da Implantação HPE informa o inventário e o status do firmware e do software gerados pelo HPE Smart Update Manager (SUM), e inicia a instalação dos componentes selecionados, seguido por mostrar o status de conclusão. O snap-in do HPE Update informa o inventário e o status do firmware e do software gerados pelo HPE Smart Update Manager (SUM). Os componentes selecionados serão atualizados no cluster a partir da orquestração CAU (Cluster-Aware-Update, atualização consciente do cluster).

O snap-in de implantação de cluster aparecerá no assistente de criação do cluster do Azure Stack HCI e o snap-in da atualização aparecerá no assistente de atualização na ferramenta Atualizações quando conectado a um cluster.

 

Ism (Fujitsu Software Infrastructure Manager, gerente de infraestrutura de software) da Fujitsu já está disponível. Ao instalar o ISM, vários e vários tipos de dispositivos de tecnologia da informação e comunicação (TIC) podem ser gerenciados de forma integrada. Com este software, você pode monitorar o status de todos os dispositivos de TIC em um data center ou uma sala de máquinas. Você também pode executar atualizações de firmware em lote para vários dispositivos e configurar servidores automaticamente. Pode reduzir custos de gestão da operação e aumentar a qualidade da operação.

Outras atualizações de extensão de parceiros

  • DataON MUST Pro v2.1.0 – Esta versão do DataON MUST Pro inclui pequenas melhorias na página de inventário.
  • Fujitsu ServerViewR RAID v1.2.1 – A página de visão geral foi atualizada para incluir um botão de atualização.
  • Fujitsu ServerViewR Health v2.0.1 – Existem várias melhorias nesta versão, incluindo a adição de um botão de atualização na página de visão geral e novas notificações do Windows Admin Center para mensagens de erro de rede. Além disso, agora você pode realizar o monitoramento de saúde sem os agentes do ServerView.
  • HPE Server e Azure Stack HCI v1.3.0 – A guia Inventário da extensão Server agora relata a expectativa de vida da unidade SSD e aparece uma mensagem de aviso ao cruzar um limiar. A guia Visão geral da extensão HCI do Azure Stack foi atualizada com relatórios aprimorados de classificação de cluster e informações de armazenamento.
  • Lenovo XClarity Integrator v3.1.23 – A versão mais nova desta extensão inclui vários bugfixes.
  • QCT Management Suite v2.3.0 – As atualizações desta extensão incluem suporte ao Redfish, uma página de visão geral redesenhada, otimização para experiências de atualização e suporte ao LLDP.

 

Download ou atualização

 

 

 

 

Você já pode experimentar todos os novos recursos, o link para download estar aqui ou se já tiver o Windows Admin Center instalado já, basta acessar as Configurações, sem seguida clicar em Atualizações e aguardar a sua atualização.

 

Feedback

 

 

 

 

 

A Microsoft valorizar o seu feedback.

A parte mais importante de um ciclo de lançamento frequente é ouvir o que está funcionando e o que precisa ser melhorado, portanto, seu feedback é extremamente importante para Microsoft. Envie os seus comentários sobre o Windows Admin Center via UserVoice.

 

Referência

 

 

 

 

https://techcommunity.microsoft.com/t5/windows-admin-center-blog/windows-admin-center-version-2103-2-is-now-generally-available/ba-p/2384136#.YK0hRbssY08.twitter

https://techcommunity.microsoft.com/t5/azure-stack-blog/what-s-new-for-azure-stack-hci-at-build-2021/ba-p/2384218

 

Inscreva-se no meu canal do Youtube!

No responses yet

Deixe uma resposta

Microsoft MVP
Siga e curta!
Categorias
Arquivo
Inteligência artificial em seu servidor.