Olá, pessoal, tudo bem?

Em 24 de março de 2021 fiz uma apresentação junto com Rafael Bernardes sobre o Azure Stack HCI, Modernize o seu datacenter com Azure Stack HCI. Você pode conferir aqui este artigo. Neste mesmo ano os benefícios do Azure no Azure não estavam disponíveis, agora estão.

O Azure Stack HCI e uma solução para modernização do seu datacenter, principalmente quando você ainda possui versões do Windows Server antigas com cargas de trabalho importantes em execução, mas deseja mantê-las por mais algum período em execução enquanto planeja a sua migração para sistemas operacionais Windows Server mais atualizado.

Outros artigos meus publicados sobre Azure Stack HCI:

Ativação de VMs Windows Server no Azure Stack HCI – AVMA

Ativação de VMs Windows Server no Azure Stack HCI – Assinatura do Windows Server

Implemente um cluster de nó único no Azure Stack HCI

 

 

 

 

 

Benefícios do Azure no Azure Stack HCI

 

Quando assinamos um clube de benefícios queremos algumas vantagens, o mesmo acontece quando assinamos o Azure Stack HCI.

Todo mundo saber que o Azure oferece uma variedade de cargas de trabalho diferenciadas e funcionalidades projetadas para serem executadas somente no Azure. O Azure Stack HCI estende muitos dos mesmos benefícios que você obtém do Azure, enquanto executa nos mesmos ambientes locais.

Os Benefícios do Azure são:

Carga de trabalho Versões com suporte O que é
Windows Server Datacenter: Azure Edition Edição 2022 ou posterior Um sistema operacional convidado somente do Azure que inclui todas as inovações mais recentes do servidor Windows e outros recursos exclusivos.
Saiba mais: Gerenciamento automatizado para servidor Windows
ESUs (Atualização de Segurança Estendida) Atualizações de segurança de 12 de outubro de 2021 ou posteriores Um programa que permite que os clientes continuem a obter atualizações de segurança para SQL Server de Fim de Suporte e VMs do servidor Windows, agora gratuito ao executar no Azure Stack HCI.
Para obter mais informações, consulte ESU (Atualizações de segurança estendidas) no Azure Stack HCI.
Configuração de convidado do Azure Policy Arc agente versão 1.13 ou posterior Um recurso que pode auditar ou definir as configurações do sistema operacional como código para computadores host e convidado.
Saiba mais: Entender o recurso de configuração de convidado do Azure Policy
Área de Trabalho Virtual do Azure (Azure Virtual Desktop) Somente para edições de várias sessões. Windows 10 Enterprise várias sessões ou posteriores. Um serviço que permite implantar hosts de sessão da Área de Trabalho Virtual do Azure em sua infraestrutura do Azure Stack HCI.
Para obter mais informações, consulte a Visão geral da Área de Trabalho Virtual do Azure para Azure Stack HCI.

* Benefícios do Azure podem ter alterações, os Benefícios do Azure disponíveis até a data 08/06/2023 no site https://learn.microsoft.com/pt-br/azure-stack/hci/manage/azure-benefits são esses informando na planilha acima.

 

Como ele funciona

 

 

 

 

Essa seção oferece uma explicação adicional sobre o funcionamento dos Benefícios do Azure no HCI “por trás dos panos”.

Os Benefícios do Azure contam com um serviço de Atestado do IMDS executado no Azure, que assegura que as máquinas virtuais (VMs) estejam realmente sendo executadas em ambientes do Azure.

Esse serviço foi modelado com base no serviço de Atestado do IMDS, utilizado no Azure, para possibilitar a utilização de algumas das mesmas cargas de trabalho e vantagens disponíveis aos clientes no Azure. Os Benefícios do Azure fornecem uma carga de trabalho quase idêntica. A principal diferença é que ele é executado localmente, garantindo assim que as VMs estejam em execução no Azure Stack HCI, em vez de no Azure.

Ativar os Benefícios do Azure inicia o serviço em execução no cluster do Azure Stack HCI:

1. Em cada servidor, o HciSvc obtém um certificado do Azure e o armazena com segurança em um enclave no servidor.

Observação: Os certificados são renovados sempre que o cluster do Azure Stack HCI é sincronizado com o Azure e cada renovação é válida por 30 dias. Desde que você mantenha os requisitos habituais de conectividade de 30 dias para o Azure Stack HCI, nenhuma ação do usuário é necessária.

2. O HciSvc expõe um ponto de extremidade REST privado e não roteável, acessível apenas para VMs no mesmo servidor. Para habilitar esse ponto de extremidade, um vSwitch interno é configurado no host Azure Stack HCI (chamado AZSHCI_HOST-IMDS_DO_NOT_MODIFY). Em seguida, as VMs devem ter uma NIC configurada e anexada ao mesmo vSwitch (AZSHCI_GUEST-IMDS_DO_NOT_MODIFY).

Observação: Modificar ou excluir essa opção e a NIC impede que os Benefícios do Azure funcionem corretamente. Se ocorrerem erros, desabilite os Benefícios do Azure usando Windows Admin Center ou as instruções do PowerShell a seguir e tente novamente. 

3. As cargas de trabalho do consumidor (por exemplo, convidados do Windows Server Azure Edition) solicitam atestado. Em seguida, o HciSvc assina a resposta com um certificado do Azure.

Observação: Você deve habilitar manualmente o acesso para cada VM que precisa de Benefícios do Azure.

 

Requisitos

 

 

 

 

Um cluster do Azure Stack HCI:

  • Instalar atualizações: versão 21H2, com pelo menos a atualização de segurança KB5008223 ou posterior de 14 de dezembro de 2021.

Se você estiver usando Windows Admin Center:

  • Windows Admin Center (versão 2103 ou posterior) com a extensão do Gerenciador de Cluster (versão 2.41.0 ou posterior).

 

Vídeo

 

 

 

 

No vídeo será demostrado de forma clara e objetiva como ativar o Benefícios do Azure no Azure Stack HCI pelo Windows Admin Center e Powershell, vou demostrar também um dos Benefícios do Azure no Azure Stack HCI que é o Windows Server 2022 Azure Edition.

Observação: Os comandos apresentados no vídeo podem ser acessados aqui e aqui.

 

Referência

 

 

 

 

https://docs.microsoft.com/pt-br/azure-stack/hci/manage/azure-benefits?WT.mc_id=WDIT-MVP-5003815

https://learn.microsoft.com/pt-br/windows-server/get-started/whats-new-in-windows-server-2022?WT.mc_id=5003815

 

Inscreva-se no meu canal do YouTube ative o sininho para receber as notificações!

No responses yet

Deixe uma resposta

Microsoft MVP
Siga e curta!
Categorias
Arquivo
Inteligência artificial em seu servidor.