Olá pessoal, tudo bem?

Resolvi repostar este post, pois o site Dicas de Infra se encontra-se fora do ar e não vi nenhuma previsão de retorno.

 

 

 

 

Privacidade é um dos temas mais comentados nos últimos anos, a Microsoft leva muito a sério a privacidade dos seus usuários.

 

Ataques man-in-the-middle

Consultas DNS podem ser interceptadas. Pesando nisto a Microsoft introduziu no Windows Serve 2022 e Windows 11 o Secure DNS Client over HTTPS (DoH) – Cliente DNS seguro sobre HTTPS (DoH).

DNS-over-HTTPS (DoH), criptografa consultas DNS usando o protocolo HTTPS. Isso ajuda a manter seu tráfego o mais privado possível, evitando que a escuta e seus dados de DNS sejam manipulados evitando assim ataques man-in-the-middle.

 

Diferenças em relação a outros protocolos

Por padrão, as resoluções DNS são transmitidas sem criptografia usando o protocolo UDP.

Existem atualmente três opções que implementam a criptografia sobre as resoluções DNS: DNS sobre HTTPS (DoH), DNS sobre TLS (DoT) e DNSCrypt. O DNS sobre TLS envia solicitações DNS habitual em um túnel TLS, enquanto o DNS sobre HTTPS estabelece uma conexão HTTPS para ele. O DNSCrypt, também fornece criptografia e autenticação para a resolução DNS, mas, é baseada em seu próprio protocolo, que ainda não foi proposto como Request for Comments (RFC) para padronização pela Internet Engineering Task Force (IETF).

Fonte: Wikipedia

 

Requisitos

 

 

 

 

Sistemas operacionais: Windows 10 (a confirmar em futuras atualizações), Windows 11 e Windows Server 2022).

Navegador compatíveis: Microsoft Edge, Google Chrome e Mozilla Firefox.

Observação: Também e possível utilizar o Cliente DNS sobre HTTPS (DoH) no Windows 10 mas somente em navegadores compatíveis, mas somente o tráfego DNS será seguro dentro dos navegadores nas demais aplicações não, bem diferente no Windows Server 2022 e Windows 11 que toda comunicação DNS segura já partir do adaptador de rede.

 

Vídeo

 

 

 

 

No vídeo será demostrado de forma clara e objetiva como habilitar o DNS sobre HTTPS (DoH) no Windows 11 e Windows Server 2022. Também será demostrado como habilitar o DNS sobre HTTPS (DoH) no Microsoft Edge, permitindo assim que versões de sistemas operacionais anteriores ao Windows 11 e Windows Server 2022 possa ter a sua navegação segura. Teste de demonstração de consultas DNS seguras e não seguras também serão demostrados.

Referência

 

 

 

 

https://docs.microsoft.com/en-us/windows-server/networking/dns/doh-client-support?WT.mc_id=WDIT-MVP-5003815

 

Inscreva-se no meu canal do YouTube ative o sininho para receber as notificações!

No responses yet

Deixe uma resposta

Microsoft MVP
Siga e curta!
Categorias
Arquivo
Inteligência artificial em seu servidor.