Olá pessoal, tudo bem?

Recentemente tive mais uma nova tarefa, descobrir quais os servidores estavam desligados e ligados.

Então fui atrás de um script na internet, pesquisei e encontrei este aqui. Resolvi dá uma “abrasileirada” nele e dá uma incrementada, acrescentado novos comandos Get-Date e New-Item para criação de uma pasta com a data e hora. Coloquei também outros parâmetros para o script trazer o resultado com as informações de forma mais clara para o usuário. Ficou show!

Resultado

 

 

 

 

 

Script bem útil para saber quais os computadores estão ligados ou desligados na sua rede.

Observação: Será necessário que as configurações de firewall do Windows para o ping solicitação de eco para IPV4 ou IPV6 esteja habilitado, pois só assim o computador via responder a solicitação do script.

Compartilhamento de Arquivo e Impressora (Solicitação de Eco – ICMPv4-In)

Compartilhamento de Arquivo e Impressora (Solicitação de Eco – ICMPv6-In)

Se tiver alguma dúvida como fazer a liberação no Windows Defender Firewall do Windows, recomendo que leia este artigo, no qual demostrei como definir por GPO o Windows Defender Firewall, link do artigo está aqui.

 

Script

 

 

 

 

Abaixe aqui no meu GitHub o script altera por mim do Test-Connection. Esteja à vontade para mudar o script ao seu gosto.

 

Atenção

 

 

 

 

Temos três pontos de atenção neste script.

 

O primeiro ponto de atenção.

Crie uma pasta, neste exemplo criei uma pasta com o nome Scripts no caminho C:\.

 

 

 

 

 

 

 

 

O segundo ponto de atenção.

$servers = Get-Content C:\Scripts\ESTACOES.txt

Crie um arquivo de texto com os hostnames dos computadores que deseja verificar com o script, informe um hostname em cada linha do arquivo .txt, não é necessário colocar o FQDN (em inglês, Fully Qualified Domain Name, ou em Português, Nome de Domínio Completamente Qualificado).

Não se esqueça de informar o caminho para o arquivo .txt.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O terceiro ponto de atenção.

$collection | Export-Csv -Path “C:\Scripts\$data\test-conncection-status.csv” -NoTypeInformation

Informe o caminho no qual será gerado arquivo .csv com as informações, deixe o parâmetro $data pois ele, será necessário, caso queira gerar vários arquivos .csv utilizando o Agendamento de Tarefas do Windows para executar o script diariamente.

 

 

 

 

 

 

 

 

Referências

 

 

 

 

https://docs.microsoft.com/en-us/powershell/module/microsoft.powershell.management/test-connection?view=powershell-7.1&WT.mc_id=WDIT-MVP-5003815

https://docs.microsoft.com/en-us/powershell/module/microsoft.powershell.utility/get-date?view=powershell-7.1&WT.mc_id=WDIT-MVP-5003815

https://docs.microsoft.com/en-us/powershell/module/microsoft.powershell.utility/export-csv?view=powershell-7.1&WT.mc_id=WDIT-MVP-5003815

https://docs.microsoft.com/en-us/powershell/module/microsoft.powershell.management/new-item?view=powershell-7.1&WT.mc_id=WDIT-MVP-5003815

https://gallery.technet.microsoft.com/scriptcenter/Ping-servers-in-TXT-file-26d12fa4

 

Inscreva-se no meu canal do YouTube!

No responses yet

Deixe uma resposta

Microsoft MVP
Siga e curta!
Categorias
Arquivo
Inteligência artificial em seu servidor.