Olá, pessoal, tudo bem?

Falei no meu artigo postado aqui sobre o System Insights (Informações do Sistema) que poucos profissionais se atinaram para o poder deste recurso, tanto é que o vídeo foi lançado em Outubro de 2019, até o momento com apenas 90 visualizações.

Mas agora vou tentar mudar um pouco este paradigma, mostrando na prática como o System Insights (Informações do Sistema) pode lhe ajudar no dia a dia no gerenciamento de servidores Windows Server 2019.

Imagine a seguinte situação; um volume do servidor fica cheio, este volume faz parte de um servidor de arquivos. Servidor de arquivos, geralmente possui muitos arquivos duplicados, o que gera um grande uso do espaço em disco desnecessário. Mas para solucionar esse problema a Microsoft lançou a Deduplicação de dados no Windows Server 2012. Ainda não escrevi um artigo sobre a Deduplicação de dados, o que devo fazer em breve, mas todas as informações sobre Deduplicação de dados, podem ser acessadas aqui.

 

Agora vamos ao passo a passo para automatizar a seguinte tarefa:

Quando o System Insights detectar que o uso do volume estiver com aviso crítico, automaticamente o System Insights, vai enviar um e-mail informando que o servidor está com um volume quase cheio, devido a vários arquivos duplicados e automaticamente vai instalar a Deduplicação de dados, caso não tiver instalado, habilitar a Deduplicação de dados, executar a eliminação de Deduplicação de dados. Outra tarefa que será executada será informar que o espaço em disco no volume foi normalizado e que a Deduplicação de dados será desabilitada.

 

Olha esta imagem logo abaixo, ela informa que o volume está cheio.

 

A primeira tarefa que você fazer a instalar o System Insights (Informações do Sistema) no servidor que será analisado. Todos os passos de como executar essa tarefa foi postado neste artigo aqui – Visão geral do System Insights (Informações do Sistema) – Windows Server 2019.

 

Feito isso, agora vamos começar a executar a automatização.

 

Todo o gerenciamento do System Insights (Informações do Sistema) pode ser feito tanto pelo Windows Admin Center ou utilizando o Powershell.

Se você é novo por aqui, não sabe o que é o Windows Admin Center, não sabe como instalar, acesse aqui o artigo no qual ensino como instalar o mesmo no modo Gateway.

 

Primeiro acesse o Windows Admin Center, adicione o servidor que será analisado pelo System Insights (Informações do Sistema).

Feito isso acesse o servidor clique em Insights do Sistema. Se esta mensagem aparecer, significa que o System Insights (Informações do Sistema) não está instalado no servidor no qual você deseja analisar. A instalação do System Insights (Informações do Sistema) pode ser feito tanto pelo Windows Admin Center ou utilizando o Powershell. Todos esses passos foram demostrados neste artigo aqui, conforme informado anteriormente, mas vamos demostrar aqui, como fazer a instalação do System Insights (Informações do Sistema) pelo Windows Admin Center.

 

Instalação do System Insights (Informações do Sistema) pelo Windows Admin Center.

 

Script

 

 

 

 

 

Agora baixe aqui o script do GitHub para instalação e habilitação da Deduplicação de dados e o script para desabilitar a Deduplicação de dados no servidor que o script será executado.

Os dois scripts envia um alerta por e-mail informando o status da Deduplicação de dados.

Para facilitar, criei uma pasta chamada Scripts, armazenei os dentro desta pasta.

 

Agora vamos aprender a como “amarrar” o script ao alerta de status do System Insights (Informações do Sistema), seja ele Critico ou OK. Este passo também pode ser feito utilizando o Powershell, mas vamos demostrar utilizando o Windows Admin Center.

Alerta e Ações do System Insights (Informações do Sistema)

 

Primeiro vamos “amarrar” o script com alerta de status OK.

Este é o caminho dele:

C:\Scripts\ScriptSystemInsightsDesabilitandoaDeduplicaçãodedadosemumvolume.ps1

 

Agora vamos aprender a “amarrar” o script com alerta de status Crítico.

Este é o caminho dele:

C:\Scripts\ScriptSystemInsightsInstalandoehabilitandoaDeduplicaçãodedadosemumvolume.ps1

 

Agora é definir agendar a hora da verificação do System Insights (Informações do Sistema). Recomendo fazer essa verificação de madrugada, já que a Deduplicação de dados consome muita memória e processador do servidor. Todos esses procedimentos de agendamento e de configurar Ações também foram demostrados no meu artigo postado aqui.

 

Neste exemplo vou diminuir o tempo de verificação do System Insights (Informações do Sistema) para demostrar a execução do script da Deduplicação de dados. Sendo assim o System Insights (Informações do Sistema) vai verificar a cada 5 minutos. Esse procedimento aumenta e muito o consumo de memória e processador. Você vai ver todo o processo acontecer.

 

Olha o resultado. Disco praticamente vazio. Claro que para esse teste coloquei vários arquivos duplicados, justamente para ver como a Deduplicação de dados trabalha de forma eficiente. Tinha aproximadamente 124 GB de arquivos duplicados que foram eliminados.

 

Também recebemos os aletas via e-mails informando que a Deduplicação de dados foi instalada e habilitada.

 

Depois de alguns dias de análise do comportamento do volume por parte do System Insights (Informações do Sistema) dependendo o uso, o System Insights (Informações do Sistema) deve ou não desabilitar a Deduplicação de dados. O System Insights (Informações do Sistema) requer alguns dias de análise para ter uma previsão mais assertiva. Como demostrado na imagem logo abaixo.

 

Fiz uma “gambiara” para apresar esse processo de verificação do System Insights (Informações do Sistema) aumentando a capacidade do disco, tudo para que o System Insights (Informações do Sistema) emite-se o alerta de OK.

Este é o resultado final.

O volume com a letra D: ficou com alerta OK e a Deduplicação de dados foi desabilitada, com status false. O que pode ser comprovado executando o seguinte comando no Powershell:

 

O alerta de e-mail também foi emitido informando que a Deduplicação de dados foi desabilitada.

 

Referências

 

 

 

 

https://docs.microsoft.com/pt-br/windows-server/storage/data-deduplication/overview

https://docs.microsoft.com/pt-br/windows-server/manage/system-insights/overview

https://cooperati.com.br/2017/11/como-receber-notificacoes-do-windows-server-backup/

https://gabrielluiz.com/2019/10/system-insights

 

Inscreva-se no meu canal do YouTube!

No responses yet

Deixe uma resposta

Microsoft MVP
Siga e curta!
Categorias
Arquivo
Inteligência artificial em seu servidor.