Olá pessoal, tudo bem?

Resolvi repostar este post, pois o site Dicas de Infra se encontra-se fora do ar e não vi nenhuma previsão de retorno.

 

 

 

Compactação SMB

Um dos recursos mais aguardados do Windows Server 2022 é a Compactação SMB, em inglês o SMB Compression, que ainda estar na versão Preview.

Observação: Não recomendo utilizar em produção. Use e abuse nos seus testes, mas nunca implante em produção, até que seja lançado a versão final do produto.

 

A maioria das redes ethernet de pequenas organizações, são redes lentas de 1 GB, em redes Wi-Fi são mais lentas ainda. Copiar arquivos de tamanho maiores demora demais. Pensando neste cenário, a Microsoft apresenta a Compactação SMB, que chegou para solucionar este problema.

A compactação SMB permite que um administrador, usuário ou aplicativo solicite a compactação de arquivos à medida que são transferidos pela rede.

Os arquivos compactados consumirão menos largura de banda da rede e levarão menos tempo para serem transferidos, ao custo de um uso ligeiramente maior da CPU durante as transferências.

A compactação SMB é mais eficaz em redes com menor largura de banda, como as encontradas em pequenas organizações, 1 GB.

 

A compressão SMB no Windows tem as seguintes características:

  • Suporta algoritmos de compressão XPRESS (LZ77), XPRESS Huffman (LZ77+Huffman), LZNT1 ou PATTERN_V1*. XPRESS é usado automaticamente
  • Suporta assinatura de SMB e criptografia SMB.
  • Suporta SMB sobre QUIC.
  • Suporta o Multicanal SMB.
  • Não suporta SMB Direct sobre RDMA.

 

Configurando a compactação SMB

 Você pode configurar a compactação SMB do ponto de vista do cliente e do servidor. Cliente e servidor não se referem a uma edição específica como o Windows Server 2022 ou o Windows Insider Dev Channel, mas sim à arquitetura de uma transferência de arquivos entre dois computadores. Tanto o Windows Server 2022 quanto o Windows Insider Dev Channel suportam ser um cliente ou servidor de compactação SMB.

 

Comportamentos de compressão

A Compactação SMB (Preview) do Windows Server 2022 e nos clientes do Windows Insider Dev Channel usa um algoritmo padrão onde tenta comprimir os primeiros 524.288.000 bytes (500MiB) de um arquivo durante a transferência e rastreia que pelo menos 104.857.600 bytes (100MiB) compactados dentro desse intervalo de 500 MB. Se menos de 100 MiB for comprimido, a compressão SMB para de tentar comprimir o resto do arquivo. Se pelo menos 100 MiB comprimir, a compressão SMB tentará comprimir o resto do arquivo. Isso significa que arquivos muito grandes com dados compressíveis – por exemplo, um disco de máquina virtual, VHDX, provavelmente compactam, mas um arquivo relativamente pequeno – mesmo um muito compressível – não compactará.

Observação: Esse comportamento não permanecerá o padrão no Windows Server 2022 e no Windows.

 

Requisitos

 

 

 

 

Para usar a compactação SMB servidor de arquivos, você precisa do seguinte:

 

Teste do Compactação SMB

 

 

 

 

Executando um teste de cópia de um arquivo VHDX com tamanho de 20 GB com uma pasta com o tamanho 693 MB de fotos.

 

Com o Compactação SMB habilitado a cópia demorou 1:47 – 1 minuto e 47 segundos., já o a Compactação SMB desabilitado demorou 2:52 – 2 minutos e 52 segundos.

 

Vídeo

 

 

 

 

No vídeo será demostrado de forma clara e objetiva como configurar o Compactação SMB em um servidor de arquivos com sistema operacional Windows Server 2022 com Windows Admin Center. Será demostrado também comparativos de teste com Compactação SMB habilitado e desabilitado, demostrando na prática que realmente funciona.

 

Inscreva-se no meu canal do YouTube, ative o sininho para receber as notificações!

No responses yet

Deixe uma resposta

Microsoft MVP
Siga e curta!
Categorias
Arquivo
Inteligência artificial em seu servidor.