Olá pessoal, tudo bem?
Só se fala no Windows 11, mas o Windows 10 tem muito a ser explorado ainda, temos mais 5 anos de suporte da Microsoft.
Este artigo foi uma dica do meu amigo Anderson da GT Soluções.
Com a popularização do SSDs (Solid-state drive) Unidade de Estado Sólido, as organizações começaram a substituir os HD convencionais por unidades de Estado Sólido, SSDs, mas esqueceram de um detalhe, o espaço em disco utilizado pelo colaborador, como os HD convencionais de maior capacidade de armazenamento custam mais barato, as organizações optaram por substituir as unidades de armazenamento convencionais, os HD por SSD com menor espaço em disco, por ter um custo mais barato, causando um problema de falta de espaço em disco. Geralmente são comprados SSDs com 120 GB para substituir os HD convencionais, mas só para instalação do Windows 10 Pro, por exemplo, ocupa-se 20 GB de espaço em disco, se a organização utiliza vários aplicativos nas estações de trabalho, como Office 365, OneDrive e outras aplicações este espaço de armazenamento vai diminuindo, o que causa o problema de espaço em disco. O Anderson da GT Soluções estava com este problema em um dos seus clientes, me pergunto se eu teria alguma solução para teste problema. Fiz uma pesquisa rápida na internet e encontrei uma solução que já vem embarcada no Windows 10, a partir da versão 1903, que se chama Storage Sense em português, Sensor de Armazenamento.
Sensor de Armazenamento (Storage Sense)
O Sensor de Armazenamento (Storage Sense) pode liberar espaço automaticamente, livrando-se de arquivos que você não precisa, como arquivos temporários ou conteúdo na lixeira.
OneDrive e o Sensor de Armazenamento
Os arquivos sobre demanda do OneDrive lhe dão fácil acesso aos seus arquivos do OneDrive em assumir espaço de armazenamento em seu computador. Mas, se você visualizar e editar um monte de arquivos no OneDrive, esses arquivos podem ocupar espaço extra. Você pode não precisar mais armazenar arquivos que foram baixados quando você os abriu. O Sensor de Armazenamento também consegue trabalhar com o OneDrive para liberar automaticamente o espaço, disponibilizando arquivos disponíveis localmente que você não está mais usando apenas on-line novamente. Os arquivos somente on-line permanecem seguros no OneDrive e são visíveis em seu dispositivo. Quando conectado à Internet, você pode continuar usando seus arquivos somente on-line, assim como qualquer outro arquivo.
Requisitos
Para configurar a GPO do Sensor de Armazenamento (Storage Sense) se faz necessários os seguintes requisitos:
Primeiro será necessário ter o Active Directory configurado em sua organização.
Segundo será necessário ter as estações de trabalho ingressadas em um domínio. Somente as versões de sistemas operacionais abaixo, permite ingressar em um domínio local.
Windows 10 Pro, Windows Enterprise ou Windows 10 Pro for Workstations – A partir da versão 1903.
Terceiro, será faz necessário um Armazenamento Central para Modelos Administrativos de Política de Grupo no Windows, para agilizar aplicação da GPO em sua organização.
Modelos Administrativos do Windows 10, Versão 1903 ou posterior configurado no seu Armazenamento Central para Modelos Administrativos de Política de Grupo no Windows.
Observações:
Somente a partir da versão 1903 do Windows 10 e possível fazer a configuração do Sensor de Armazenamento (Storage Sense), então se fazer necessário que o Modelos Administrativos do Windows 10, Versão 1903 ou posterior configurado no seu Armazenamento Central para Modelos Administrativos de Política de Grupo no Windows para aplicação da GPO em sua organização.
Para execução da limpeza dos arquivos do OneDrive, a opção Arquivos Sob Demanda deve estar habilitada.
Sensor de Armazenamento está disponível para Windows 10 versão 1809 e posterior. O Sensor de Armazenamento é executado apenas na unidade C, portanto, o local do OneDrive deve residir na partição do sistema (C: \). O Sensor de Armazenamento ignora outros locais, incluindo unidades físicas, como unidades de CD e DVD, e partições lógicas, como unidades D.
Vídeo
No vídeo será demostrado de forma clara e objetiva como configurar a GPO do Sensor de Armazenamento (Storage Sense) do Windows 10, Versão 20H2, e todas as opções desta GPO serão demostradas no vídeo, inclusive a configuração da opção dos arquivos não acessados do OneDrive.
Referências
Inscreva-se no meu canal do YouTube!
Há 10 anos atuo na área de TI focado em suporte e administração de infraestrutura, especializado em plataformas Microsoft. Tenho grande experiência em troubleshooting, implantação, configuração e administração de funções e recursos de tecnologia Microsoft. Formado em Redes de Computadores pela faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte.
Comecei a compartilhar o meu conhecimento no ano de 2012, fazendo artigos e vídeos para o meu Blog. Em 2017 comecei a escrever artigos para o portal Cooperati.
Sou apaixonado em compartilhar o meu conhecimento. Meu lema é: um conhecimento só é válido quando compartilhado.
No responses yet