Olá pessoal, tudo bem?

Vimos no artigo anterior os benefícios de utilizar a assinatura do Windows Server no Azure Stack HCI e todas as suas facilidades na ativação de uma máquina virtual (VM). Você pode conferir neste artigo aqui.

 

Hoje vamos aprender como utilizar o AVMA no Azure Stack HCI.

Você pode usar qualquer método existente para ativar VMs no Azure Stack HCI. Opcionalmente, você pode usar o AVMA, que permite que servidores host ativados ativem automaticamente VMs em execução neles.

Para obter mais informações, consulte AVMA no Windows Server. Já demostrei neste artigo aqui a utilização do AVMA no Windows Server 2019.

 

 

Benefícios da AVMA (Automatic Virtual Machine Activation)

 A ativação de VM através de servidores host apresenta vários benefícios:

  • VMs individuais não têm que estar conectados à internet. Apenas servidores host licenciados com conectividade à internet são necessários.
  • A gestão de licenças é simplificada. Em vez de ter que realizar contagens de uso de chaves para VMs individuais, você pode ativar qualquer número de VMs com apenas um servidor devidamente licenciado.
  • A AVMA atua como um mecanismo de prova de compra. Esse recurso ajuda a garantir que os produtos Windows sejam usados de acordo com os direitos de uso do produto e os termos de licença de software da Microsoft.

 

Processo de ativação das VMs usando o AVMA no Azure Stack HCI

1. Configure o AVMA no Azure Stack HCI utilizando um dos métodos disponíveis, Powershell ou Windows Admin Center.

2. Ative as VMs utilizando a chave AVMA correspondente ao seu sistema operacional convidado.

 

Observação: O serviço de integração de troca de dados (também conhecido como troca de par de chave-valor) deve estar habilitado nas configurações da VM para que a AVMA funcione. Ele é habilitado por padrão para as novas VMs.

 

Requisitos

 

 

 

 

  • Obtenha a chave necessária do Windows Server Datacenter.

Principais edições: Windows Server 2019 Datacenter ou posterior. Para obter informações sobre quais versões de hóspedes sua chave ativa, consulte as versões de convidado.

Número de chaves: Uma chave única para cada servidor host que você está ativando, a menos que você tenha uma chave de licença de volume válida.

Consistência entre cluster: Todos os servidores em um cluster precisam usar a mesma edição de chaves, para que os VMs permaneçam ativados independentemente de qual servidor eles executam.

  • Um cluster do Azure Stack HCI (versão 20H2 com a atualização cumulativa de 8 de junho de 2021 ou posterior).
  • Windows Admin Center (versão 2103 ou posterior).
  • A extensão Cluster Manager para Windows Admin Center (versão 1.523.0 ou posterior).

 

Vídeo

 

 

 

 

No vídeo será demostrado de formar clara o objetiva como configurar o AVMA no Windows Admin Center e Powershell para ativar VMs no Azure Stack HCI. Traga sua própria licença (BYOL).

 

Referência

 

 

 

 

 

https://docs.microsoft.com/pt-br/azure-stack/hci/manage/vm-activate?WT.mc_id=WDIT-MVP-5003815

https://docs.microsoft.com/pt-br/windows-server/virtualization/hyper-v/manage/manage-hyper-v-integration-services?WT.mc_id=WDIT-MVP-5003815

 

Inscreva-se no meu canal do YouTube ative o sininho para receber as notificações!

No responses yet

Deixe uma resposta

Microsoft MVP
Siga e curta!
Categorias
Arquivo
Inteligência artificial em seu servidor.