Olá, pessoal tudo bem?

Hoje o assunto é Hyper-V Réplica. 

Um recurso que eu desconhecia, que está presente a partir do Windows Server 2016.

Sempre em que eu adicionava um VHDX novo em uma máquina virtual que já estava sendo replicada com Hyper-V Réplica, sempre fazia o mesmo procedimento, remover a réplica e configurar novamente, enviando a replicação toda novamente. Isto me tomava muito tempo, pois tinha que aguardar toda a replicação da máquina virtual novamente, até a sua finalização. E quando a máquina virtual replicada tinha 1TB de armazenamento no VHDX, demorava horas, tinham que aguardar a finalização.

Quando o Windows Server 2008 R2 foi lançado, o recurso de adicionar discos virtuais, a quente (hot add) foi adicionado. Com o passar do tempo este recurso foi aprimorado. No Windows Server 2012 e 2012 R2, se uma máquina virtual tem o Hyper-V Réplica configurado, acontece a seguinte situação, ao adicionarmos um disco rígido virtual a replicação falhava e entrava para status crítico, era necessário remover a replicação e configurar novamente.,

A partir do Windows Server 2016 isto não acontece mais, quando adicionamos um disco rígido virtual a uma máquina virtual com o Hyper-V Réplica configurado, ele não será adicionado ao conjunto de replicações, mas a replicação continuará funcionando sem nenhum problema, enquanto a máquina virtual continua em execução tranquilamente.

Apenas um comando em Powershell é necessário para adicionar o novo VHDX ao Hyper-V Réplica, sem comprometer a replicação da máquina virtual. Fantástico! Isto que será demostrado no vídeo.

 

Se quiser aprender mais sobre o Hyper-V e Hyper-V Réplica, consulte os meus artigos publicados no Cooperati.

Hyper-V Réplica na “unha” – Windows Server 2019

Hyper-V Réplica em Domínio com certificado SSL – Windows Server 2019

Hyper-V Réplica em Workgroup – Windows Server 2019

Instalação do Hyper-V Server 2016

Descubra o Hyper-V Server 2016

 

GitHub

Baixe aqui os comandos de Powershell utilizados no vídeo.

 

Vídeo

 

 

 

 

No vídeo será demostrado de forma clara e objetiva como adicionar um VHDX “a quente” (discos rígidos virtuais) em máquinas virtuais replicadas com Hyper-V Réplica.

 

Referências

 

 

 

 

https://docs.microsoft.com/en-us/powershell/module/hyper-v/set-vmreplication?view=windowsserver2022-ps&WT.mc_id=WDIT-MVP-5003815

https://charbelnemnom.com/hyperv-vnext-demo02-hyper-v-replica-support-for-hot-addremove-of-vhdx/

 

Inscreva-se no meu canal do YouTube!

No responses yet

Deixe uma resposta

Microsoft MVP
Siga e curta!
Categorias
Arquivo
Inteligência artificial em seu servidor.