Olá pessoal, tudo bem?

Passando aqui rapidinho para falar de uma novidade!

 

Produtos em desenvolvimento

 

 

 

 

 

Não é muito comum eu escrever artigos relacionados a produtos Microsoft que ainda estão em desenvolvimento, como a próxima geração do Windows Server, geralmente aguardo o produto chegar ao estágio de preview, mas essa novidade acho muito bacana e não poderia deixar de compartilhar.

 

Azure ARC integrado ao Windows Server

 

 

 

O mundo da tecnologia está em constante evolução, e a Microsoft mais uma vez está na vanguarda das inovações. Com o lançamento do Windows Server Insider Preview Build 25967, a gigante da tecnologia está introduzindo uma emocionante funcionalidade: a integração do Azure Arc diretamente na Barra de Tarefas do Windows Server. Esta novidade não apenas simplifica a experiência do usuário, mas também abre novas possibilidades para a administração eficiente de recursos em nuvem e locais.

 

Azure Arc: Uma breve visão geral

 

 

 

Para contextualizar, o Azure Arc é uma solução da Microsoft que estende os serviços e as ferramentas do Azure para qualquer infraestrutura, permitindo uma gestão centralizada e simplificada de recursos distribuídos em diferentes ambientes. Com o Azure Arc, as organizações podem gerenciar servidores, Kubernetes clusters e até mesmo máquinas virtuais fora do ambiente Azure, proporcionando uma flexibilidade inigualável.

Recomendo que você acesse o blog do meu amigo Elton Bordim para conhecer mais sobre o Azure Arc e Azure Hybrid.

 

Integração com a Barra de Tarefas: Uma revolução na administração de servidores

 

A inclusão do Azure Arc diretamente na Barra de Tarefas do Windows Server Insider Preview Build 25967 representa um salto significativo na usabilidade e na eficiência operacional. Agora, os administradores de TI podem acessar facilmente os recursos do Azure Arc com apenas alguns cliques, sem a necessidade de abrir várias janelas ou aplicativos.

Com essa integração, é possível monitorar o estado dos servidores, realizar atualizações, gerenciar políticas de segurança e até mesmo escalar recursos com rapidez e precisão, tudo a partir da Barra de Tarefas familiar do Windows Server. Essa abordagem simplificada não apenas economiza tempo, mas também reduz a probabilidade de erros humanos, melhorando assim a confiabilidade dos sistemas.

O processo de instalação e simples, rápido e seguro conforme demostrado no vídeo abaixo.

 

Benefícios significativos para os profissionais de TI

 

Para os profissionais de TI, essa novidade representa uma mudança paradigmática na forma como os recursos são administrados. A capacidade de acessar o Azure Arc diretamente da Barra de Tarefas permite uma maior concentração em tarefas estratégicas, pois reduz a necessidade de lidar com complexidades operacionais. Além disso, facilita a colaboração entre equipes, pois as informações essenciais estão agora ao alcance comum.

Acesso ao Gerenciamento de Arc do Azure no Gerenciador do Servidor

 

Simplificando a complexidade com inovação

 

O Windows Server Insider Preview Build 25967 com a integração do Azure Arc na Barra de Tarefas é mais do que uma simples atualização é uma revolução na maneira como os profissionais de TI gerenciam seus recursos. Ao simplificar tarefas complexas, a Microsoft está capacitando as organizações a se concentrarem no que realmente importa; inovação, segurança e crescimento. À medida que o mundo da tecnologia continua a avançar, podemos esperar mais inovações como essa, moldando o futuro da administração de servidores e recursos em nuvem. Com o Windows Server Insider Preview Build 25967, a Microsoft mais uma vez demonstra seu compromisso em tornar a tecnologia mais acessível, eficiente e poderosa para todos.

Acesso ao Windows Admin Center por meio do servidor habilitado para Azure Arc

 

Outras novidades desta versão

 

Inclui o Windows Terminal integrado, mas hoje em dia ele pode ser instalado no Windows Server 2022, usando uma “mágica”, você pode conferir neste artigo aqui.

Windows Terminal integrado ao Windows Server

 

Outra novidade e o melhoramento do Log Avançado de Réplica de Armazenamento (Storage Replica) agora está disponível na versão mais recente do Windows Server Insider. 

O Log Avançado evita abstrações do sistema de arquivos e seus custos de desempenho, aproveitando um formato bruto para registrar E/S que precisa ser replicado. O Log Avançado apresenta uma arquitetura que permite que vários registros de dados de E/S sejam gravados simultaneamente no volume secundário em um grupo de replicação, melhorando consideravelmente o desempenho geral da carga de trabalho. Mais informações e instruções de implantação estão disponíveis neste link aqui. Você também pode conferir neste link aqui como configurar o Réplica de Armazenamento (Storage Replica) – Servidor para Servidor.

 

Download

 

 

 

 

A próxima geração do Windows Server ainda estar em desenvolvimento, mas você já pode testar hoje o Azure Arc diretamente da Barra de Tarefas no Windows Server.

Insiders registrados podem navegar diretamente para o Windows Server Insider Preview

Se você ainda não se registrou como Insider, consulte INTRODUÇÃO AO SERVIDOR no portal Windows Insiders for Business.

 

Informação

 

 

 

 

Este recurso se aplica também ao Windows Server 2022 e posterior. Foi lançado na Atualização Cumulativa de 10/10/2023.

Azure Arc diretamente da Barra de Tarefas no Windows Server 2022 após a instalação do KB5031364

 

Referências

 

 

 

 

https://techcommunity.microsoft.com/t5/windows-server-insiders/announcing-windows-server-preview-build-25967/m-p/3947651

https://learn.microsoft.com/en-us/azure/azure-arc/servers/onboard-windows-server?WT.mc_id=5003815

 

Não perca as novidades!

Inscreva-se no meu canal do YouTube e ative o sino de notificações para ficar por dentro de tudo!

No responses yet

Deixe uma resposta

Microsoft MVP
Siga e curta!
Categorias
Arquivo
Inteligência artificial em seu servidor.