Olá pessoal, tudo bem?

Todas as máquinas virtuais em execução no Windows Server devem ser licenciadas e ativas, o mesmo processo também vale para o Azure Stack HCI. Você pode usar quaisquer licenças e métodos de ativação existentes do Windows Server que você já tenha. Opcionalmente, o Azure Stack HCI oferece novos modelos de licenciamento e ferramentas para ajudar a simplificar esse processo.

A figura a seguir mostra as diferentes opções de licenciamento VM do Windows Server:

Primeiro, escolha uma das duas opções de licenciamento:

  • Assinatura do Windows Server: Inscreva-se nas licenças de hóspedes do Windows Server através do Azure. Disponível apenas para Azure Stack HCI.
  • Traga sua própria licença (BYOL): Aplique suas licenças existentes do Windows Server.

 

Em seguida, ative as suas VMs do Windows Server. Se você estiver usando a assinatura do Windows Server, a ativação será tratada automaticamente para você. Se você estiver usando BYOL, você deve usar as chaves correspondentes associadas à sua licença para ativar. A maneira mais conveniente de ativar VMs no Azure Stack HCI é usar a Ativação Automática vm (AVMA), disponível para VMs apenas no Azure Stack HCI.

Para usar outros métodos para ativar VMs, consulte o planejamento de ativação de Serviços de Gerenciamento de Chaves (KMS).

 

Obter licenças

 

Compare as opções de licenciamento

Escolha a opção de licenciamento que melhor se adapta às suas necessidades:

Pergunta Assinatura do Windows Server Traga sua própria licença (BYOL)
Onde quero implantar minhas VMs do Windows Server (WS)? Apenas no Azure Stack HCI Pode ser aplicado em qualquer lugar.
Quais versões de VMs do WS você deseja usar? Evergreen – todas as versões até a versão mais recente. Versão específica.
Essa opção também me permite usar o Windows Server: Azure edition? Sim. Precisa ter chaves de licença de volume de Software Assurance (SA) e WS.
Como ativar meus WS VMs? Nenhuma chave será necessária no host – a AVMA é habilitada automaticamente. Depois de habilitado, você deve aplicar as chaves AVMA genéricas nas VMs. Baseado em chaves – por exemplo, kms/AVMA/digitar as chaves nas VMs.
Quais são os requisitos cal? Não é necessário CAL – incluído na assinatura WS. Windows Server CAL.
Qual é o modelo de preços? Por núcleo físico/preços por mês, comprado e faturado através do Azure (teste gratuito nos primeiros 60 dias após o registro do seu Azure Stack HCI). Para obter detalhes, consulte Preços para assinatura do Windows Server. Licenças principais. Para obter detalhes, consulte licenciamento do Windows Server e preços para licenças do Windows Server.

Versões de convidados

A tabela a seguir mostra os sistemas operacionais convidados e os diferentes métodos de licenciamento que é possível ativar:

Versão Licença BYO Windows Server 2019 Licença BYO Windows Server 2022 Assinatura do Windows Server
Windows Server 2012/R2 X X X
Windows Server 2016 X X X
Windows Server 2019 X X X
Windows Server 2022 X X
Windows Server 2022: Edição Azure Requer Software Assurance Requer Software Assurance X
Edições futuras (Evergreen) X

 

Como funciona a assinatura do Windows Server?

Quando a assinatura do Windows Server é comprada, os servidores do Azure Stack HCI recuperam licenças da nuvem e configuram automaticamente a Ativação Automática de VM (AVMA) no cluster. Em outras palavras, basta se inscrever na assinatura; não há outras etapas necessárias para a ativação.

Requisitos

 

 

 

 

  • Um cluster do Azure Stack HCI: Instale atualizações: Versão 21H2, com pelo menos a atualização de segurança KB5008210 ou posterior de 2021.
  • Se estiver usando o Windows Admin Center: Windows Admin Center (versão 2103 ou posterior) com a extensão Cluster Manager (versão 2.41.0 ou posterior).

Observação: O serviço de integração de troca de dados (também conhecido como troca de par de chave-valor) deve estar habilitado nas configurações da VM para que a AVMA funcione. Ele é habilitado por padrão para as novas VMs.

 

Vídeo

 

 

 

 

No vídeo será demostrado de formar clara e objetiva, como habilitar a assinatura do Windows Server pelo Portal do Azure, Windows Admin Center e Powershell.

Referências

 

 

 

 

https://docs.microsoft.com/en-us/azure-stack/hci/manage/vm-activate?WT.mc_id=WDIT-MVP-5003815

https://docs.microsoft.com/pt-br/windows-server/get-started/automatic-vm-activation?WT.mc_id=WDIT-MVP-5003815

 

Inscreva-se no meu canal do YouTube ative o sininho para receber as notificações!

No responses yet

Deixe uma resposta

Microsoft MVP
Siga e curta!
Categorias
Arquivo
Inteligência artificial em seu servidor.